Mockup

Mockup: o que é e como usar no design?

Mockup é uma metodologia muito importante para as empresas, afinal, dificilmente alguém compraria um produto sem poder visualizá-lo com clareza, e este é justamente o propósito desse método.

Nos últimos anos, as compras online passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, pois cada vez mais consumidores preferem comprar dessa maneira. Mas esse aumento fez com que as lojas começassem a se preocupar com a qualidade das imagens.

Disponibilizar boas imagens dos produtos no site é fundamental para convencer o consumidor, e a mercadoria precisa ser fotografada de vários ângulos para que o visitante não tenha dúvidas em relação às características da oferta.

Qualquer tipo de empresa que vende alguma coisa pela internet precisa conhecer o mockup, caso contrário, vai ser muito difícil conquistar e fidelizar clientes. Para alguns gestores e empreendedores, esse nome é totalmente novo.

Para aqueles que estão na frente, dispensa apresentações, nesse contexto, é algo que pode mudar completamente a realidade do seu negócio.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de mockup, como utilizá-lo no design e como fazer o download. Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, não deixe de conferir até o final.

Entenda o conceito de mockup

Mockup é um termo muito conhecido na língua inglesa, e traduzido para o português, pode significar maquete ou modelo. Como metodologia, estes são justamente os objetivos de utilizá-lo.

Em outras palavras, por meio dele é possível apresentar modelos digitais e físicos, sendo geralmente digital, como no caso de peças publicitárias e produtos gráficos.

Vamos supor que uma empresa de design foi contratada por uma clínica especializada em botox rosto masculino, para criar seus materiais de papelaria, como:

  • Envelopes;
  • Papéis timbrados;
  • Cartões de visita;
  • Blocos de anotações.

O sucesso desse projeto será muito maior se essa empresa puder compreender a proposta dos serviços prestados pela clínica.

Levando esses pontos em consideração, é possível utilizar um software de edição gráfica para criar alguns modelos do produto e mostrar para o cliente algumas dessas ideias.

É interessante fazer isso porque o resultado das maquetes é como se fosse uma fotografia fiel de como será o projeto depois que for impresso.

Embora os custos para a realização do mockup sejam muito baixos, o retorno é muito positivo, pois possibilita visualizar o produto para que o cliente aprove ou não, além de permitir as modificações necessárias para alcançar o resultado que se espera.

Como usar o mockup no design?

Assim como é possível encontrar muito material disponível para download, como no caso das fotografias e ícones, também é possível encontrar mockups.

Você pode usá-lo para apresentar os cartões de visita de uma loja de bateria 90 h, assim como canecas, camisetas e outros produtos que possibilitam simular uma aplicação real.

Outra possibilidade é preparar um modelo próprio e isso acontece por meio de softwares de criação tridimensional, sendo o AutoCAD 3 um dos mais usados.

No entanto, não há problema nenhum em utilizar programas menos complexos, como no caso do Adobe Illustrator e do Adobe Photoshop. O Photoshop é muito utilizado quando já existe uma imagem pronta, sendo necessário apenas adicionar a marca.

Os mockups baixados na internet também podem ser feitos dessa maneira, depois quando o designer abre o arquivo desses downloads, pode editar as imagens que farão parte da maquete.

Feito isso, ele só precisará inserir arte gráfica solicitada pelo cliente e o novo modelo estará pronto. O uso do mockup no design é muito simples e pode ser realizado em alguns minutos.

Quando utilizar o mockup?

Geralmente, essa maquete é usada para complementar uma apresentação de projeto que será levado para o cliente. É muito importante ter cuidado com isso porque a visão do cliente em relação ao projeto não é igual à visão da equipe.

Se você mostrar a usada em uma solapa embalagem sem estar totalmente pronta, embora a ideia esteja muito clara na sua cabeça, talvez o cliente não consiga imaginar as características físicas do projeto.

É justamente por isso que o mockup é muito útil, pois ele auxilia o seu cliente a visualizar a arte, visto que é capaz de simulá-la de maneira muito próxima à realidade, quando finalmente estiver pronta.

Por exemplo, se uma pessoa pediu para criar camisetas com estampas diferentes, não basta apenas mostrar as estampas que você criou de maneira isolada. O cliente não vai saber qual é a proporção e nem como ela ficaria na camiseta.

Por outro lado, ao utilizar o mockup, você mostra para essa pessoa uma simulação de aplicação muito próxima da realidade.

Esse recurso é uma forma de complementar o projeto que o profissional está criando para uma empresa de serviço motorista categoria b. Melhor dizendo, é uma forma de complementar a apresentação do projeto e aumentar as chances de aprovação.

Justamente pelo fato de ser difícil para uma pessoa leiga no assunto imaginar como ficará o resultado, as chances de ela rejeitar, caso visualize a arte pura, são muito maiores.

Mesmo que seja o melhor projeto da sua vida, se o cliente não conseguir enxergar qual será o resultado, quando finalmente tudo for impresso, pode simplesmente reprovar a opção.

Portanto, o uso do mockup complementa a apresentação, e o design fica com o papel de ter a empatia necessária para entender o ponto de vista do cliente em relação àquilo que ele está criando.

A maquete é um facilitador e ajuda o profissional a compreender o que o cliente deseja, e ajuda o cliente a entender a ideia do designer.

Como fazer o download de mockups?

Para atender ao projeto de uma imobiliária especializada em aluguel de sala comercial por hora, o designer pode utilizar uma grande quantidade de modelos para construir os mockups que estão disponíveis para download gratuitamente.

Eles simulam um tipo de fotografia que será utilizada para representar, no âmbito digital, os produtos vendidos por uma empresa de design gráfico.

A apresentação de um projeto faz parte do processo de aprovação por parte do cliente, e pessoas que trabalham com processos criativos estão acostumadas a olhar para uma imagem e visualizar como ela vai ficar.

Mas isso acontece porque essas pessoas lidam diariamente com a criação de diferentes projetos, portanto, elas possuem um olhar tridimensional. Só que nem todas as pessoas conseguem fazer isso, aliás, dificilmente um cliente vai conseguir.

Por essa razão, dentro da área de designer gráfico, já não é mais aceitável apresentar produtos sem usar o mockup como ferramenta.

Se você está trabalhando no projeto de uma clínica de micro mist capilar, pode usar os downloads disponibilizados para fazer montagens das maquetes, de maneira muito mais rápida e efetiva.

Esses modelos são indicados para as empresas que possuem um fluxo de trabalho mais intenso, e existem diversos modelos de mockups que você pode usar, como:

Cartão de visitas

Dentro das gráficas, talvez o cartão de visita seja o produto mais comercializado, tendo em vista que a maioria das empresas e profissionais precisam divulgar o seu trabalho.

Advogados, psicólogos, autônomos, lojas, enfim, todo tipo de negócio pode usar o cartão de visita, pois é uma estratégia simples e prática e que traz mais profissionalismo para quem utiliza.

Mas antes de criar definitivamente o cartão para uma empresa de gerenciamento de áreas contaminadas cetesb, é fundamental fazer o mockup para apresentar o projeto e ver a opinião do cliente.

Camiseta

Muitas empresas investem nas camisetas para divulgar seus produtos e serviços, principalmente durante os períodos de promoção e em algumas épocas do ano.

Mas pode custar muito dinheiro para ele e para uma gráfica se o designer imprimir o conteúdo na camiseta, antes de mostrar o projeto para o cliente.

As pessoas pensam em uma coisa e projetam isso na hora de contratar o design, mas para agradar, antes de fazer o produto, é muito importante que o seu cliente veja a ideia em prática, antes que ela seja construída.

Papel em branco

O designer pode garantir a visualização do projeto em um papel branco, principalmente se for o material de papelaria da organização, como no caso de uma empresa de instalação ar condicionado piso teto.

O profissional consegue transmitir a ideia do produto e facilita a identificação por parte do cliente, e esse tipo de mockup é muito usado na hora de criar papel timbrado.

Considerações finais

O mockup é um recurso muito barato, inteligente e prático para que os designers possam mostrar um pouco mais sobre o seu trabalho e a idealização dos projetos de seus clientes, antes de começar a executá-los.

Existem muitos outros tipos de maquete que podem ser trabalhadas, de acordo com a solicitação do seu cliente. Mas independentemente de qual tipo você precisa, esse recurso não deve ser descartado da sua rotina de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: