O MEDO DE PERDER NÃO PODE BLOQUEAR SUA VONTADE DE GANHAR

Muitas pessoas perdem oportunidades ou deixam de criá-las simplesmente porque tem mais medo de perder o que já tem do que vontade de ganhar muito mais, esse é o fruto de uma educação ultrapassada que ainda temos no Brasil.

As pessoas são educadas aqui, desde sempre, para a seguinte condição de vida: arrumar um emprego, comprar uma casa e se aposentar para aí sim curtir com a família, mas essa condição podia ser boa lá no início do Século XX, quando o mundo ainda andava lentamente e o Brasil ainda era um jovem adulto pouco maduro. Hoje o mundo é mais dinâmico, profissões tradicionais estão sendo extintas e novas profissões surgem a todo momento, em um movimento frenético. Não dá mais para educar as crianças e os jovens de forma que a pessoa tenha como o único objetivo a “segurança” de um emprego de carteira assinada, se conseguir passar em um concurso então, é o supra sumo dessa “segurança”, que o possibilitará ter sua casa própria e um carro na garagem, tudo financiado a perder de vista. É urgente e necessário que as escolas ensinem empreendedorismo e educação financeira para seus alunos. Algumas escolas particulares já incluem essas matérias em seus currículos, mas são poucas e para poucos privilegiados que podem pagar, a grande maioria aprende isso na marra ou morre de fome. Há uma necessidade de criarmos uma geração mais empreendedora e independente da CLT, que esteja mais antenada e conectada com o mundo atual.

Passar a vida aturando um emprego chato, que não faz o menor sentido para a vida que sonha, mas que faz sentido para seus pais, não te torna melhor do que ninguém, te põe na média, você se torna medíocre e perde o que tem de melhor em você porque resolveu aceitar e ser o que todos, não por mal mas por uma forma de proteção, esperavam que fosse, um contribuinte da Previdência Social, que depois de anos de contribuição vai receber uma mixaria na forma de uma aposentadoria, como se fosse uma recompensa dada pelo Governo. E mesmo que tenha feito contribuições sobre o valor total, vai receber muito menos. Isso é justo? É o que se espera depois de anos de dedicação, sacrifícios e estudo para conseguir um diploma?

Conheço gente que não estudou mais do que o ensino fundamental e que foi muito bem sucedido na vida empresarial, construiu verdadeiros impérios. Não é porque não frequentaram uma universidade que não tiveram competência para tal, o que essas pessoas tiveram foi a coragem de encontrar o que tinham de melhor nelas, buscaram mais informações por conta própria, tornaram essas informações em conhecimento e aplicaram em suas vidas, tornaram-se sábias com o tempo. Hoje elas empregam milhares de pessoas que se preocuparam em ter um diploma e na ânsia de uma segurança imaginária vendem seu conhecimento em troca de um salário. Não há nenhum mal em você mirar em ter um diploma de universidade para mudar sua vida, apenas entenda que um diploma é um pedaço de papel e pendurá-lo na parede não o faz um bom profissional e nem te garante o melhor emprego, mesmo que o diploma tenha sido emitido pela melhor universidade. O que vai te distinguir entre todos os que formaram com você e entre os profissionais já tarimbados no mercado e fazer com que tenha destaque em sua vida é o que você é capaz de produzir através do conhecimento adquirido nos quatro ou cinco anos sentado nos bancos da faculdade. O diploma apenas diz que a pessoa conseguiu médias e frequências necessárias para conquistá-lo, só não diz se a pessoa realmente absorveu o conhecimento ou tirou a nota necessária por outros meios.

O que se perde quando você conquista independência e sabedoria? Coisas materiais você consegue novamente, e até melhores. O importante é você não dar ouvidos aos invejosos e negativos, pois esses sim fazem estrago em nossa vida. É bom também você se libertar do sonho de apenas ter “segurança” na vida, qual a segurança de um emprego, se a qualquer espirro da economia você pode ser mandado embora? Tenha em mente que você é apenas um número em uma grande empresa, você é o resultado do que produz e se tem alguém que produz igual ou melhor que você por menos dinheiro, tchau para você. Quando você tem um sonho e se movimenta para realizá-lo só ganha e os ganhos são muito importantes para sua vida: conhecimento, mudança de comportamento diante do mundo, visão de futuro, se torna uma pessoa diferenciada e isso é um ganho que nenhuma universidade lhe dá, nenhuma escola por melhor que seja não te fornece, isso você consegue vivendo o mundo real, conhecimento de campo, fazendo e aprimorando.

É preciso controlar o seu medo, claro que ele vai estar presente em nossa vida, por isso conseguimos permanecer vivos por muito tempo, pois pelo medo de adoecer tomamos remédios, fazemos exercícios e nos alimentamos bem, mas veja bem que esse medo de morrer não nos impede de tocar nossa vida em frente, fazemos tudo o que temos que fazer. Assim também é na vida empreendedora, você tem que tomar alguns cuidados e um deles, e muito importante, é se organizar, e depois fazer um bom planejamento, estudar sempre e não precisa ser de modo formal, pode ser por conta própria em livros, sites e artigos, o importante é aprender e colocar em prática imediatamente, buscar informações e cuidar das finanças com zelo. Tudo para manter sua empresa saudável, prevenir problemas e caso eles surjam, como vai acontecer em algum momento, conseguir superar sem maiores consequências. Então você não precisa ser uma pessoa sem medo, mas não deixe que o medo o impeça de fazer coisas, nesse caso é melhor procurar um psicólogo, aí sim você terá a chance de crescer.

Você só não pode perder a esperança porque ela é a grande mola para o futuro, ela é a certeza que você tem de que com seus esforço e dedicação vai conseguir atingir seu objetivo. Só a esperança te faz forte nos momentos difíceis e te estimula a encontrar soluções para os problemas, não te deixa se entregar, e te faz mais arrojado nos bons momentos, te faz ter vontade de crescer. Esperança é você, em qualquer fase que estiver o negócio, conseguir se ver no futuro com seu objetivo já conquistado. Observe bem que esperança não é ficar esperando que as coisas aconteçam, é ação em direção aos seus sonhos, é fazer que aconteçam, nada de ficar parado, tire a sua bunda da cadeira e vai enfrentar seus desafios! Vale a pena, apesar das dificuldades.

Não se permita ficar olhando e chocando as coisas que você já conquistou, há muito mais ainda a fazer, um sonho não termina em si mesmo quando realizado, permita-se sonhar mais, sonhar coisas maiores, a vida vai seguir, não é igual ao último capítulo de uma novela, em que todos vivem felizes para sempre, ela espera de você muito mais do que ficar esperando a morte chegar sentado no sofá de casa.

Nessa vida, enquanto estiver sonhando e indo em busca de realizar seus sonhos, você vai errar, vai cair, vai chorar, mas depois vai se recompor, corrigir seus erros, limpar as lágrimas e levantar. Só não vai desistir!



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: