Rio, 22/05/2022.
Escrito pelo colunista: Antonio Chaves.
O MEIO AMBIENTE PEDE SOCORRO!
Diante das calamidades que ocorrem no início do ano envolvendo deslizamentos de terra e alagamentos de proporções catastróficas, não nos resta alternativa a não ser repensar a forma como estamos conduzindo o nosso futuro. O ser humano depende diretamente do meio onde vive e quando este é aniquilado, o homem sofre também, isso vem sendo comprovado a cada década, por isso é importante a implementação de políticas públicas que visem à conservação do meio ambiente, essa deve ser uma das primeiras metas a ser alcançada por qualquer governante. Mas só isso não basta, é uma questão de educação ambiental e de conscientização do ser humano de que a preservação do planeta depende de todos nós.
A modificação do meio ambiente é inevitável, mas é necessário que seja feita de forma positiva, pois é uma realidade à medida que o homem se organiza e produz bens e serviços para suprir as demandas de tal sociedade. O que podemos fazer para construir um futuro melhor de sustentabilidade ambiental que tanto almejamos?
A primeira coisa que devemos fazer é, avaliar as consequências reais do nosso comportamento como consumidores insatisfeito com o que temos, sempre buscando o novo e sempre querendo mais e mais sem medir as consequências de nossos atos, a mudança deve começar por mim e por vocês, devemos parar para pensar no futuro que queremos e devemos repensar que certas atitudes que tomamos contribuem para o desequilíbrio ambiental.
A democracia é a única certeza que temos para combater a miséria e as desigualdades do nosso Brasil. Esse é o segredo, as árvores fornecem de graça o oxigênio necessário para a vida, capturam o gás carbônico da poluição e devolvem o oxigênio, porque precisamos de água doce limpa para beber, tomar banho e cozinhar. Precisamos entender que somos os únicos interessados em viver bem e não há como isso acontecer se não preservarmos o meio onde vivemos. O Brasil como referência mundial em biodiversidade, tem um papel importante nesse cenário caótico, atitudes simples e rotineiras podem fazer a diferença não só para preservar o planeta, mas recuperá-lo, economizando água com certeza, uma das primeiras atitudes a serem reforçadas quando se fala em proteger o meio ambiente.
A água, como sabemos é vital para a vida de praticamente todo ser vivo, porém ela é finita, um dia a água do planeta pode acabar se não forem tomadas medidas necessárias para preservá-la seja em casa ou no trabalho.
Digas importantes:
– A mangueira desperdiça muita água então evite usar para lavar o carro, o quintal ou a calçada.
– Regue as plantas à noite ou de manhã bem cedo, além de evitar choques térmicos para as plantas, isso também ajuda a aproveitar melhor a água já que a evaporação é menor.
– Tome banhos curtos e aproveite quando está se enxaguando para escovar os dentes.
– Na hora de lavar louça não deixe a torneira aberta, só ligue na hora de enxaguar.
É através do meio ambiente que temos todos os recursos naturais necessários para a vida, tanto dos seres humanos quanto de outros animais. (Namastê).