Conheça a trajetória dos atletas do país que acumula medalhas em sua rica história no atletismo;
Provas de velocidade, como um todo, exigem o máximo desempenho dos atletas: seja na velocidade, arranque, resistência ou mantendo o ritmo. Entretanto, como os jamaicanos conseguiram tantas medalhas e, inclusive, terem dominado todo o pódio em algumas edições das competições mundiais?
Oriundas do ano de 1948, as primeiras medalhas olímpicas da Jamaica datam de 1948 na competição disputada em Londres, Inglaterra. Arthur Wint e Herb Meckenley conquistaram o feito e as medalhas mais cobiçadas entre os competidores. E foi apenas o começo, pois da década de 70 em diante, pelo menos uma medalha do atletismo nos jogos foram para o país caribenho.
Tendo recentemente o “Raio” Usain Bolt, quebrando recordes atrás de recordes, e (junto com seus compatriotas) conquistado seis ouros em 2008 (Olimpíadas de Pequim), além de não deixar espaço para outros países no pódio na edição de 2012 (Olimpíadas de Londres) pela disputa da prova dos 200 metros, a Jamaica é detentora de 63 medalhas nessa modalidade esportiva.
Os atletas jamaicanos chegam a disputar um campeonato escolar no país, intitulado “Champs” – que é a disputa escolar mais conhecida da Jamaica. Iniciada em 1910, a competição contava com seis escolas e 50 competidores. Todavia, um mais de um século depois, o mesmo conta com 200 escolas, 3 mil alunos e mais de 10 mil torcedores.
Veja mais:
Atleta sul-africana sofre embate com o Tribunal Arbitral do Esporte