Mães de primeira viagem: 7 dicas essenciais para não passar sufoco

A maternidade é um momento de felicidade na vida de muitas mulheres, contudo, acaba sendo um momento cheio de dúvidas.

Embora seja um momento em que a mulher terá bastante ajuda, estudar e obter conhecimento sobre a maternidade por si só faz parte da jornada e é importantíssimo para seu desenvolvimento como mãe.

As mamães de primeira viagem encaram muitos desafios ao longo da vida de seus filhos, portanto, quanto mais elas souberem sobre essa nova experiência, menos dificuldades elas passarão.

Será uma jornada de experiência e toda ajuda é válida, certo? Sendo assim, continue acompanhando esse artigo com bastante atenção para aprender algumas dicas para mães de primeira viagem.

Boa leitura!

Entenda as 7 dicas essenciais para mães de primeira viagem não passarem sufoco

Está grávida, mas não tem nenhuma experiência nesse assunto? Não se preocupe, com alguns conselhos, seguramente, você conseguirá cuidar do seu filho de forma bastante tranquila.

Dica #1: Conheça os profissionais e hospitais com antecedência

É importante que você faça uma lista de todas as maternidades, pediatras e obstetras disponíveis para realizar o seu pré-natal e o seu parto, desta forma, você consegue entender quais são as suas melhores opções.

Também é interessante visitar esses locais e conhecer os profissionais, isso faz com que você se sinta mais segura e evita que problemas aconteçam em momentos críticos.

Dica #2: Não recuse nenhum tipo de ajuda

Ser mãe de primeira viagem acaba sendo cansativo e qualquer mulher fica sobrecarregada com essa tarefa, logo, toda ajuda é bem-vinda, seja durante a gravidez, seja após o parto.

Não se acanhe em solicitar ajuda do parceiro, da mãe, irmã, tios, amigos, sogra, etc.

O seu filho vai precisar de você a todo momento, isso significa que ficará difícil realizar outras atividades, que podem ser feitas por outras pessoas.

Dica #3: Siga uma rotina com o bebê

Há diversas informações para mães de primeira viagem que são valiosas, a dica de seguir uma rotina é uma delas, portanto, tenha o momento de acordar, de dormir, de mamar, de brincar.

Isso é ótimo para que o bebê tenha uma vida mais tranquila e também irá beneficiar o resto da família.

Dica #4: Tenha uma reserva financeira emergencial

Além dos gastos tradicionais de ter um recém-nascido em casa, com roupas, fraldas, mamadeiras e remédios, alguns imprevistos podem acontecer e para evitar o sufoco é ideal ter uma reserva financeira para essas emergências.

O planejamento financeiro vai além do básico e dará muito conforto para as mães de primeira viagem que ficam cheias de incertezas e inseguranças.

Dica #5: Liste tudo aquilo que será necessário

É essencial que as mamães de primeira viagem tenham tudo aquilo que será necessário em termos de acessórios, produtos de higiene, roupas, móveis, etc.

Alguns itens não precisam ser adquiridos de cara: brinquedos, copos e talheres são elementos que poderão ser comprados quando o seu bebê estiver mais crescido.

Vá adquirindo tudo aos poucos, sem extrapolar o orçamento e finalize essas compras até o início do semestre final, pois se a criança for prematura, você terá tudo que precisa em mãos.

Dica #6: Não perca a calma ao ouvir o choro do bebê

Já adianto que seu bebê vai chorar e que ser mãe de primeira viagem requer muita paciência, saiba que o choro é a única maneira que o pequeno tem de se comunicar, logo, ele vai chorar muito.

É comum que as mães de primeira viagem achem que a criança está com fome, com dor ou suja, porém, em alguns casos o bebê pode estar apenas com tédio ou vontade do colo da mãe.

Dica #7: Divida as responsabilidades com o pai

É excelente que nesse momento você tenha toda ajuda do pai da criança, afinal, o bebê não foi feito sozinho e essa conexão é importante para que a família cresça forte.

Não fique insegura!

É comum que a insegurança domine os pensamentos das mães de primeira viagem, mas esse é um momento que esse sentimento deve ser evitado ao máximo, portanto, reflita sobre as dicas e mude sua perspectiva sobre a maternidade.

Gostou do texto? Visite o site Torcida Baby e monte o seu enxoval!



Diga-nos o que achou do post: