marketing 360 graus

Marketing 360 graus: o que é, vantagens e como fazer

O marketing 360 graus é uma estratégia que leva em conta todos os canais de comunicação para atingir um público-alvo específico. Ou seja, esse modelo faz jus ao nome que possui pela sua abrangência em diversos quesitos.

Com o objetivo de sempre levar uma mensagem e dar abertura para uma comunicação com o consumidor, o marketing 360 graus permite que a marca consiga uma valorização no mercado e, deste modo, potencializar bons resultados.

Tal abordagem se mostra ainda mais forte quando unida à tecnologia, que está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, tornando mais fácil acompanhar o consumidor, seja em uma empresa de instalação ar condicionado portátil ou quaisquer outros nichos.

Mas, afinal, o que é o marketing 360 graus?

Tendo em mente que a globalização aumenta progressivamente e se faz constante no mercado, o ramo do marketing teve que se enquadrar, além de se adaptar, às tendências para não perder a ligação com antigos ou novos clientes.

O marketing 360 graus é a estratégia que visa alcançar o consumidor através de todos os canais que possam ter relevância para esta audiência, levando conteúdos para esses leads por mais de um meio de comunicação.

Desse modo, para chegar ao público, o ideal para uma empresa de transporte industrial é não ficar apenas no envio de e-mail marketing, visto que há estratégias envolvendo o uso de redes sociais ou meios de comunicação de massas, como o rádio ou a televisão.

A abordagem no formato 360 graus também procura olhar para todo o caminho realizado pelo cliente, partindo desde a busca pelo produto ou serviço que tem interesse até chegar à finalização da compra.

Isso também inclui os pontos de contato com a empresa que ele teve neste meio tempo.

Principais vantagens do marketing 360 graus

Uma comunicação completa, que segue o modelo de marketing 360 graus, faz com que a interação entre consumidores e empresas, tanto no formato online quanto no offline, possam trazer resultados positivos.

Não apenas entre o público, como também acaba sendo uma maneira de ganhar destaque entre os principais concorrentes do segmento, pois as múltiplas formas de comunicação se tornam uma vantagem que também se torna um diferencial.

Por sua vasta concorrência e competitividade no ramo, a vantagem para uma empresa de arquitetura utilizar um marketing 360 graus transforma-se em um fator que faz com que ela se destaque entre as demais, e com isso consiga fechar negócios.

O empreendimento acaba se tornando valorizado quando utiliza essa estratégia, visto que, por estar em vários canais que o consumidor possa ter acesso, as oportunidades para iniciar um contato e estabelecer um relacionamento são mais simples.

O que, por consequência, ainda facilita a fidelização do público-alvo em potencial. O posicionamento durante a comunicação, além da forma ou linguagem da qual uma empresa estabelece, também estimulam o consumidor a permanecer.

O que melhora o relacionamento que eles possuem, com um vínculo mais forte ou duradouro que pode se tornar ainda mais intenso com as experiências que o cliente vai adquirindo a cada processo de compra.

Por ser um meio para atingir vários clientes, o marketing 360 graus também permite que as campanhas de uma empresa paisagismo e jardinagem tenham alinhamento com o mercado, facilitando o seu conhecimento por parte do público-alvo, facilitando os feedbacks.

Como utilizar o marketing 360 graus?

Nas fases iniciais do planejamento de marketing 360, é importante considerar como base para que as estratégias funcionem como esperado, alguns pontos, como:

  • Objetivos;
  • Segmentações;
  • Monitoramento;
  • Resultados estipulados.

O objetivo trata-se de uma das peças importantes de uma estratégia de marketing, pois além de englobar as metas estipuladas, são eles que servirão como um mapa para alcançar os interesses de uma empresa.

Logo, em uma empresa de blindagem de automóveis, o objetivo pode ser de realizar o serviço e conquistar os clientes, além de ganhar um renome no mercado ao ponto de conquistar investidores.

Segmentar o público-alvo é fundamental quando se fala de estratégias de marketing, podendo ser usado canais únicos ou múltiplos para definir como é o estilo de vida ou as características mais personalizadas dos leads para montar a estratégia adequada.

Já que ao planejar as definições e segui-las acaba gerando uma economia no orçamento que está destinado as publicidades, porque elas serão feitas somente onde a audiência tem mais acesso para serem conduzidas pelo funil de vendas.

Com os dados levantados de como a empresa está se desempenhando ao longo do processo de compra ou de fidelização de um cliente, torna-se mais prático ter o processo de monitoramento dos resultados.

Tanto em questão de vendas, popularidade ou qualidade de serviço, existem métricas que podem fornecer dados reais sobre os parâmetros das quais uma empresa deseja saber e, com isso, ter conhecimento do que está dando certo e do que pode ser mudado.

É por meio do monitoramento das métricas que também são indicados o tráfego de uma página na internet ou visitas em uma rede social, suas interações e como podem ser aumentadas.

Assim, uma empresa de reforma comercial que utiliza as páginas na web para divulgar seus produtos, pode também ter um controle de quem navega pelo site e quem tem interesse no serviço, seja através do orçamento ou das dúvidas que são respondidas.

São através dessas estratégias que é possível adquirir uma base de quais são os resultados esperados, como consegui-los ou mantê-los.

Além disso, os modelos de agência 360 tem como o objetivo focar na estratégia de marketing como um todo, permitindo algo mais amplo e que conta com a ajuda de especialistas, não se restringindo apenas a alguns serviços.

O que pode ocorrer também na taxa de aumento do número de consumidores, porque quanto maior o nível de satisfação com o que é oferecido, maior a quantidade de novos clientes que sentem suas necessidades sendo supridas.

Estratégias que podem ser incluídas no marketing 360 graus

Por abranger várias possibilidades de atuação para chegar até um cliente, algumas das plataformas das quais pode se estabelecer contato, são:

  • Site e blog;
  • Redes sociais;
  • Live marketing;
  • Marketing tradicional;
  • Marketing de conteúdo.

Os sites são os primeiros meios a serem escolhidos como uma fonte de canal, em conjunto com as redes sociais, por conta da facilidade de muitos contarem com um layout personalizado, que permite uma adaptação para a imagem da empresa.

Através dos conteúdos textuais de um site, que podem estar devidamente adequados ao SEO, possibilita que, ao serem buscados assuntos que possuem alguma relação, a plataforma traga o site nos resultados, podendo ser de forma orgânica ou paga.

Já as redes sociais se tornam opções pela sua popularidade e praticidade de serem gerenciadas, podendo ser uma forma mais rápida de conexão pelas possibilidades de conteúdos e plataformas existentes e os mais diferentes públicos-alvo.

Embora seja importante ter cuidado com os tipos de linguagens utilizadas nessas mídias, evitando a forma padrão que pode gerar um efeito contrário ao de aproximar.

Com a finalidade de obter um envolvimento ainda mais profundo do público, o live marketing é feito por meios de eventos, feiras, palestras e outros meios para promover um contato mais direto.

Como uma feira de tecnologia e equipamentos, uma empresa de calibração de balanças pode conquistar muitos consumidores com demonstrações e workshops sobre como o negócio funciona.

Assim como o marketing 360 graus faz uso de práticas mais modernas, também é possível englobar o marketing tradicional com banners, panfletos e demais meios offline, desde que eles consigam surtir efeito com o público-alvo e não gerar perda de lucros.

O marketing de conteúdo é a forma mais utilizada quando se trata na conversão de leads e de vendas, posto que é com ele que o empreendimento sai do modo vender para falar sobre o assunto, demonstrando uma autoridade com os conteúdos relevantes.

Assim como os sites, a otimização de páginas com o SEO facilita o encontro do negócio com maior facilidade, seja pelas buscas de palavras-chaves ou por hashtags nos espaços destinados nas redes sociais.

Considerações finais

O marketing 360 se tornou uma ferramenta que pode ser enquadrada nos mais diferentes tipos de segmentos e trazer resultados positivos para todos eles, desde uma empresa de caçamba entulho até lojas de artigos para bebês e crianças.

Sendo feita por uma equipe de marketing própria ou por uma agência especializada no ramo, esse modelo de marketing permite que a consolidação de uma empresa no mercado seja ainda maior.

Por abranger uma vasta possibilidade de se interligar com o cliente, o modelo 360 graus se torna uma ótima opção para quem deseja se destacar no começo do empreendimento ou se consolidar ainda mais.

Portanto, utilizando as estratégias certas para o que mais se adequa ao empreendimento, o marketing 360 graus se apresenta como um modo bem-sucedido no segmento do qual atua, ao mesmo tempo em que conquista muitos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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