Inteligência artificial

Inteligência artificial: veja como ela contribui no atendimento ao cliente

A inteligência artificial é uma tecnologia que pode ajudar as empresas de diversas maneiras, independentemente do mercado de atuação ou do tamanho do negócio.

Dentre suas diversas aplicações, é possível utilizá-la no atendimento ao cliente, tendo como propósito melhorar a experiência dos usuários, facilitar os processos e evitar que os colaboradores se prendam a tarefas repetitivas.

Aliás, a inteligência artificial é muito importante para automatizar processos internos repetitivos e que podem ser realizados por uma máquina, sem a necessidade de intervenção humana.

Por meio dela, uma máquina pode realizar parte da montagem de um produto que seja menos complexa, mas com muito mais rapidez e agilidade. A mesma situação se aplica ao atendimento ao cliente.

Veja, muitas pessoas entram em contato para fazer as mesmas perguntas e as mesmas solicitações, como acompanhar a entrega de um pedido, confirmar um pagamento, dentre outras necessidades.

Essa ferramenta pode executar tais tarefas, enquanto os atendentes cuidam de assuntos mais complexos.

Para esclarecer melhor o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é inteligência artificial, como ela pode contribuir com o atendimento e seus principais benefícios. Confira.

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial (IA) é uma área que traz mais autonomia aos computadores e aumenta sua capacidade de executar diversas tarefas, de maneira precisa e eficiente.

Os estudos e pesquisas para seu desenvolvimento começaram na década de 1940, mas com objetivos muito modestos.

Hoje em dia, a intenção é simular o funcionamento da mente humana, em relação aos sentimentos, comunicação e tomadas de decisão.

Ao investir em inteligência artificial, uma empresa de plotagem em veículos conta com uma ferramenta versátil em suas aplicações que podem impactar diversos setores, trazendo mais eficiência e aumentando a produtividade.

Algumas pessoas acreditam que esse recurso pode substituí-las e tomar seus empregos, mas o propósito é cooperar com a mão de obra humana, tendo em vista que não é tão simples substituir o ser humano por completo.

Como contribui para atendimento ao cliente?

Boa parte das organizações aplicam a inteligência artificial no atendimento ao cliente, pois por meio de softwares cognitivos, é possível realizar atividades repetitivas, reduzir custos com pessoal e colocar os funcionários para trabalhar com processos estratégicos.

Automatizar traz mais agilidade, aumenta a fluidez e melhora a produtividade. Com isso, elimina-se o tempo de espera do cliente, afinal, a tecnologia está disponível para o consumidor 24 horas por dia.

Os clientes se sentem mais satisfeitos e percebem que a organização consegue atendê-los de maneira contínua. Os problemas são resolvidos em menos tempo, o que ajuda a fidelizar os compradores.

Em uma escola de curso de carga perigosa, a inteligência artificial ajuda a analisar os dados de maneira mais eficiente, cruzando informações de diversas fontes e segmentando melhor o atendimento.

A empresa resolve os problemas do consumidor e devolve informações úteis ao suporte, tornando o processo mais proativo e multifuncional. Também ajuda a estudar o perfil, possibilitando ofertas direcionadas e abordagens específicas.

O atendimento se adequa às preferências do consumidor com facilidade, utilizando o tom de voz adequado que ajuda a desenvolver um bom relacionamento com o público e a valorização da corporação.

As falhas são muito menores, além da facilidade no manuseio de informações, aumentando a satisfação do usuário.

Principais tecnologias da inteligência artificial

A inteligência artificial utiliza algumas tecnologias que contribuem com sua evolução, e dentre elas está o machine learning, também conhecido como aprendizado de máquina.

Funciona por meio de um método de avaliação de dados, com o objetivo de desenvolver padrões analíticos. Essa tecnologia entende que os sistemas tecnológicos podem aprender por meio de dados, com isso, toma decisões e se aperfeiçoa.

Essas plataformas aumentam a capacidade computacional, assim como faz com algoritmos, dados e APIs, ajudando em diferentes processos.

As empresas de colocações de drywall também podem utilizar o deep learning, fundamental para o aprendizado de máquina. Seu funcionamento se dá por meio de redes neurais que possuem várias camadas de abstração.

O processo de aprendizado acontece entre as camadas de neurônios e a informação é transmitida de uma para outra, e a saída da camada anterior é a entrada da posterior.

É esse recurso que treina as máquinas em suas atividades, possibilitando que reconheçam imagens e identifiquem falas.

Por fim, o processamento de linguagem natural procura reproduzir o funcionamento da linguagem humana, utilizando softwares, programação e outros recursos do tipo.

Isso ajuda a compreender melhor os textos, extrair informações, desenvolver resumos, dentre outras necessidades que a empresa possa ter.

Por exemplo, é possível criar um texto de laudo pericial insalubridade e periculosidade com base em dados presentes no computador. Hoje em dia, muitas empresas usam esse recurso para produzir relatórios corporativos.

Benefícios da inteligência artificial

As empresas precisam cada vez mais investir em tecnologia, e quando se trata de inteligência artificial, pode ser aplicada em vários setores da corporação, como:

  • Financeiro;
  • Recursos humanos;
  • Marketing;
  • Produção;
  • Atendimento ao cliente.

Independentemente de qual seja o objetivo ou a necessidade do seu negócio, ao utilizar a inteligência artificial, ele terá acesso a uma série de benefícios, como:

Melhora o atendimento ao público

O foco do nosso texto é o atendimento ao cliente, então nada mais justo do que começar destacando este benefício, afinal, a inteligência artificial é realmente capaz de otimizar o atendimento oferecido em vários aspectos.

A empresa consegue se comunicar de maneira mais eficiente, aumenta a agilidade das transações e personaliza o contato com o consumidor.

A ferramenta diminui o tempo necessário para oferecer respostas, pois permite fazer atendimentos simultâneos, além de trazer uma experiência personalizada.

Reduz os custos

Uma empresa de manutenção predial pode utilizar a IA para monitorar as máquinas e sistemas computacionais. É uma tecnologia que usa dados de sensores, registros de softwares de monitoramento, câmeras, entre outras fontes.

As informações são provenientes de bancos de dados, históricos e relatórios, e por meio dos conteúdos obtidos, consegue descobrir falhas e pontos fracos para diminuir os erros e aumentar a eficiência operacional.

Pode-se fazer previsões em relação a possíveis dificuldades, mapeamento de riscos e oportunidades, checar os indicadores de desempenho e identificar empecilhos.

Tudo isso é feito com baixo custo, aumentando o nível de acerto nas estratégias, pois a base das decisões são os dados coletados pela inteligência artificial.

Melhora a automação

Esse recurso é indispensável para a automação de atividades lógicas, cognitivas e analíticas que trazem mais velocidade no tratamento de informações.

É um complemento para a automação de tarefas físicas, principalmente no setor de produção, que pode usufruir do trabalho de máquinas robóticas.

Mais comodidade

Dentro de um fabricante de mini rastreador, a inteligência artificial utiliza algoritmos que segmentam o público, dessa forma, a empresa pode sugerir mercadorias de acordo com o perfil das pessoas analisadas.

Seu alto nível de replicabilidade possibilita realizar as tarefas diversas vezes, tornando o fluxo de trabalho mais escalável.

Qualquer organização consegue obter informações relevantes, por meio de relatórios e ainda contar com recursos que analisam documentos e ajudam a encontrar informações nele.

Melhora as tomadas de decisão

Diariamente, as empresas se vêem diante da necessidade de tomar decisões, relacionadas a vários assuntos, como as estratégias de marketing que vão usar, durante o processo de recrutamento e seleção, frente a uma crise e assim por diante.

Para que suas decisões sejam mais assertivas, uma empresa de serviço de limpeza deve se basear em dados, e a inteligência artificial simplifica a análise de informações e ajuda a companhia a basear suas decisões em dados concretos.

A tecnologia organiza e confere os dados nebulosos ou confusos que podem dificultar a escolha das estratégias. Mas, por meio de um bom sistema de inteligência artificial, fica mais fácil desenvolver processos que estruturam e correlacionam os dados gerados.

Os gestores e todos os líderes presentes na corporação terão uma base sólida para tomar suas decisões, principalmente se a tecnologia usada por uma franquia de esquadrias alumínio estiver vinculada ao big data.

A união entre esses dois recursos ajuda a lidar com um enorme volume de dados não estruturados, o que traz muitos benefícios estratégicos para o negócio.

Considerações finais

Os recursos tecnológicos são imprescindíveis para as empresas, desde um simples computador até o uso de softwares complexos e sofisticados. Entre as soluções mais inteligentes está a inteligência artificial.

Ela pode e deve ser empregada no atendimento ao cliente, tendo em vista que este setor é um dos mais importantes para o relacionamento entre marca e consumidor.

A ferramenta agiliza os atendimentos prestados, de maneira personalizada, rápida e eficiente, além de reduzir os custos e deixar os clientes mais satisfeitos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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