luminárias suspensas

Luminárias Suspensas: como usar nos ambientes?

As luminárias suspensas estão conquistando cada vez mais adeptos, mas muitos têm dúvidas em relação ao modelo que devem escolher. É necessário ter cuidado porque as luminárias também fazem parte da decoração.

Por conta disso, vão influenciar no aspecto do ambiente e uma escolha errada pode prejudicar sua composição. Aliás, a iluminação é um fator muito importante e faz com que cada cômodo seja mais valorizado, além de favorecer o uso.

No mercado, é possível encontrar diferentes modelos de luminárias suspensas, com estilos diferentes e cada um deles complementa um tipo de decoração nos ambientes. Se você quiser que a iluminação interna seja assertiva, deve conhecê-los.

Procure se atentar aos tipos de luminárias que fazem sentido em cada espaço, pois aquela que você usa na cozinha, não pode ser utilizada, por exemplo, no quarto.

A finalidade de cada ambiente precisa ser respeitada, e isso pode gerar muitas dúvidas na hora de escolher. Se você também está com esse problema, leia este artigo, mas vamos esclarecer alguns pontos.

Vamos mostrar como utilizar a luminária suspensa em cada ambiente, dar algumas dicas para escolher a luminária ideal e falar um pouco sobre a decoração de ambientes.

Aplicando a luminária suspensa em cada cômodo

Cada cômodo da casa possui uma função, por isso, a decoração e os elementos presentes nela precisam estar de acordo com a funcionalidade do ambiente.

Assim como não se utiliza um sofá na cozinha, a luminária que você colocou na sala também não deve estar no local onde preparamos os alimentos. Algumas dicas para não errar na escolha da sua luminária são:

Sala de jantar

Vamos começar por este cômodo porque a iluminação suspensa é muito comum nele e as pessoas costumam caprichar nos cuidados, por meio de limpeza carpete e uma mobília confortável.

Nesse espaço, a protagonista é a mesa, por isso, ela deve ser exaltada, o que pode ser por meio de iluminação especial ou com adornos.

Receber amigos e familiares para jantar é um momento íntimo, que precisa de um ambiente confortável e moderno. A luminária da sala de jantar depende muito do estilo de decoração, pois é possível usar pendentes modernos ou rústicos.

No entanto, a altura é bem específica, caso contrário, pode atrapalhar o momento das refeições e as conversas à mesa. Procure uma luminária de 70 cm, pois esse tamanho é suficiente para iluminar todo o ambiente.

Escritório

Esse tipo de iluminação é ideal em pontos específicos do cômodo, por isso, pode ser usada nos escritórios.

Cada vez mais pessoas trabalham em casa, por isso, preparam um espaço adequado às atividades do dia a dia, por meio de cortina persiana vertical e outros elementos, como:

  • Cadeira ergonômica;
  • Mesa sob medida;
  • Estante;
  • Prateleira.

No contexto do espaço, é fundamental uma boa iluminação, pois ela vai ajudar a manter a concentração e a produtividade ao longo do dia. A luminária suspensa faz tudo isso e ainda deixa o ambiente mais bonito e personalizado.

É possível encontrar diferentes maneiras de iluminar o escritório e a iluminação pode ser homogênea. Só que no caso das luminárias pendentes, é uma forma de posicionar a luz diretamente sobre a mesa ou escrivaninha.

Cozinha

A cozinha é um dos ambientes que precisam de uma excelente iluminação, pois é nela que cozinhamos e consumimos os alimentos. Nesse espaço, a luminária suspensa costuma ser posicionada no balcão ou nas ilhas.

Ela gera pontos de iluminação específicos que favorecem a decoração e melhoram a funcionalidade do espaço.

Lembre-se de que nesse ambiente existem eletrodomésticos e outros itens metálicos e seguir esse padrão na escolha da luminária é uma boa dica. Caso contrário, prefira algo mais colorido para trazer cor ao ambiente.

Sala de estar

Outro lugar para investir na luminária suspensa é a sala de estar. É nela que recebemos as visitas, assistimos TV, relaxamos e temos bons momentos em família.

Além da contratação de uma empresa serviço de limpeza e da organização do ambiente, para que ele seja realmente confortável, a iluminação deve ficar acima da mesa de centro ou em alguns cantos.

A iluminação no centro traz uma decoração mais centralizada enquanto a segunda opção traz sensação de conforto, e você pode encontrar diferentes tipos de luminárias que combinam com a decoração.

Dicas para escolher a luminária ideal

Para escolher a melhor luminária pendente para o seu projeto, existem alguns aspectos que devem ser considerados. Um deles é a função do ambiente. Para que o cômodo será usado? A resposta para essa pergunta vai direcionar a escolha.

Se você precisa de uma opção capaz de iluminar todo o ambiente, uma dica é optar pela cúpula translúcida, pois ela permite que a luz cubra todo o espaço com conforto e aconchego.

Não importa se o projeto tem instalação de forros de pvc ou sanca de gesso, é possível usar a iluminação pendente, mas não se esqueça de prestar atenção à intensidade da luz.

É fundamental escolher corretamente a intensidade da luz para que o local fique confortável e funcional. A luz branca deve estar presente em home offices, enquanto a luz amarela é adequada a espaços acolhedores, como os quartos.

O estilo da luminária precisa combinar com o restante da composição, portanto, se a sua decoração for rústica, não tem sentido escolher uma luminária moderna.

Procure escolher modelos flexíveis na instalação, pois eles permitem regular o tamanho do fio, dentre outras facilidades.

Como falamos anteriormente, a altura dessa iluminação é bastante específica, por exemplo, na sala de jantar ela deve ter entre 140 e 150 cm de distância do chão, e entre 70 e 90 cm de distância da mesa.

Em um quarto planejado solteiro masculino, a luminária deve estar entre 30 e 50 cm distante do criado-mudo. Já na cozinha, cerca de 200 cm de distância da pia ou mesa, e de 70 a 100 cm de distância da mesa de refeição.

Por fim, em corredores e áreas livres, a distância deve ser entre 200 e 210 cm. O alinhamento do pendente depende muito de onde ele será instalado.

O ideal é que ele destaque aquilo para onde está centralizado, ou seja, não é necessário iluminar o ambiente todo. Se o propósito é iluminar a mesa de jantar, o pendente deve estar localizado acima dela.

Dicas para decorar os espaços

Agora que você já sabe como escolher a iluminação pendente ideal, vamos falar um pouco sobre algumas dicas para decorar os espaços.

Na sala de estar ou sala de jantar, o estilo da luminária vai depender da concretagem de pisos e outras composições da decoração.

A iluminação pode ser usada para decorar o móvel, como no caso de uma mesa de centro, da mesma forma como pode destacar a mesa de jantar.

Lembre-se de que esse tipo de luminária tem uma função decorativa, exceto em espaços como cozinhas e escritórios. Se for decorar a sala de estar ou sala de jantar, procure modelos mais bonitos e menos funcionais.

Isso traz mais liberdade na hora de escolher aquele que realmente valoriza sua decoração. Já no quarto, procure seguir a personalidade de quem vai utilizá-lo. Se o propósito for criar um ambiente mais rústico, luminária com pendente é a melhor opção.

Para criar um local mais intimista, além do uso de piso elevado para cpd, invista em peças maiores, como no caso dos cones, posicionando a luminária na mesa de cabeceira.

O quarto é o ambiente perfeito para iluminações focadas, uma vez que é um local de descanso. Quanto ao home office, procure opções funcionais, pois vão garantir uma iluminação eficiente e de bom desempenho.

A cúpula bem direcionada, de preferência sobre a mesa, facilita a rotina de trabalho e a leitura. Na verdade, a luminária pendente colabora com a iluminação, mesmo se não for direcionada. Se este for o seu caso, prefira modelos com iluminação difusa.

Na cozinha, assim como as portas automáticas, esse item é capaz de criar uma atmosfera moderna e criar um clima agradável. Escolha aquele tipo que mais se adequa ao tamanho do ambiente e lembre-se de que a iluminação precisa ser mais forte.

A luz da cozinha deve sempre ser fria para iluminar melhor o cômodo. Da mesma forma, pode ser aplicada na varanda gourmet, mas ela deve ser um pouco menor para não impactar a visão de quem está utilizando o espaço.

Considerações finais

A luminária pendente pode ser usada em diversos ambientes, como vimos ao longo deste artigo. Basta saber escolher a opção ideal para suas necessidades.

Com as dicas que demos aqui, vai ficar muito mais fácil decorar o seu projeto e garantir a iluminação ideal para cada cômodo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: