Jaqueta de couro

Jaqueta de couro: a peça que não pode faltar no seu inverno

Uma jaqueta de couro pode acrescentar muita personalidade ao seu guarda-roupa. Afinal, foi-se o tempo em que o couro era um material de nicho.

Hoje se converteu em um favorito nas mais diversas áreas que envolvem a estética, estando presente na moda também sob a forma de saias, calças, sapatos, blusas e vestidos.

Este artigo vai apresentar muitas formas de combinar essa peça, tornando-a viável para todos os tipos de ocasiões sociais.

Um coringa para estações mais frias 

A jaqueta de couro tem uma história quase tão longa quanto sua principal matéria-prima. A peça ganhou a preferência ainda em 1928, sinalizando uma fase da moda caracterizada pela jovialidade e mistura de tecidos mais encorpados.

O couro está presente na indústria moderna na decoração de cadeiras, sofás e poltronas, bem como no revestimento de bancos automotivos. Seu uso nas roupas foi resgatado e impulsionado pelo surgimento de um substituto barato: o couro sintético.

A extração e curagem do couro legítimo pode ser um processo caro, limitando a peça apenas para aqueles com maior renda. O couro sintético ou ecológico é produzido de derivados de plástico, barateando roupas e sapatos criados por ele.

A moda do couro ecológico atingiu até mesmo o design de ambientes, com detalhes deste material encontrados em um painel canaletado amadeirado. Assim, a jaqueta ecológica ganhou as lojas varejistas e hoje é uma das peças mais procuradas.

Fornecendo proteção contra a chuva, por sua superfície impermeável e, por isso, diminuindo a perda de calor entre o ambiente externo e o corpo, a jaqueta de couro é um coringa do inverno que pode também ser usado em fases mais amenas, como o outono. 

Formas de usar a jaqueta de couro

A jaqueta de couro pode compor looks formais e informais, utilizados para as mais diversas ocasiões. Como um coringa, a peça pode acrescentar novos ares a uma calça, macacão ou camisa muito utilizada, renovando a aparência de composições repetitivas.

A jaqueta de couro pode servir como proteção à chuva ou como aproveitamento de roupas típicas para o verão, como vestidos, blusas de alça e saia. Algumas das melhores combinações possíveis com essa peça são:

Jaqueta + jeans: uma proposta informal

O encontro entre a jaqueta de couro e roupas em jeans é a união entre os maiores coringas do vestuário feminino e masculino. Essa união pode se dá pela preferência unânime à calça jeans ou pela sobreposição com camisetas ou mesmo outra jaqueta, feita do material.

A união da jaqueta de couro com uma peça jeans costuma formar looks mais despojados, que podem ser usados em espaços de trabalho pouco formais, ou nos mais diversos eventos em dias de inverno.

A proposta pode mudar o tom por completo ao modificar detalhes, um deles é a cor do jeans.

É do conhecimento geral que jeans mais claros são percebidos como mais informais, enquanto jeans de tons escuros, com poucas variações e estampas, são mais usados em peças que exigem um nível de discrição maior.

Ao substituir uma calça jogger de tons claros por uma skinny, ou uma calça reta jeans preta, especialmente quando se alia a um salto ou sapato fechado, o resultado é mais formal. Separar looks por saco de tecido personalizado pode ajudar na visualização de opções.

A calça jeans pode ser usada com uma camisa de botões, o que acrescenta maior sofisticação ao conjunto. Se quer originalidade, aposte nas sobreposições de camisas jeans ou outras jaquetas, uma prática mais recomendada em regiões mais frias.

Jaqueta + peça em seda: mix de texturas

Um dos principais atrativos das jaquetas de couro é a textura agradável aos olhos e ao toque suave, ao passo em que guarda consigo um leve grau de brilho. As peças de seda também são conhecidas pela estética incomum de sua superfície.

Camisas, calças e vestidos de seda podem ser combinados, em um toldo para loja de roupa, com uma jaqueta de couro, com resultados muito bons para eventos durante a noite. Essa combinação de texturas cria um visual arrebatador e muito elegante.

As peças de seda são também uma chance de inserir cor ao seu look. Muitas pessoas se sentem inseguras para adquirir uma jaqueta que fuja dos tons mais clássicos, como o preto e o marrom, mas não desejam perder pontos de cor em seus looks diários.

Roupas de seda não encontram o mesmo nível de resistência, por isso, estão disponíveis no mercado em uma maior variedade de cores. É possível investir pouco em peças de seda nas cores vermelha, azul, verde e outras.

A textura brilhante e macia, bem como o caimento maleável da seda acentuam o que há de melhor nessas tonalidades, tornando as cores ainda mais belas. Cabe analisar o uso de ferro de passar roupa industrial para acentuar qualidades da peça.

Jaqueta + alfaiataria para o trabalho

A jaqueta de couro esteve por muito tempo associada aos coturnos, pulseiras de metal e outros símbolos contracultura, sendo com isso ligadas ao que é jovem e descontraído. Quando se deseja usar a peça em locais formais, tal percepção gera receio.

É possível transformar a jaqueta de couro em um look formal, aceitável para ambientes corporativos. Uma das formas de fazer isso é incluindo peças de alfaiataria ao conjunto, como calças ou mesmo sobreposições com blazers.

Se a roupa estiver devidamente ajustada ao corpo, através de uma agulha para aplicador de etiquetas, o resultado final é ainda mais sofisticado. Assim, a jaqueta torna-se possível em qualquer ambiente, sob qualquer circunstância.

Jaqueta + sueter: formalidade para dias frios

Uma jaqueta de couro aliada a um suéter é uma opção ideal para aqueles que enfrentam invernos mais rigorosos, mas não querem abrir de um agasalho mais curto. Para evitar ou variar o uso de grandes casacos, a proteção térmica da jaqueta pode ser reforçada.

O suéter é uma peça presente no guarda-roupa feminino e masculino, feito de lã, algodão ou da combinação destes, oferecendo diferentes graus de retenção do calor. As peças de lã são mais indicadas neste caso, mas é bom conferir o tamanho da jaqueta já adquirida.

Isso porque a lã é um tecido mais grosso. Ao contá-la com a camiseta que vem por baixo do suéter, cria-se um volume de roupas que pode tornar a passagem da jaqueta apertada, especialmente na região dos braços.

Por isso, se as sobreposições são seu objetivo, busque jaquetas mais largas, com um ou dois números a mais. Para higiene, envie todas as peças a uma lavanderia por quilo especializada nesses tipos de tecido.

Jaqueta + vestido: versatilidade em dias amenos

Os vestidos são ideais para o verão, a primavera ou mesmo o outono. São peças leves, versáteis, valorizam as formas e estão presentes em quase todo guarda-roupa feminino. Quando as temperaturas caem, porém, a roupa tende a ser esquecida no armário.

Para a maior parte das pessoas, adquirir uma grande quantidade de roupas para cada estação é economicamente inviável e nem mesmo recomendado. Formas de consumo mais minimalistas fazem parte de uma abordagem mais consciente da geração de resíduos.

Por isso, investir em peças coringa que valorizem roupas que anteriormente seriam esquecidas por todo o inverno, como os vestidos de malha, é ideal. Para quem vive em regiões mais amenas, uma jaqueta de couro é suficiente para o inverno inteiro.

Jaqueta + botas: proteção contra o tempo chuvoso

Ao sair de casa em um tempo chuvoso, muitas pessoas lidam com o desconforto de ter os pés molhados. Além do frio, essa exposição a longo prazo pode ser um prato cheio para a proliferação de fungos, causadores de reações alérgicas.

As botas, expostas em um precificador de vitrine, são feitas de material impermeável, ideais para pisar em locais molhados ou enfrentar a chuva corrente. Oferecem proteção e estabilidade ao pé, sendo uma das favoritas durante o inverno.

Esses calçados são também combinações clássicas com as jaquetas de couro, com opções disponíveis no mesmo material ou em compostos reforçados como borracha e materiais sintéticos que garantem alta durabilidade.

Jaqueta + salto: look para trabalho e festa

O salto alto é outro coringa no guarda-roupa feminino, disponível em opções de sapatos fechados ou abertos, como: 

  • Sandálias;
  • Scarpins;
  • Anabelas;
  • Diferentes tipos de botas. 

A abundância de detalhes de cores e formas adequa a peça a qualquer proposta. Assim, incluir o salto alto em um look que usa a jaqueta de couro pode acrescentar mais versatilidade à combinação, a depender do tipo de rotina levada. 

Para aquelas que trabalham e contam com uma vida noturna agitada, o match é ideal. Congressos, jantares e festas corporativas são exemplos de situações onde um conjunto entre a jaqueta de couro e o salto alto pode ser usado. 

Sem abrir mão do conforto térmico, o look pode ser previamente separado por uma etiqueta colante personalizada

Considerações finais

A jaqueta de couro é uma peça que sempre retorna aos holofotes por sua constante renovação, com caimento, detalhes e propostas que variam de acordo com as demandas estéticas de cada geração.

Uma peça estilosa para o inverno, a jaqueta de couro assegura a originalidade e leveza que anteriormente seriam restritas às estações mais quentes, tornando o ato de vestir-se para o frio ainda mais interessante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: