Lições para adultos

Quem é adulto hoje que nunca leu um gibi da Turma da Mônica? Essa turminha de crianças faz parte da infância de grande parte dos brasileiros. O filme “Lições”, com crianças representando os personagens da Turma da Mônica, estreiou nos cinemas no final do ano passado e chegou em um grande streaming esse mês (abril/2022). É o segundo filme da Maurício de Sousa Produções como filme de aventura brasileiro para crianças. Ao assistir “Lições”, entretanto, não são só as crianças que podem aprender algo. Além do tema da amizade, o filme pode ajudar os adultos a encarar um problema universal: os medos que os afligem.

Não deixe de ler o texto (ou ver o filme) por um preconceito bobo de que uma história infantil não pode ensinar nada aos adultos. Se você costuma ver filmes infantis sabe que todos eles trazem grandes lições de vida. Se não costuma assistir essas histórias, não sabe o que está perdendo. A cada dia as obras cinematográficas infantis estão mais caprichadas com elenco competentíssimo, figurino e arte exuberantes. Está na hora de deixar esses preconceitos de lado e tirar um tempo para sentar ao lado de seus filhos ou sobrinhos e curtir uma bela história infantil. Você vai se aproximar ainda mais da criança ao seu lado (afetivamente falando), além de alimentar sua criança interior (precisamos falar mais sobre isso!).

Voltando ao filme: a obra põe em foco a importância da amizade e como ela é importante para o crescimento e desenvolvimento infantil. No entanto, não é só isso. Há uma discussão sobre o medo que as crianças têm de crescer e de se afastar das brincadeiras e amiguinhos. É um medo real que nossas crianças vivem. Mas além disso, cada personagem precisa aprender a superar seus obstáculos individuais, seus medos particulares. Cada personagem precisa superar seu principal medo para que suas vidas sigam em frente e se desenvolvam. Não é assim com os adultos também? Quantos medos nos paralisam e nos impedem de seguir em frente? A superação de cada medo particular é uma das chaves para o sucesso seja pessoal ou profissional.

Na cena em que o Cascão precisa superar seu medo de água, vemos que muitas vezes agimos como criança. Sabemos que algo é irracional, que aquele medo não se justifica, mas ainda assim nos sentimos paralisados por ele. É preciso um esforço consciente, proposital, para superar aquele medo e não deixá-lo maior do que nossa coragem. Simples assim. Simples, mas não fácil. Só se supera um medo fazendo aquilo que nos amedronta. Simples assim. Mas nada fácil. Ver o filme pode nos ajudar a criar aquela coragem que faltava para sermos mais forte.

Veja o filme, relaxe, deixe sua criança interior reviver toda a magia da Turma da Mônica. Esse pode ser um momento mágico de retorno à infância que pode ajudá-lo a mudar o seu olhar sobre sua vida adulta. Não custa tentar…Se não aprender nada, não tem problema. Afinal divertir-se com um filme é mais do que um belo motivo para vê-lo.



Carioca apaixonada pelo mar e pelas montanhas, hoje vive em Belo Horizonte e é mineira de coração. Ama livros, literatura, cinema e música. Vive uma busca constante em aprender e explorar o mundo, mas cada vez mais se volta para o autoconhecimento e a autocura. Escreve desde sempre: crônicas, resenhas, artigos literários e artigos diversos. Já foi revisora de livros e professora. Agora dedica-se a ler e escrever.

Diga-nos o que achou do post: