Importância da avicultura no Brasil e seus impactos na falta de energia elétrica

Matéria original: https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-da-avicultura-brasil-e-seus-impactos-na-falta-toshioka/

1) Contextualização

A partir da matéria veicula no RIC Rural de 02 de janeiro de 2022, em seu minuto 9 e 20 segundos, menciona que o uso frequente que é emergencial tem encarecido a produção e cobram investimentos da Copel. Muitos avicultores, após os severos temperais, recorrem ao uso de geradores.

Quando se olha para um aviário, tudo que se olha depende de energia elétrica, desde sensores espalhados pelo local, passando pelo forno que mantém a temperatura ambiente próximo dos 26º C.  E principalmente os trocadores de ar, isso porque na produção de frango, existe uma emissão de amônia muito grande. E sem esta troca, as aves acabam morrendo. (Ric Mais, 2022)

RIC Rural – Programa de 2 de janeiro/2022

Granja (Ric Mais, 2022)

Ainda segundo a matéria do RIC Rural, tem-se 3 relatos abaixo das dores dos avicultores:

O avicultor Andre Luiz Coelho Ignácio, que tem 3 aviários em Floraí, conta que o que era para funcionar durante poucas horas está permanecendo ligado durante dias, já que a energia demora a voltar. “Eu devo ter gasto 5.000 reais em 7 a 8 dias e quando ligamos  para a Copel não informam com precisão sobre as ocorrências.”, segundo Andre.

Avicultor Andre Luiz Coelho Ignácio (Ric Mais, 2022)

Se com 3 aviários, o André já gasta tudo isso, imagina o Rafael, que tem 10 aviários e 5 geradores e mostra todo o painel que controla toda a parte elétrica dos barracões. Controlador da Avicia Equipamentos, onde ficam 340.000 aves. (Ric Mais, 2022).

Segundo o avicultor Rafael Bove Fagan: “O controlador controla a temperatura e todo o ambiente que a ave precisa necessita desde a entrada até sua saída. Quando o pintinho entra é acionado o forno para o aquecimento e quando a ave está mais velha, deixa o ambiente mais resfriado para deixar um ambiente confortável para eles. Além da necessidade de energia elétrica, os picos também podem queimar este tipo de equipamento. Muitas vezes, os picos podem queimar equipamentos mais sensíveis.”

Avicultor Rafael Bove Fagan (Ric Mais, 2022)

“Nos últimos 15 dias, por conta da falta de energia elétrica, a estimativa nas regiões Norte e Noroeste do Paraná, cerca de 600 aviários tenham sido atingidos de alguma forma. Mas segundo os avicultores, o problema não é de agora, mas já ocorre há bastante anos.”. (Ric Mais, 2022).

“Cidades maiores tem contingências e segundo Luiz Carlos Branco Flamengo, presidente da Associação dos Avicultores, não acontece isso com as menores cidades. “O agronegócio que é a base sustentável dos negócios. A avicultura sem energia não sobrevive”, segundo o Presidente da Associção.  Assim, precisamos de um planejamento para investimento na infraestrututura. Nós ouvimos muito sobre o Paraná Trifásico, nós queremos olhar como uma realidade, do que se trata este plano? O que ele vai oferecer de diferente para nós da avicultura para o homem do campo? Vai ter estabilidade de energia elétrica? Vai ter uma condição mais segura para o avicultor dormir um pouco menos preocupado? Com a legislação de placas solares: avicultura levaremos a uma economia à distribuidora.”

Luiz Carlos Branco Flamengo, presidente da Associação dos Avicultores (Ric Mais, 2022)

Acerca dos investimentos, a matéria do RIC Rural cita o seguinte:

“2 aviário 170 x 170 metros, além de toda a área de isolamento, a estimativa de investimento é de 3 milhões de reais, valor que na maioria dos casos é financiado. Além disso, existem inúmeros outros investimentos como rações e até o seguro do local. Com todos estes gastos envolvidos, e sem poder perder a produção, tudo que os avicultores esperam hoje é que a ajuda venha em forma de manutenção e planos a longo prazo para o fornecimento de energia elétrica.” (Ric Mais, 2022).

 

2) Equipamentos Elétricos na Avicultura:

2.1) Trocadores de Ar:

Trocador de ar (Ric Mais, 2022)

Esquema de funcionamento dos trocadores de ar, segundo (Ecoaves, 2022)

Funcionamento de Trocadores de Ar (Ecoaves, 2022)

A amônia é um gás incolor e irritante às mucosas, sendo formado a partir da decomposição microbiana do ácido úrico eliminado pelas aves. No ambiente do aviário, a concentração de amônia recomendada é de no máximo 25 ppm, quando ela for superior a 60 ppm, a ave fica predisposta a doenças respiratórias, aumentando os riscos de infecções secundárias. Se a concentração de amônia no ambiente atinge 100 ppm, há redução da taxa de respiração, prejudicando os processos fisiológicos de trocas gasosas. Esses níveis altos de amônia (60 a 100 ppm) podem ser observados no início da criação em aviários, com cama reutilizada (GONZÁLES & SALDANHA, 2001).

No Brasil, não existem limites legais para a exposição de aves à amônia, entretanto exportadores de carne de frango adotam o limite de exposição constante máximo de 20 ppm, quando as concentrações de amônia em sistemas de criação intensiva fechados podem apresentar, na última semana de produção, valores de até 50 ppm (Miragliotta, 2000; Jones et al., 2005).

2.2) Gerador de Ar quente:

“Os geradores de ar quente BR 110 A foram projetados para proporcionar o máximo rendimento e economia, equipado com controlador digital de temperatura e termostato, o equipamento opera de forma automática, basta você selecionar a temperatura desejada, e, assim que a temperatura escolhida estabilizar, o gerador é desligado, voltando a se ligar automaticamente assim que detectar baixa na temperatura. Além disso, o uso de aquecedores a GLP pode significar um uma economia de até 50% em comparação com aquecedores elétricos. Com os geradores de ar quente BR 110 A, você reduz seus gastos com aquecimento e mão de obra, proporcionando assim a economia que seu negocio precisa para aumentar seus lucros.” . (Ecogas, 2022).

Gerador de ar quente (Ecogas, 2022).

2.3) Geradores Elétricos:

Gerador elétrico é um dispositivo que consegue converter diferentes formas de energia, como energia mecânica, química e solar, em energia elétrica. O princípio de funcionamento mais comum entre os geradores é a indução eletromagnética. Esse processo ocorre quando um conjunto de espiras condutoras, dispostas no interior dos geradores, são colocadas entre ímãs, de modo que a rotação dessas bobinas possa produzir uma grande quantidade de corrente elétrica, usada para alimentar os mais variados tipos de circuitos elétricos. (Mundo Educação, 2022).

Geradores Elétricos (Ric Mais, 2022)

2.4) Controlador automático de ambiente completo aviário:

Controlador de ambiência completo, inovador e de alta tecnologia. Ideal para auxiliar na gestão e controle da sua granja, monitorando variáveis como Temperatura, Umidade relativa, Pressão estática, Sensação térmica, Consumo de água, Gás carbônico e Monitoramento de todas saídas acionadas.

Conforme (Presente Rural, 2022), tem-se as seguintes zonas de sobrevivência e Homeotermia: Estresse por calor gera perdas para avicultura: saiba como agir em cada fase produtiva para se livrar dos prejuízos.

Sobrevivência e Homeotermia (Presente Rural, 2022)

 

3) Prejuízos Financeiros devido à falta de energia elétrica:

Custos (Sistemas FAEP, 2022)

Entre os custos variáveis – que correspondem aos gastos para a produção dos lotes, com insumos básicos–, o destaque negativo foi a energia elétrica. Em um cenário de escassez hídrica, com bandeiras tarifárias mais caras e o fim de subsídios federais, a eletricidade chegou a corresponder a cerca de 20% dos custos de produção. Em alguns exemplos concretos, produtores viram a conta de luz subir mais de 40% em apenas seis meses. Em caso acompanhado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, um avicultor de Londrina gastou 48% mais com energia elétrica, em comparação a maio. Atrelado a esse fator, também houve o aumento do consumo de lenha e pellets, para aquecimento das aves.” (Sistemafaep, 2022).

Segundo o produtor Carlos Cavichioni, a queda de energia ocorreu na terça-feira (21) às 15h e só retornou às 21h, ele perdeu 500 frangos, e o vizinho perdeu 7 mil aves: “Meu vizinho ali perdeu sete mil frangos. Nós temos gerador e ficou ligando e desligando energia, aí em um pico acabou danificando o painel do meu aviário. O gerador também não sei se até não estragou o painel, então tá difícil pra você trabalhar aqui no interior do Paraná.”  Para os donos dos aviários, o prejuízo é muito grande: “Os meu aqui já estavam com três quilos cada frango. Eu perdi mais ou menos ali uns 900 quilos de frango,  na média de R$ 7 cada frango, então praticamente o meu lucro ali já foi ali nessa perda que eu tive né?”, afirma Carlos. (Souagro, 2022).

 

4) Produção brasileira de aves:

Segundo ABPA, tem-se os seguintes números:

Produção Brasileira (ABPA, 2022)

 

Produção Paranaense (ABPA, 2022)

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) projeta novos recordes de produção, exportações e consumo para a avicultura e a suinocultura do Brasil para 2021 e 2022. Com relação à carne de frango, a produção deverá alcançar neste ano até 14,350 milhões de toneladas, número 3,5% superior ao registrado no ano passado, com 13,850 milhões de toneladas. Já o volume projetado para 2022 poderá chegar até 14,900 milhões de toneladas, volume 4% maior em relação a 2021. Com relação ao consumo per capita, o índice deverá alcançar este ano 46 quilos per capita, número 2% maior que o consumo registrado em 2020, com 45,27 quilos. Já em 2022, o consumo per capita projetado alcança 48 quilos, número 4% maior que o esperado para 2021. Tanto a produção quanto às exportações projetadas para 2021 e 2022 são recordes históricos. (ABPA, 2022).

 

5) Maiores produtores mundiais de aves:

Em 2009, os 3 maiores produtores de aves eram respectivamente Estados Unidos, China e Brasil.

Fonte: https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/producao-mundial-de-carne-de-frango/20100430-100227-f271

Já em 2021, os 3 maiores produtores de frangos de corte, permanecem respectivamente Estados Unidos, China e Brasil.

Fonte: https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/cias/estatisticas/frangos/mundo

 

6) Custos dos frangos de corte:

Segundo a Embrapa, tem-se:

Fonte: https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/cias/custos/frango-uf

 

7) Preços dos frangos de corte:

Segundo a Embrapa, tem-se:

Fonte: https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/cias/precos

 

8) Processos Judiciais:

Alguns processos judiciais tem sido movidos por avicultores contra as distribuidoras de energia elétrica por conta de prejuízos decorrentes de morte de aves e prejuízos nas produções de ovos. Um exemplo é a matéria abaixo:

 https://www.migalhas.com.br/quentes/338973/cpfl-indenizara-granja-apos-falta-de-energia-matar-aves-e-prejudicar-producao-de-ovos

“A empresa ajuizou ação contra a companhia de energia alegando que ficou sem luz por três dias em seus barracões, o que ocasionou a morte de 12.510 aves fêmeas e 3.374 aves machos. Sustentou que o prejuízo, somente com a morte das aves, chegou ao valor de R$ 406.650,40. Alegou, ainda, que houve redução na produção de ovos férteis, o que ocasionou um prejuízo no montante de R$ 1.709.544.”.(Migalhas, 2022).

 

9) Conclusões:

Percebe-se pelos números acerca da importância da avicultura para a economia brasileira, assim como a enorme dependência dela com a energia elétrica. Existem ações em andamento para a melhoria no tempo de restabelecimento de energia elétrica rural em diversas distribuidoras do Brasil. Há lacunas que podem ser estudadas, tais como a geração distribuída nas granjas avícolas.

 

Bibliografia:

ABPA, 2022, disponível em https://abpa-br.org/wp-content/uploads/2021/04/ABPA_Relatorio_Anual_2021_web.pdf/Acesso em 02 de janeiro de 2022

Ecoaves, 2022, disponível em https://ecoaves.com.br/produtos.php#esquema-de-funcionamento. Acesso em 02 de janeiro de 2022

Ecogas, 2022, disponível em https://ecogas.com.br/aquecedores-de-ar/diretos/br110/Acesso em 02 de janeiro de 2022

GONZÁLES, E.; SALDANHA, E.S.P.B. Os primeiros dias de vida do frango e a produtividade futura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 11., 2001, Goiânia. Palestras… Goiânia: 2001. p.312-313.

JONES, E.K.M.; WATHES, C.M.; WEBSTER, A.J.F. Avoidance of atmospheric ammonia by domestic fowl and the effect of early experience. Applied Animal Behaviour Science, Londres, v.90, n.3, p.293-308, 2005.

MIRAGLIOTTA, M.Y. Avaliação dos níveis de amônia em dois sistemas de produção de frangos de corte com ventilação e densidade diferenciados 2000. 112 f. Dissertação (Mestrado em Construções Rurais e Ambiência) – Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

Mundo Educação, 2022, disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/gerador-eletrico.htm. Acesso em 02 de janeiro de 2022

O presente Rural, 2022, disponível em https://opresenterural.com.br/estresse-por-calor-gera-perdas-para-avicultura-saiba-como-agir-em-cada-fase-produtiva-para-se-livrar-dos-prejuizos//Acesso em 02 de janeiro de 2022

Ricmais, 2022, disponível em https://ricmais.com.br/noticias/ric-rural-programa-de-2-de-janeiro-2022/Acesso em 02 de janeiro de 2022

Sistemafaep, 2022, disponível em https://sistemafaep.org.br/energia-e-infraestrutura-mantem-avicultura-no-vermelho/. Acesso em 02 de janeiro de 2022



Frank Toshioka é Mestre em Desenv. de Tecnologia, Engenheiro Eletricista e Cientista de Dados - Especialista em Medições SMF, ADMS, SCADA, Hemera CAS, Copel, SCDE CCEE, SAMUST ONS. Gerente de Projetos de P&D - temas Blockchain, GD e Eletromobilidade. Frank Toshioka é Mestre (Stricto Sensu) em Desenvolvimento em Tecnologia pelo Lactec (2017) - Dissertação: Previsão de preço semanal de energia elétrica com dados com limites de saturação através de redes neurais artificiais e Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Também é Escritor com 3 livros já publicados. Atualmente é Engenheiro Eletricista da Copel Distribuição, tendo experiência nas seguintes áreas: 1) Mercado e Comercialização Copel Distribuição (01/06/2014 até a presente data) a) Gestão de migração de consumidores do Ambiente de Contratação Regulado (ACR) para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) e Apuração da carga Copel Distribuição (base CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) b) Gestão do processo MUST - Montante de Uso do Sistema de Transmissão junto ao ON; c) Representante da Copel Distribuição de vários processos da CCEE (Ajustes de medições de fronteira, modelagens, Topologia da carga da Copel Distribuição, Medição Física e Contábil). d) Automações de sistemas envolvendo Gestão de Ajustes de Medições e 2) Gerente de Projetos P&D ANEEL nos temas de Inteligência Artificial na Previsão de Preços de Energia, Gestão de Energia pelo lado da demanda na Mobilidade Elétrica e Marketplace Descentralizado para Comercialização de Energia Elétrica baseado em Blockchain.3) Manutenção dos Sistemas da Copel Distribuição: a) 01/06/2012 a 31/10/2013 - Manutenção de Redes de Distribuição Gerenciamento de manutenção preditiva, preventiva e corretiva de redes de distribuição aérea convencional e compacta; b) 01/11/2013 a 31/05/2014 - Supervisão de inspeção preventiva e preditiva de redes de distribuição aérea: Acompanhar o desempenho dos índices de controle e continuidade (DEC/FEC) da manutenção do sistema de distribuição da macrorregião de Maringá; 4) Projetos, Fiscalização de Obras da Copel Distribuição (12/08/11 a 31/05/2012) - Elaboração de Projetos de rede aérea convencional e compacta; Fiscalização de Projetos de rede aérea e subterrânea, obras de saídas de Subestações e obras de Subestações Móveis; Participação de grupos de trabalho envolvendo redes subterrâneas. 5) Outras atividades: Mentor de Modelo de Negócios junto a Startups; Conselheiro Suplente do Crea-PR - Câmara de Engenharia Elétrica desde 2019. Livros já publicados: em 10/06/19 - A produção do conhecimento na engenharia elétrica, da Atena Editora - Capítulo Sistema gestor de ajustes de medições de fronteira Copel Distribuição.

Diga-nos o que achou do post: