“Que o Sol ao tocar minha pele reflita quem realmente sou, raios que me invadam os poros e revelem entre a luz o que não suporto mais esconder, não sou o que a minha imagem diz ou pensam sobre mim, como me veem, essa não sou eu, visto um corpo ao qual não escolhi, aprisionada em pele errônea minha alma sofre por não voar, quero subir ao sol sentir seu calor e aceitação, ele toca as flores tanto quanto a lama não faz distinção, com minha liberdade renomeada vestida de minhas entranhas verdadeiramente serei eu, apenas eu”
Em um certo momento durante a Pandemia me deparei em um boletim de ocorrência virtual com uma pergunta sobre orientação sexual, de qual seria meu gênero e não a forma tradicional como: feminino ou masculino. Agora classificados como Heterossexual, Homossexual, Bissexual, Assexual, Pansexual, Gênero Binário, Agenero, Cisgenero, Transsexual.
Foi-me feita à pergunta de qual seria a minha orientação sexual, fiquei intrigada da necessidade desse momento de a sociedade nos pedir um posicionamento, então vamos elucidar quem somos.
São as orientações sexuais na forma de se relacionar que trataremos aqui.
Qual o significado de LGBTQI+, englobando Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexual, Travestis, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais e Mais.
L- Lésbicas
Femininas (mulheres Cis outras que sentem atração pelo mesmo gênero)
G- Gays
Masculinos (homens Cis outros que sentem atração pelo mesmo sexo.
B- Bissexuais
Masculinos ou Femininos ( homem ou mulher que sentem atração pelos dois gêneros)
T- Transsexuais, Transgêneros e Travesti
Masculinos ou Femininos ( pessoas que não se identificam com seu sexo de nascimento, termo relacionado a identidade de gênero e não a orientação afetiva/sexual.
Q- Queer
Feminino ou Masculino ( Pessoas que transitam entre os dois gêneros afirmam que orientação sexual e identidade de gênero são formados por meio de construção social e não de uma funcionalidade biológica.
I- INTERSEXO – HERMAFRODITA
Masculinos ou Femininos ( nascem com características sexuais biológicas que não se encaixam na forma binária ou seja não definidos entre masculino e feminino )
A- Assexual
Masculinos ou Femininos
( Pessoas que tendem a apresentar pouco ou nenhuma atração sexual por pessoas sejam elas do mesmo sexo ou do sexo oposto)
+ Mais Pansexuais, Não Binários entre outros
( Representam as diversas possibilidades de identidade de gênero ou orientação sexual existente)
Pansexual
Masculino, Feminino e transgênero ( sentem atração por pessoas independente dos gêneros ou orientações sexuais, o que os diferenciam dos bissexuais)
Gênero Não Binário
(pessoas que não se identificam exclusivamente com a definição de masculino e feminino, acreditam na existência de um terceiro gênero, esta é uma crença comum reconhecida em diversas civilizações existentes no mundo )
Agenero
( pessoas que não se identificam e não se importam com a sua identidade de gênero, gênero neutro )
Cisgenero
(pessoas que aceitam e se identificam com o padrão estabelecido entre o gênero e o sexo biológico)
Mas como seremos classificados, divididos por nossa orientação sexual existente? Quem somos?
Sempre seremos Seres Humanos em primeiro lugar, indiferente a nossa orientação sexual existente, o que fazemos em nossa intimidade não nos fazem superiores ou inferiores a ninguém, as nossas atitudes éticas, morais e civis com quem nos relacionamos não mudam ou retiram nossos direitos e nem acrescentam a mais. Essa divisão em pequenos grupos nos classificando mostra o poder e a coragem de se posicionar, mas também não nos tornaria por outro lado grupos minoritários mais fáceis de serem atacados?
Como pessoas livres com direito de liberdade de expressão e posicionamento, temos o compromisso de respeitar às escolhas alheias, sempre!
“Somos feitos de uma geração onde Liberdade e Tolerância são as nossas Definições”
Thatyanna de Souza Cesar
Thaty Thaty Contos e Poesias