MEUS CAROS AMIGOS!

Recentemente fui convidado a participar do projeto “POESIA NA ESCOLA”, que tem por objetivo distribuir livros de poesia de diversos autores por escolas de todo o Brasil. Sim, escrevo poesia também e, talvez, um dia eu publique alguma aqui nesse espaço. Achei o projeto sensacional e por isso doei cinco poemas que escrevi, dois escolhidos pelos organizadores e três de minha livre escolha, o livro sai quarta-feira, dia trinta de março, portanto quando este texto for publicado já estará sendo distribuído para as escolas. Então, decidi escrever uma carta aos alunos que irão receber o livro e abro a carta a todos os jovens dispostos a fazer sua vida brilhar. Segue a carta.

 

Espero que esta obra que chega às suas mãos lhes seja muito útil e descortine para vocês a beleza da literatura, que, ao contrário do que muita gente pensa e prega, não é nada chata, principalmente a poesia, que é uma escultura de palavras, assim digo que é um poeta: um verdadeiro escultor de palavras. Eu também, um dia, não gostei de poesia, achava isso coisa chata de gente que não tem o que fazer, até que um dia fui picado pelo bichinho da poesia e descobri que poesia é uma construção complicada, onde as palavras ganham formas e as pessoas se deliciam com essas formas, um descanso mental.

Os poemas que disponibilizei para esta obra, são fruto de anos de trabalho, muita leitura para aperfeiçoamento e dedicação às letras. Aconselho a vocês a leitura, façam dos livros seus companheiros e façam verdadeiras viagens em suas histórias, deixem suas mentes livres para que os personagens entrem nela, quem nunca escolheu ser um personagem em um livro que leu? Se nunca fez isso, então faça! Sempre escolho um com quem me identifico, assim entro na história e acabo vivendo e torcendo por esse personagem, já fui herói, bandido, rico, pobre, já fui até bicho e isso me ajudou a entender melhor e fixar a história. Além de tudo isso, dessa viagem sem sair do lugar, a leitura permite que seu vocabulário cresça e enriqueça, o que é muito importante atualmente, aliás, sempre foi, para falar a verdade, mas nesse século, onde vídeos dominam a comunicação, é importante ter elasticidade no vocabulário para ser melhor entendido, assim sua comunicação fica mais clara e pode ser melhor entendida por quem assiste. Ler também ajuda a você escrever bem, escreva bons textos, o que contribui de forma excepcional com boas notas na redação do ENEM, que tem um peso muito grande na sua nota final, se quer escrever bem, então leia bastante, e de tudo, vale tudo mesmo! As notas da redação do ENEM contribuem para uma boa colocação no concurso e, com isso ingresso na universidade e no curso desejado.

Escrever bem também será importante para você quando estiver no mercado de trabalho, dependendo de sua função você terá que preencher formulários, fazer relatórios, enviar e-mails e mensagens para clientes e colegas de trabalho, e tem ocasiões que não serão permitidas mensagens de voz, além de não ser de bom tom ficar abreviando palavras, tem pessoas que não entendem bem o que significa algumas abreviações, eu, por exemplo, não consigo entender algumas palavras abreviadas, faço algumas associações, mas dificulta meu entendimento, às vezes preciso pedir que me expliquem, é bom rever isso e começar a escrever a palavra toda. Muitos chefes classificam melhor os subordinados que se expressam bem, tanto em palavras quanto por escrito, e dão as melhores oportunidades para essas pessoas.

A leitura abre muitas possibilidades em nossas vidas. Se você não tem o hábito de ler com frequência porque acha chato ficar parado segurando um livro, eu recomendo que comece lendo pequenas partes de um livro legal, escolha um em que o assunto seja de seu interesse e leia uma página por dia, você vai perceber que dentro de poucos dias estará lendo duas páginas, três, quatro e assim por diante até terminar seu livro, e terminar um livro é muito bom, quando você consegue terminar o primeiro vai querer chegar ao fim de mais um monte deles. Se achar legal, conte quantos livros você já leu, faça anotações sobre eles, ou simplesmente leia sem esse compromisso, mas leia com atenção, isso vai te fazer uma pessoa melhor.

Também estudei em escola pública e conheço de perto as dificuldades por elas enfrentadas, e em consequência, dos alunos que lá estudam, a falta de uma boa biblioteca, a falta de estrutura, mas se você está com esse livro nas mãos, certamente sua escola tem uma biblioteca, então, aproveite, é de graça, pegue quantos livros quiser e ganhe conhecimento da melhor forma que há! Sei que, por experiência própria, o esforço que desprendemos em uma atividade é que nos leva ao sucesso, apesar dos problemas enfrentados pelas escolas, você pode fazer sua parte e decidir por ter uma vida melhor, e os livros contribuem muito nessa parte. Se faço o que faço hoje, se sei o que sei, e não é tanto assim, é por meu esforço pessoal, se deu certo para mim, claro que pode dar certo para você e qualquer outra pessoa, basta ter vontade e não ficar olhando para os problemas, que são muitos, mas não lhes atribuam um tamanho maior do que eles têm.

Muitas adversidades são vencidas somente pelo nosso esforço e vontade de vencer, quantas pessoas que já até passaram fome hoje tem uma vida boa? Tenha certeza de que não foi sorte, foi esforço e muito trabalho, pois só isso muda a realidade das pessoas, eu te falo de cadeira.

Quero que saibam desde já da minha felicidade em participar deste projeto, que abre portas tanto para autores iniciantes como eu, quanto para os leitores, como vocês, de um novo mundo, o do conhecimento, que eu também recebo, pois aprendo com vocês muitas coisas, além de ter meu trabalho expandido para outro público, me dando mais ânimo de escrever. Nessa semana, recebi a notícia de que um texto meu, enviado para um concurso, apesar de não ter sido o vencedor, foi selecionado para fazer parte da antologia alusiva a ele, é assim que as coisas vão acontecendo e espero que vocês também cresçam e apareçam um dia. É uma honra conhecer vocês!



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: