FIT Gestão

Não basta ter um e-commerce, é necessário fazer uma boa gestão da loja virtual

Vender é um processo e isso exige que seja dado a devida atenção às etapas que antecedem a disponibilização do produto na loja virtual.

A importância da integração entre e-commerce e ERP

Atualmente, o e-commerce é uma tendência mundial e muitos empreendedores estão investindo nesse formato de vendas online. Desta forma, assim como no comércio físico, as lojas virtuais necessitam de soluções adequadas para se manter e crescer continuamente.

Com o aumento das vendas, cadastrar grandes quantidades de produtos, controlar estoque, entregas e o caixa, o gestor do negócio acumula diversas tarefas e perde o controle dos principais recursos que mantêm a loja funcionando. Por isso, investir em um sistema de gestão, como o ERP, pode ser a melhor maneira de ter o domínio sobre todos os processos de forma integrada e intuitiva.

Se você ficou interessado em saber como isso é possível, nós preparamos um guia prático sobre esse processo, para explicar as suas principais dúvidas sobre a importância da integração entre o seu e-commerce e o ERP e te ajudar a dar um upgrade na sua loja virtual. Confira!

O que é um sistema ERP?

ERP ou Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa. A partir das informações levantadas pelo software, é possível fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade.

As empresas que possuem um ERP para gestão do seu negócio podem transacionar para uma gestão do e-commerce integrado ao ERP, onde será possível proporcionar uma otimização no gerenciamento para seu e-commerce, a partir do controle unificado de dados, pessoas e setores, com todas essas informações disponíveis e acessíveis em um único lugar.

Descubra 6 motivos para fazer a integração do e-commerce com o ERP

Como vimos acima, o sistema ERP pode ser o seu grande aliado no controle total do seu e-commerce. Para não restar dúvidas, separamos seis motivos para te convencer da importância da integração entre uma loja virtual e o ERP, confira:

– Tenha mais controle de estoque e custos.

– Maior transparência e segurança de dados.

– Simplificação dos seus processos operacionais.

– Aumento da eficiência com a automação dos processos.

– Tenha a gestão integrada de todos os dados da sua loja virtual.

– Garanta a unificação de inteligência e qualidade para as informações.

Qual é o papel da integração com ERP no e-commerce?

O sistema ERP ajuda na administração das contas a pagar e a receber, monitora as vendas e acompanha os pedidos de compras. Acima de tudo, contribui para a gestão de pessoas, por meio da oferta de relatórios de produtividade da equipe, por exemplo. Desse modo, o sistema ERP facilita e agiliza a gestão das informações de diversos setores do seu negócio.

Não basta ter um e-commerce, é necessário fazer uma boa gestão da loja virtual, e para isso ter o sistema ERP integrado ao seu e-commerce é um grande aliado da gestão. Certamente, diversos nichos são atendidos com a gestão integrada, passando da indústria ao varejo de forma diferenciada, com o intuito de oferecer uma experiência positiva e aumentar as chances de fidelização dos clientes. Ao mesmo tempo, o preço de venda é controlado devido às informações centralizadas.

Também é possível implantar a estratégia de omnichannel e trabalhar com marketing, logística, vendas, pagamentos, app store e personalização, tornando os processos mais eficientes para a sua loja virtual.

Veja o nosso exemplo prático: se o sistema ERP identificar que uma matéria-prima foi encaminhada ao setor de produção, esse item é retirado do estoque e as informações do setor de compras são atualizadas de forma automática. Assim, você possui maior facilidade para controlar a necessidade de compra de materiais.

Veja os principais benefícios da integração entre ERP e e-commerce

– Aumento da produtividade dos seus funcionários.

– Apoio na tomada de decisões mais guiadas e estratégicas.

– Obtenha mais agilidade, organização e otimização dos processos.

– Ganhe mais modernização e inovação nos processos do seu negócio.

– Reduz custos com mãos de obras extras, erros e riscos desnecessários.

– Garante o controle dos seus recursos empresariais de maneira integrada.

– Tenha acesso aos relatórios estatísticos e indicadores sólidos de vendas.

Automatize o processo de gestão com ERP (+) e-commerce. Nós podemos te ajudar!

Após a leitura, você percebeu que a gestão do seu e-commerce está precisando de um upgrade? Fale com a nossa equipe especializada, nós estamos à disposição para atender todas às suas necessidades, tire todas as suas dúvidas sobre sistema de gestão e modernização na administração da sua loja virtual.

Já trabalhamos com processo de integração de diversas plataformas, como exemplo cito algumas abaixo:

  • TINY ERP x VTEX B2C
  • Protheus x VTEX B2C2B
  • Winthor x VTEX B2B
  • Protheus x Magento B2B
  • Protheus x Shopify
  • Datasul x VTEX B2C
  • Logocenter x VTEX B2B
  • Protheus x NuvemShop
  • ATAK x VTEX B2C
  • Consinco x VTEX B2C
  • RM Sistemas x VTEX B2B
  • SAP B1 x VTEX B2C
  • TOTVS Moda x VTEX B2B

Independente do seu cenário, acredito que a evolução natural para uma melhor gestão é trabalhar mais unificado, e com isso, podemos te ajudar.

Você já segue as redes sociais da FIT Gestão? Então, acompanhe todas as novidades e assim fique ligado nas soluções completas que abrangem desde ERP, automação de processos até a transformação digital via produtos prontos e e-commerce.

#vempraFIT você também!



Icaro Queiroz (1983) é empresário sócio fundador de duas empresas. Cientista da computação bacharelado e atuante em negócios, passou por grandes empresas como TOTVS, Correios, TV Cultura, dentre tantas outras que permitiu ser o que é hoje e ter uma bagagem prática em diversos setores. Residente na cidade de Guarulhos em São Paulo, vive com sua esposa e dois filhos. Sua esposa Tay Queiroz é formada em contabilidade, também sócia de duas empresas e está oficializando a terceira empresa de "personal organizer". Seus filhos, o mais velho, Davi Queiroz com 17 anos completos em maio de 2021 está em fase pré-vestibular enquanto o mais novo, Lucas Queiroz com 11 anos cursa o sexto ano do ensino fundamental. Algo muito importante que quero deixar registrado é minha visão de mundo, no qual eu acredito e insisto na frase: "seja você a mudança que quer ver no mundo".

Diga-nos o que achou do post: