NÃO SEJA PRECIPITADO

Sabemos que as coisas precisam de tempo, algumas mais tempo, outras menos tempo, mas tudo tem um período de início, execução, aprendizado, maturação e crescimento. Não adianta querer atropelar etapas com pressa para se atingir um objetivo.

Quando pulamos etapas em nossos projetos, deixamos, também, de adquirir conhecimentos e experiências importantes, que, certamente, farão falta em outro momento e podem, inclusive, contribuir para a perda de todo um trabalho árduo feito até ali. Por isso eu recomendo que você tenha calma ao começar um projeto, se quer que ele cresça com menos problemas e com mais escala é preciso não pular as etapas que devem ser executadas.

Há, entre algumas pessoas, uma pressa enorme em chegar ao topo, como se fosse uma corrida contra o relógio, não é, trata-se, sim, de uma corrida onde a inteligência vale mais do que a força física ou a velocidade. É preciso ser inteligente para vencer na vida e não ter força física ou um motor mais potente, a não ser que você seja um lutador ou levantador de peso, ou mesmo um piloto de automóvel. A pressa, nesse caso, pode ser muito destrutiva, pode fazer com que todo o negócio se perca, ou que você tenha que voltar e refazer ou até mesmo fazer o que não foi feito, empacando o processo de crescimento e ensebando novas etapas a serem cumpridas, o nome disso é retrabalho, ou seja, fazer tudo outra vez quando já deveria estar em outra etapa, nos jogos de tabuleiro, o famoso “volte algumas casas”, o que te coloca ainda mais longe de alcançar seu objetivo.

Quando iniciamos qualquer projeto é importante fazer um planejamento consistente e bem detalhado dos processos a serem adotados e das etapas a serem cumpridas, visando a executar esse planejamento sem pressa e respeitando cada passo a ser dado e cada momento do negócio, evitando pulos e erros que podem ser fatais. Ao iniciar um projeto sabemos que nem tudo vai sair como o planejado, serão necessários ajustes no decorrer de sua execução, o que é normal, para que o plano continue sendo eficaz e quem determina esses ajustes são alguns acontecimentos imprevistos ou que, mesmo anteriormente previstos, ocorreram de forma diferente. Mas note que com um plano bem feito, mesmo o que não havia sido previsto, ou que ocorreu de forma diversa ao previsto, pode ser mais bem enfrentado, uma vez que você terá um norte a seguir, terá um objetivo bem claro à sua frente e isso contribui muito nos momentos de dificuldade.

A precipitação em conseguir chegar ao objetivo faz com que você não enxergue problemas que podem estar ocorrendo, ou que acredite que eles não terão tanta importância assim, só porque tudo está indo bem e “nada pode me parar”, não é assim que se diz? Está errado, é importante ter calma, conferir resultados, ter parâmetros próprios de verificação e entender o que está acontecendo à sua volta, ou seja, ter uma visão ampla do macro para poder desenvolver melhor dentro do seu quadrado. Toda vez que negligenciamos alguma etapa de algum processo a chance de ter problemas aumenta de forma exponencial, toda vez que descuidamos das nossas métricas, aumentamos a chance de perdermos terreno por não conseguir ver se os resultados são positivos ou negativos e toda vez que abandonamos o planejamento porque queremos chegar rápido ao nosso objetivo, a chance de não alcançarmos esse objetivo e, ainda por cima, perder tudo o que trabalhamos para construir é enorme. Portanto, tenha sempre em mente que as etapas devem ser sagradas, você não pode pular e nem realizá-las pela metade. Em um vídeo game você só pula de fase se conseguir alcançar o objetivo proposto para aquela fase em que se encontra, fora isso continua lá até que consiga atingi-lo. Nos negócios deve ser assim, mas quem controla é você e quem determina o objetivo é você, então por que você resolve pular uma etapa que foi criada por você mesmo lá no início do planejamento? Só por pressa de chegar, não tem outra explicação.

Você só deve pular ou excluir uma etapa de seu processo caso ela não faça mais nenhum sentido, ou se ela ficar obsoleta com o tempo, fora isso nunca pule uma etapa de seu projeto, afinal se você gastou tempo na elaboração de um plano para não executá-lo a contento, sinto dizer, mas você perdeu seu tempo e vai perder dinheiro, porque tempo é dinheiro e o tempo despendido no trabalho deve ser contabilizado na coluna investimento, porque muitas vezes o empreendedor iniciante só tem o tempo mesmo para investir, pois o dinheiro é pouco ou inexistente, portanto valorize seu tempo e seu dinheiro, um vale o outro e um traz o outro depois.

Ao empreender você tem que estar preparado para enfrentar os maiores desafios e não será pulando etapas que você vai evitar ou minimizar esses desafios, muito pelo contrário, quando você segue direito o seu planejamento, você evita problemas, os desafios nunca serão evitados, porque empreender já é um desafio muito grande por si só e cada etapa de um plano tem seus desafios e problemas específicos que precisam ser enfrentados e resolvidos, e isso lhe trará experiências e conhecimentos importantes para seu desenvolvimento profissional. Problemas aparecem por negligência sua, ou por fatores externos que você não pode controlar. Daí chegamos a outro aspecto da coisa: o que você pode ou não pode controlar.

Você sabe que pode controlar tudo aquilo que está a seu alcance de fazer, tudo que depende de você para acontecer, aquilo que você tem que fazer e só você pode fazer, e tem as coisas que você não controla, pois não dependem de você, como políticas públicas sobre seu negócio, crescimento da inflação, a volatilidade de moedas, instabilidades institucionais e outros fatores, eles vão acontecer você querendo ou não, portanto fixe sua atenção nas coisas que estão sob seu controle e faça com que essas funcionem perfeitamente, é isso que faz você crescer.

A precipitação, também chamada de ansiedade, pode, e vai, destruir seus sonhos se você não controlar seus impulsos, se você se deixar levar por propostas mentirosas de dinheiro fácil e rápido, ou por pessoas que te aconselham desistir porque acreditam que um ano é tempo demais para que um negócio decole, isso não é verdade, e tem negócios que precisam de muito mais tempo para levantar voo. Tenha calma e faça a coisa certa sempre e tudo dará certo no tempo certo.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: