Marketing management

Marketing Management: desenvolvimento e o crescimento para sua empresa

Marketing management é uma estratégia que garante a eficácia de todas as ações. Essa gestão envolve planejamento, metodologias, processos, objetivos e indicadores para organizar o setor de marketing e aumentar os resultados do negócio.

Para quem não entende sobre o assunto, o marketing se resume apenas a divulgar produtos e serviços, mas se fosse simples assim, não seria necessário contar com uma equipe de profissionais da área.

Na verdade, marketing é uma área complexa e abrangente, que precisa de uma boa gestão para funcionar, caso contrário, dificilmente a empresa vai ter sucesso nos negócios.

As ações pontuais podem até trazer algum resultado, mas não conseguem se manter em longo prazo. Quem quer estratégias que proporcionam resultados sustentáveis, precisa investir em pesquisa, planejamento, ação e mensuração.

Só que também é necessário saber organizar todas essas atividades, e é justamente aqui que entra o marketing management. Ele vai coordenar as atividades e os profissionais envolvidos em sua execução, de modo que a marca alcance o que deseja.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing management e como desenvolvê-lo para fazer o negócio crescer. Confira!

Do que se trata o marketing management?

O marketing management, também conhecido como “gestão de marketing”, é uma metodologia que serve para gerenciar processos, pessoas e estratégias de marketing, tendo como finalidade gerar valor para o mercado e alcançar os objetivos do negócio.

Na obra de Philip Kotler conhecida como “Administração de Marketing”, a gestão de marketing é definida como a ciência de escolher mercados-alvo, atender suas necessidades e assim construir uma relação positiva com eles.

Isso envolve análises, planejamento, implementação e controle. Aliás, estes são aspectos fundamentais na gestão empresarial, de pessoas e financeira do negócio.

A diferença é que quando uma clínica de psicologia integrada investe em marketing management, direciona essas atividades para o marketing, abrangendo diferentes atividades em seu mercado.

Quando as pessoas pensam em marketing, logo se lembram de estratégias de publicidade e divulgação de produtos e serviços, só que o assunto vai muito mais além. Dentro desse universo, também é necessário investir em:

  • Pesquisa de mercado;
  • Definição de preço;
  • Design de produtos;
  • Estratégias de distribuição;
  • Assessoria de imprensa.

Essas e outras áreas se concentram dentro do marketing, mas elas precisam ser organizadas para funcionar.

O gestor de marketing é o responsável por organizar tudo isso e garantir que os profissionais envolvidos tenham um bom desempenho e ajudem a companhia a alcançar seus objetivos.

Como desenvolver o marketing management

Colocar essa metodologia em prática não é algo que será feito da noite para o dia, pois o primeiro passo é compreender a importância da gestão para a organização, além de que também é necessário contar com bons profissionais.

Se uma empresa de curso nr 35 já está pronta para colocar o marketing management em prática, deve seguir algumas estratégias importantes. São elas:

1 – Definir as metodologias

É necessário definir as metodologias de gestão que vão ajudar as organizações a conquistarem seus objetivos. Elas também podem ser aplicadas ao marketing management, como no caso do Agile marketing.

Trata-se de uma adaptação da metodologia ágil para as estratégias de marketing. Isso requer que a equipe trabalhe em ciclos curtos, com abordagem não linear, planos flexíveis, interações e foco total no consumidor.

Por meio dela, é possível responder rapidamente às mudanças que ocorrem no mercado. Afinal, a metodologia Agile costuma estar presente na gestão de projetos, implementando uma abordagem linear e sequencial.

Isso significa que uma tarefa só pode ser começada depois que outra é concluída, além de não haver chances de voltar para a anterior. Apesar de ser algo simples, costuma ser criticado por sua rigidez.

Caso isso não funcione muito bem para a agência ou para a empresa, é possível adotar outros métodos também muito usados no mercado, como o 5W2H, planos de ação, entre outros.

Independentemente da metodologia que uma empresa de içamento queira usar, o ideal é que ela seja abraçada por toda a equipe.

2 – Gestão de estrutura

Uma boa gestão de marketing também precisa ter como foco o ambiente de trabalho, garantindo que ele seja positivo para toda a equipe.

Além de oferecer autonomia e confiança para os envolvidos no projeto, é necessário que eles tenham acesso a bons equipamentos e a todas as ferramentas que precisam para executar o trabalho.

Exemplos disso são computadores e softwares, como no caso do Google Analytics, ferramentas de gestão de redes sociais e de automação de e-mail marketing.

Outro ponto importante é fazer com que o ambiente de trabalho colabore com a agilidade, motivação e produtividade dos profissionais, garantindo sensação de bem-estar e excelentes resultados.

Portanto, estamos falando de um compromisso que a gestão de negócios de uma empresa entregas expressas precisa assumir.

3 – Gestão da equipe

Também é muito importante fazer uma boa gestão de equipe, tendo em vista que o time é formado por diferentes perfis e habilidades, e quanto mais completos eles forem, melhores serão as estratégias de marketing da empresa.

No entanto, sabe-se que dentro da maioria das organizações o time de marketing costuma ser bem enxuto. Tanto é que de acordo com um levantamento realizado pela Content Trends 2019, é necessário ter, pelo menos, 5 funcionários.

Entretanto, o que se vê é que a maioria possui apenas um, contudo, independentemente do tamanho da equipe, o time precisa ter habilidades complementares e alguém para coordenar suas atividades.

O gestor assume o papel de desenvolver um ambiente de colaboração e comunicação, pois somente dessa forma é possível que o grupo tenha sinergia.

A metodologia escolhida por ele vai impactar na maneira como tudo é organizado. Por exemplo, se o gestor de marketing de uma empresa de segurança canoas optar pelo método Agile, mesmo que a equipe seja pequena, terá bastante autonomia.

Isso porque a metodologia envolve reuniões diárias com todas as pessoas que trabalham no projeto. Em contrapartida, se o método usado for Waterfall, as reuniões são realizadas a cada etapa.

Com isso, a equipe acaba se envolvendo menos no projeto como um todo e mais na etapa em que estão trabalhando.

4 – Desenvolver o espírito de liderança

O gestor precisa ser visto como um líder, visto que seu papel é coordenar as atividades e conduzir a equipe para que ela obtenha excelentes resultados.

Nesse sentido, deve-se desenvolver capacidades e atitudes de liderança que vão potencializar o trabalho.

A melhor forma de fazer isso é ouvir feedbacks dos profissionais, entender seus problemas e procurar resolvê-los. É necessário estar perto deles e envolvê-los nas decisões, para que assim se sintam parte da companhia.

Dentro de uma empresa de paisagismo e jardinagem esta é a melhor forma de promover o senso coletivo e criar um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

5 – Promover uma marca consistente

Os consumidores têm vários caminhos para entrar em contato com a marca, seja pelo produto, por e-mail, pelas redes sociais, entre outras possibilidades.

Em qualquer um desses pontos de contato, é crucial que as pessoas percebam que se trata da mesma marca, caso contrário, a mensagem pode se tornar confusa.

O que vemos é que cada canal acaba sendo de responsabilidade de um profissional diferente ou de um setor diferente, nesse caso, o gestor precisa garantir a consistência da marca em todos os meios.

Ou seja, para uma empresa de limpeza e conservação predial, a melhor forma é construir o branding que toda a equipe precisa seguir e fazer com que os profissionais reconheçam a personalidade da marca e seus valores.

6 – Fazer planos flexíveis

O mercado atual muda constantemente, e quando a empresa demora muito para lançar uma campanha, acaba se deparando com uma tendência diferente ou até mesmo um concorrente que trouxe uma novidade.

Campanhas que demoram muito tempo para serem planejadas e executadas acabam perdendo espaço. Por essa razão, o ideal é que o marketing trabalhe com planos rápidos e flexíveis, que possam ser ajustados rapidamente.

Ao implementar uma metodologia ágil, torna-se mais simples conquistar autonomia e reduzir as burocracias para as tomadas de decisões.

7 – Focar no consumidor

O foco das estratégias de marketing das empresas de refeição industrial deve ser o consumidor, pois é desse modo que elas conseguem atender o público e se comunicar com as pessoas ideais.

O gestor de marketing precisa entender o mercado e as necessidades dos consumidores, interagindo com eles e fazendo pesquisas de mercado.

Essas informações precisam chegar a todos os membros da equipe, pois somente assim é que será possível orientar as estratégias em diferentes níveis. Com isso, a decisão passa a ser orientada pelo mercado.

Considerações finais

Fazer um bom trabalho com o marketing management é a melhor maneira de alcançar bons resultados. De nada adianta investir pesado em estratégias brilhantes se todo o processo por trás não for bem organizado.

Seguindo as dicas que demos aqui, o responsável irá fazer uma gestão com as estratégias certas, de maneira ordenada, para garantir que a marca alcance seus objetivos propostos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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