Mbappé – novo Henry?

Este artigo visa analisar a carreira do atacante francês Kylian Mbappé, que foi a revelação da última Copa do Mundo, ocorrida na Rússia em 2018. Na última Copa ainda, ele consagrou-se campeão pela sua Seleção.

Mbappé iniciou sua carreira em 2015 no clube francês Mônaco e se destacou rapidamente nas temporadas atuando pelo clube na Liga Francesa, ganhando inclusive o Campeonato Francês na temporada 2016/2017. Suas atuações de destaque são marcadas pela agilidade e finalizações precisas, o credenciaram a titularidade da equipe ao lado do colombiano Falcao García.

Entretanto, no ano de 2017, o franco-camaronês foi para o rival Paris Saint-Germain e juntou-se aos sul-americanos Cavani (uruguaio), Dí María (argentino) e Neymar Jr. (brasileiro). Endossou ainda mais o plantel e manteve o clube na hegemonia do futebol francês, conquistando títulos da Copa da França e Campeonato Francês. No último final de semana, após empate do vice-líder Lille, o PSG não poderia mais ser alcançado e ganhou ainda do Monaco por 3×1 com hat-trick do atleta francês – resultados que deram o título francês da atual temporada para o clube de Paris pela sexta vez consecutiva.

No ano passado, o atleta compôs a Seleção de seu país num elenco recheado de boas peças, tais como Griezmann, Pogba e Varane e ajudou sua equipe a conquistar o bicampeonato mundial na Rússia.

Por sua vez, o francês Thierry Henry se destacou no mesmo Mônaco que lançou o Mbappé para o mundo. Henry foi para a italiana  Juventus, mas não teve tanto destaque por lá. Entretanto, ao ser transferido para o inglês Arsenal, o atleta marcou seu nome na história do clube, ao conquistar, inclusive, o título da Premiere League de forma invicta no ano de 2003/2004, ao lado de nomes como o holandês Bergkamp e os compatriotas franceses Pires e Vieira. Tem seu nome gravado na história do Arsenal, onde fez 226 gols e é o maior artilheiro da história do clube. Após destaque na Inglaterra, passou ainda pelo espanhol Barcelona e o norte-americano New York Red Bull.

Pela França, ele pôde consagrar-se campeão na Copa de 1998 em cima do Brasil e com atuação de destaque para Zinédine Zidane, que marcou 2 gols sobre nossa equipe. O futebol apresentado por Henry na trajetória da Seleção, o levou a fazer muitos gols em sua carreira – tentos esses inclusive responsáveis por eliminação da Seleção Canarinho na Copa de 2006. O jogador é o maior artilheiro da Seleção com 51 gols.

É muito cedo ainda para comparar a trajetória de Mbappé com a do ícone francês Henry, porém com a conquista recente da Copa do Mundo e um futebol driblador e ágil, podemos concluir que o jogador pode rumar os mesmos passos do Henry e alcançar ainda mais títulos futuramente. Caso siga essa trajetória brilhante, pode superar o seu compatriota na artilharia da Seleção e conquistar muitos títulos em sua carreira.

Veja mais:

Rennes bate PSG e conquista Copa da França

 



Graduado em Administração na UFRRJ, Apaixonado por Futebol, Flamenguista por Opção, Geek por Natureza, Carioca de Nascimento, Amante de Livros, Cinéfilo, Curte Contar/Apreciar Boas Histórias e Experiências de Vida, Autor do livro "Veredas da Vida: Poéticos Conselhos" (Chiado Books), Sempre em Busca de Novos Objetivos.

Diga-nos o que achou do post: