O BÁSICO TEM QUE ESTAR MUITO BEM-FEITO

É muito comum observarmos que algumas pessoas e empresas querem logo inovar, fazer algumas coisas diferentes como marketing de seu negócio, mas muitas não entregam o seu produto ou serviço mais básico de forma excelente. Pois a primeira atitude em qualquer negócio é entregar o básico da melhor forma possível, encantar seu cliente no que você se propõe a fazer em primeiro lugar é fundamental, quando o básico estiver rodando de forma excelente, então pode começar a inovar algumas coisas, mas bem devagar para um não atrapalhar o outro e se perder pelo caminho.

Cuidado ao querer aparecer, se dizer melhor que a concorrência, quando seu produto mais básico, ou seja, aquele que sua empresa, ou você se propõe a fazer deixa a desejar! Esse pode ser o princípio do fim do seu negócio. Em primeiro lugar, se você tem uma padaria, precisa entregar o produto mais básico, o pão, mais gostoso que você puder fazer, sem sair do ponto, feito de forma regular, sem oscilar no sabor, na consistência, de forma que todo dia quando o cliente for buscar o pão para o café da manhã ele leve o mesmo produto, do jeito que ele gosta, e por isso o fez optar pela sua padaria. Se cada dia o pão estiver mais assado ou menos assado, mais salgado ou sem sal, mais seco ou mais molhado, pode ter certeza de que esse cliente vai buscar outra padaria que lhe ofereça um produto mais regular, mesmo que a outra padaria fique um pouco mais longe de sua casa, a qualidade faz com que ele ande um pouco mais e até pague mais pelo produto. Ligue-se nisso.

Antes de qualquer coisa cobre de você e de seus funcionários regularidade, comprometa-se sempre a entregar o seu produto ou serviço com a mesma qualidade, do jeito que seu cliente aprovou em um primeiro momento. Isso requer que você tenha procedimentos padrão em sua linha de produção, todos os processos devem estar padronizados e não serem realizados conforme a oscilação de humor de quem está produzindo. Cabe a você, líder, assumir essa responsabilidade e montar os esquemas de produção, segundo o qual qualquer pessoa possa realizar o trabalho e mesmo assim o produto final ser o mesmo de sempre, sem comprometer a sua qualidade.

No início não é muito fácil padronizar os processos, as pessoas tendem a acreditar que porque fazem determinado trabalho há muito tempo já sabem de cor o que deve ser feito, e não é bem assim, temos dias em que não estamos bem por algum motivo extratrabalho, ou não podemos comparecer ao trabalho por conta de alguma doença ou outro impedimento qualquer. Então, nesses casos, a pessoa que fará o serviço nesses dias precisa realizar o trabalho como se fosse o titular, e para fazer isso ele deve seguir os procedimentos operacionais padrão, ou seja, realizar todo o processo como relatado nas fichas de procedimentos, simples e de fácil compreensão. Então o funcionário entra, pega a ficha e segue os passos ali descritos sem inventar nada, sem nenhuma alteração e no final o produto estará igual ou bem próximo do usual. Esse funcionário que fará o serviço esporadicamente precisa, também, ser treinado, não é apenas pegar qualquer um e deixar que ele se vire lendo as fichas, a ideia é essa, mas se o substituto tiver um certo treinamento fica melhor ainda a execução da tarefa. Por isso é trabalhoso implantar todo o processo.

É uma inciativa que parte do princípio de que ninguém é insubstituível, pois são pessoas, que têm sonhos almejam novas conquistas e podem deixar a empresa a qualquer momento em busca dos seus desejos pessoais. Isso acontecendo há a necessidade de contratar outro funcionário, treinar até que ele possa assumir a função e realizar o trabalho a contento, custa tempo e dinheiro. Tendo procedimentos operacionais padrão definidos, esse tempo pode ser reduzido e seu novo funcionário ou o que for deslocado para a nova função podem manter a qualidade do que é feito.

Quando tudo isso estiver rodando bem tranquilo, aí sim está na hora de começar a inovar, entregar aquele plus ao cliente, dar aquele brilho no que é feito com excelência. Nesse momento você já será reconhecido por fazer extremamente bem aquilo a que se propõe e seu cliente vai aceitar melhor as inovações. Inclusive para você será mais fácil dar esse salto quando tudo funciona bem dentro da empresa, seus funcionários sempre estarão preparados para melhorar seu serviço. Pois quando não há preocupação com a qualidade enraizada na filosofia do negócio qualquer mudança é penosa para todos, causa desgaste e até baixas. Portanto, esteja sempre treinando seus funcionários e, aí sim, eles se tornam seus colaboradores, caso contrário é mais uma jogada de marketing se referir a eles como colaboradores, sendo que eles em nada colaboram para uma boa entrega. Se quer ter colaboradores de verdade treine muito seus funcionários para que realizem as tarefas mais básicas o melhor que puderem, até que seu produto seja muito bem aceito pelo seu cliente.

Uma empresa que se preocupa com seus funcionários em primeiro lugar, pode ter certeza de que seus funcionários vão se preocupar com o cliente e não será nada por conta de marketing, para fazer bonito, coisa para quem está de fora ver, vai ser verdadeiro, e o cliente vai sentir isso quando comprar um produto ou utilizar o serviço da sua empresa, esse DNA vai estar ali impresso, a dedicação dos funcionários estará ali para todo mundo ver e seu cliente ficará satisfeito com o resultado do que lhe é entregue.

Invista, primeiro, em entregar o básico do básico com excelência, busque fazer o seu melhor nessa parte e assim será reconhecido pelo cliente como o melhor, não porque você se diz o melhor, porque isso vai estar em cada serviço prestado, em cada produto entregue, tudo vai funcionar perfeitamente, deixando seu cliente feliz e satisfeito por ter escolhido sua empresa. Além disso você ganha publicidade espontânea na forma de indicação de sua empresa pelo boca a boca, propaganda barata e muito eficiente.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

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