NILO PESSANHA É FILÓSOFO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

” Apesar de eu ter o nome Nilo Pessanha, bem parecido com Nilo Peçanha, que foi presidente da República, ministro das relações exteriores, governador do Estado da Guanabara, mesmo eu e o Nilo Peçanha presidente, ambos de Campos dos Goytacazes RJ, temos diferença no Pessanha para Peçanha. ”

Sou Nilo Deyson Monteiro Pessanha, nasci em Campos dos Goytacazes RJ, em 23 de agosto de 1981. Fui criado desde meus 5 anos no Rio de Janeiro, no Complexo do Alemão, onde me tornei adulto, favela que tanto amo de paixão por ter vivido diversos ciclos da minha vida.

Em Campos dos Goytacazes RJ, quando retornei aos 28 anos, eu mudaria completamente minha vida em longo prazo. Nunca, em hipótese alguma, eu me via como um Filósofo ou escritor, tudo aconteceu em Campos. O meu xará Nilo Peçanha, deve se sentir feliz por ter em Campos, mais um Nilo, sendo que agora não é o Peçanha, logo é o Pessanha.

Não posso dizer que tenho características intelectuais como o meu xará, talvez os mais antigos e estudiosos de Campos, no futuro possam comparar Nilo Peçanha com Nilo Deyson Monteiro Pessanha.

Sei do meu tamanho, da minha responsabilidade intelectual e social no sentido de construir uma alternativa reflexiva para sociedade, pois, sendo eu Filósofo, não me desvio da devoção.

NILO PEÇANHA foi um grande intelectual da sua época. Meu nome é Nilo Pessanha, porque meu pai resolveu homenagear meu avó, pai do meu pai, que se chamava Nilo Pessanha. Inclusive, ele tinha um apelido de Nilo Sardinha; onde ele morava, no bairro de Goytacazes. Na data presente deste artigo, 02/07/2022 – ` eu moro ou morava, dependendo da época que for lido este artigo, eu moro na mesma casa de meu pai e de meu avó, em Goytacazes, na Linha do Limão. Já o meu xará Nilo Peçanha, ex presidente do Republica, ele morava em morro do cocô. Ele era moreno, enquanto eu branco.

Aí você deve se perguntar:  ” Para qual finalidade saber sobre essas informações?”

Simples: Eu, Nilo Deyson Monteiro Pessanha, estou fazendo história na cidade de Campos dos Goytacazes RJ, como Escritor e Filósofo , bem como Poeta. Neste afã, meu volume em obras e construção, aumentam com o decorrer do tempo, logo a necessidade dessas informações para que, no futuro, outras gerações e pesquisadores possam comparar ou estudar minhas obras e minha filosofia.

Aliás, sou fundador da filosofia da imparcialidade participativa no Brasil, inclusive, tenho livros publicados e diversas antologias em que participei como escritores do Brasil e do mundo. Quem futuramente ou agora mesmo, desejar saber sobre minhas obras intelectuais e minha filosofia, basta pesquisar no Google: Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha, ou simplesmente, Filósofo Nilo Pessanha.

Sou muitos em mim e todos se assentam à mesa comigo. Tenho um espírito desapegado do mundo condicionado, isto é, posso entrar e sair sem problemas de tudo quanto pertenço sem paixões de inclinação viciosa que colocam o ser humano na mediocridade do vazio existencial; sabedor de que paixão é um estado de demência.

Fora da linguagem tudo é silêncio, nada pode de verdade penetrar no observador que habita no silêncio da consciência. O verdadeiro mestre te empurra para dentro de você. Não acredito em quase nada, acho que de tudo que existe no mundo convencional organizado pelos sistemas ao longo da história da humanidade, de 100% das coisas, eu acredito talvez apenas em 2%. Tenho também 2 crenças que são fortes em mim. Uma é a minha fé no Senhor Jesus como Senhor e Salvador da alma. A outra crença minha, é a certeza que a dúvida sobre as certezas, confundem as verdades defendidas, onde elas se perdem sem poderem de verdade, sustentar suas estórias.

Bom, eu sou difícil de ser entendido, tenho humores oscilantes, sofro de hiper-tiroidismo, onde meus hormônios são acelerados, logo sou um vulcão em erupção que, para alguns, pareço ser um doido ou alguém difícil de ser entendido. Minha própria família e amigos, por vezes, não me entendem naquilo que eu falo, no entanto, é de se compreender que não é fácil conversar comigo, pois até eu mesmo me acho difícil de ser compreendido. Como sou muitos em mim e todos se assentam à mesa comigo; entendo que ninguém deve ESPERAR de mim, uma rotina normativa ou uma situação da qual, esperam uma atitude minha no futuro sobre uma questão específica.

O meu xará Nilo Peçanha, foi político e escritor, eu, por meu turno, também sou político e escritor. Eu fui candidato a vereador algumas vezes em Campos dos Goytacazes RJ, pelos partidos PRB, que hoje se chama Republicanos, e pelo próprio Republicanos. Em 2019, fui colocado como vice presidente do Republicanos em Campos RJ. Tenho ampla experiência de duas décadas fazendo política. Toda a parte burocrática e técnica de uma eleição municipal, desde a montagem de uma nominata, prazos de cadastros junto ao TRE, bem como prazos em relação ao partido com a justiça eleitoral, nós fazíamos com a executiva do partido. Campanha proporcional e majoritária, temos experiência ampla sobre a polis, inclusive, leis e cenário político nacional. Neste sentido, me pareço com Nilo Peçanha, campista como eu.

Sou poeta e colunista, bem como palestrante, não sei até quando viverei, entretanto, diminui os interstícios entre vida medíocre e vida digna, portanto, não preciso andar de pé em ombros de gigantes, pois, pelo menos para mim, sem cerimônia, quiçá vergonha de ser julgado como prepotente ou arrogante, sou sim, apenas e simplesmente um gigante na história de Campos dos Goytacazes RJ, e tenho coragem de subir a cabeça ainda mais e dizer: ” desculpe estranho, eu voltei mais puro do céu, logo sou gigante na história do Brasil como fundador da filosofia da imparcialidade participativa. ”

Nilo Deyson Monteiro Pessanha, assim sou, um apaixonado pelo que vivi, pelo que irei viver ou deixar de viver, até minha própria morte me faz apaixonado ser, no entanto, sem estado de demência, tal é minha paixão na mesma dimensão que o equilíbrio da imparcialidade participativa, na prudência, defensor da ética, da moral, dos bons costumes e da liberdade de expressão. Defensor dos direitos humanos, do respeito com a diversidade.

Enfim, o centro da terra é o chão em que pisamos, o restante é a extensão do nosso quintal; logo todo planeta é nossa casa neste teatro da vida onde nada é simples, onde tudo é muito complexo e difícil.

” Nilo Peçanha e Nilo Pessanha, ambos de Campos, ambos políticos, ambos escritores, ambos moraram na capital Rio de Janeiro, ambos de cores diferentes e pensamento ideológico político em algumas coisas iguais e em outras formas de pensar, diferente, mesmo porque, são tempos, épocas, mundos e realidades completamente diferentes. Em 1910 o planeta, o Brasil, tudo era extremamente diferente da data presente deste artigo em Julho de 2022 – Temos de nós memórias e deixamos de nós, nossas almas grudadas em nossas obras.

Viva aos Nilo Peçanha Nilo Pessanha. ”

 

Abaixo, leiam a minha mini biografia e, depois, pesquisem no Google: Artigos Filósofo Nilo Deyson Monteiro. Compartilhem com amigos e em suas redes sociais, os textos e artigos do Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha.

OBSERVAÇÃO: FOTO ACIMA COM A PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL SECCIONAL CAMPOS, SOL FIGUEIREDO.



FILÓSOFO, ESCRITOR, POETA, COLUNISTA & PALESTRANTE. Fundador da Filosofia da imparcialidade participativa. Autor do livro de Filosofia Todos os Corações do mundo, e do Livro O Teatro da vida e a interpretação das coisas, quem nos garante ser verdade das coisas. Membro de diversas instituições culturais como por exemplo, é imortal acadêmico da Academia de Letras do Brasil seccional Campos dos Goytacazes, é imortal Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 , Fundador do NAISLA, Núcleo Acadêmico Italiano di Scienze, Littere e Arti. Membro de diversas instituições. Nilo Deyson Monteiro participou de diversas antologias, periódicos e muitos de seus trabalhos acadêmicos estão no Google ao pesquisar Filósofo Nilo Deyson.

Diga-nos o que achou do post: