Mantendo a Ordem no Lar!

Quanto do seu dia você gasta para arrumar a bagunça?

Como é difícil conciliar as obrigações do dia a dia e conseguir minutinhos para fazer alguma atividade prazerosa, deixando de desperdiçar tempo com tarefas desnecessárias.

As dicas de hoje são úteis e práticas para dar fim ao caos em todos os cantos da casa.

Não existe um modo de organização que não se inicia pela arrumação caprichada, abrir os armários e se desfazer dos objetos desnecessários.

Comece pelo ambiente que mais é utilizado por você, inicie a arrumação fazendo o exercício de desapego, decidindo o que fica e o que vai embora, o truque é imaginar que está de mudança.

Esvazie uma gaveta ou prateleira por vez, separe os itens que serão doados, o que serão guardados e os que serão jogados fora colocando-os em caixas ou sacolas devidamente etiquetadas para que elas não fiquem na casa e sim seu destino certo.

Encaminhe para doação os objetos em bom estado e para a reciclagem aqueles que não podem ser consertados ou que não estão conservados.

Lembrando que os objetos que estiverem em casa devem ser práticos, funcionais e facilitar o dia a dia!

Se tiver em dúvida sobre o item tente responder as seguintes perguntas:

  • No último ano, alguém precisou desse objeto?
  • O objeto tem valor sentimental?
  • Esse item tem ou terá alguma utilidade nos próximos meses?
  • Manter o objeto é mais importante do que ganhar espaço?
  • Caso esteja quebrado, vale a pena consertá-lo?

Caso respondeu ao menos um “não” para as perguntas, é hora de dar ADEUS ao objeto. Afinal acumulação de objetos dificulta a organização.

Assim também para os brinquedos das crianças, uma boa época é realizar próximo ao natal, pois nesse período as crianças estarão estimuladas pelos brinquedos novos, lembrando-os de que a doação de brinquedos antigos ou que não brincam mais pode ser a felicidade de outras crianças.

Nota-se que a organização não tem a ver com aparência do cômodo, mas sim da funcionalidade dos objetos, por exemplo as toalhas, por mais que na loja elas ficam lindas empilhadas nas prateleiras, uma boa forma é enrola-las ao guardar, ocupando assim menos espaço nas prateleiras.

Se durante a organização, observou que o objeto tem utilidade, mas não é manejado sempre, então deve ser guardado em um local alto, onde não precise ficar mexendo sempre e nem atrapalhando demais objetos.

A organização não se destina as MÃES, e sim para TODOS OS INTEGRANTES da casa, e para que os pequeninos aprendam isso nada melhor do que na prática ou ainda observando os adultos responsáveis da casa.

Ensine-os que o material escolar dever ser guardado depois do estudo, roupas sujas vão para o cesto, copo de água na pia, etc.

Crie o hábito de organização logo depois de levantar, como o caso da cama, garanto que o ambiente ficará mais leve já com esse ato.

Se achar viável escreva em um quadro as tarefas de cada um dos moradores, determinando até mesmo a programação com tarefas semanais ou diárias de cada um.

Como diz o ditado: “Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar”, se mantiver esse mantra ativo em seu lar, tudo ficará sempre em seu devido lugar, não auxiliando para a “poluição” do ambiente.

Outra dica é passar pelos cômodos com uma caixa em mãos recolhendo itens que estiverem fora de seus lugares, mesmo que não tenha tempo no momento para colocar todos no lugar que escolheu, deixe a caixa de fácil acesso a sua visão assim lembrando de guardar esses objetos.

O que mais desapontam as donas de casa das bagunças são os reparos, e claro que deve achar que isso não faz parte da organização de uma casa, mas é total engano.

Os reparos assim como a organização devem ser sempre sanados.

Como mais um ditado já bem conhecido: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.

Quebrou o liquidificador, mande consertar;

Pegou livro emprestado e já leu, devolva-o ao dono;

Tirou roupa do cabide experimentou, mas não usou, pendure-o novamente;

Há lâmpadas queimadas, substitua-as e jogue fora as queimadas;

Torneiras pingando, conserte-as.

Resumindo providencie os reparos o quanto antes.

E para que isso seja cada vez mais eficiente deixe sempre à mão um bloquinho onde possa fazer lista das necessidades da casa, organização, limpeza, compras ou ainda reparos.

Hoje com a tecnologia muito nos auxilia nessas horas abuse dos aplicativos que o celular oferece ou ainda os que podem ser baixados gratuitos.

Eu mesma já pratico com alguns aplicativos, até mesmo para fazer lista de compras com todos os detalhes que preciso do produto.

Organização e casa limpa não é só para dona de casa, pois se tem um lar então deve cuidar da mesma, não queira ser a “Amélia” de ninguém, cada um com sua função.

Isnta: @drikavbrazil

Até breve.

 

 



Formada em Letras (desde 2011), a paixão da escrita ainda vive em mim, mas como tudo leva seu tempo para aflorar, resolvi antes me formar em Pedagogia (desde 2014), onde obtive um olhar carinhoso pela educação, nas dificuldades da vida decidir aproveitar da minha paixão e juntar o útil ao agradável, escrevendo sobre diversos temas, inclusive educação.

Diga-nos o que achou do post: