Humorista de 41 anos é eleito presidente na Ucrânia

    Zelenski, sem nenhuma experiência política, conquista maioria de votos e se torna chefe do Executivo no país do leste europeu;

    Na data de 21/04/2019, o eleitorado ucraniano sacramentava seu futuro e colocava uma pessoa inédita na cadeira de presidência do país: Volodímir Zelenski. O ator, de 41 anos, conquistou a maioria do eleitorado e atingiu este feito ao derrotar o veterano Petro Poroshenko nas urnas.

    Ao adotar uma campanha adversa ao sistema e ao que era pregado no país até então, o humorista pautou sua trajetória por uma luta contra a corrupção que atualmente assola o país. O ator usou de sua experiência no show business e conduziu sua campanha num tom de show e, com essa cativação do eleitorado, assumiu o posto de opção para voto contra a oligarquia e elite política ucraniana.

    Poroshenko, que em seus cinco anos de governo, não combateu a situação econômica adversa e os constantes abusos de poder e corrupção latentes no país, além do conflito no Leste (que já dizimou a vida de 13.000 pessoas), acabaram por derrotar o candidato. O “Magnata dos doces” (conhecido assim por ter feito sua fortuna através de suas empresas de chocolate) sofreu derrota ainda no primeiro turno, em que recebeu apenas metade dos votos do humorista.

    Esta opção ucraniana endossa a lista de países que optaram por líderes contrários ao que vinha sendo exercido no país frente ao mundo com agitação política, tais como Donald Trump nos EUA e o Brexit no Reino Unido.

    O humorista, que é intérprete de um professor numa série denominada “servo do povo”, se torna influente nas redes sociais e acaba assumindo o mesmo posto na ficção. Zelenski liderará o país na vida real agora e terá o desafio de lidar, além do legado deixado por Poroshenko e seus antecessores, com os conflitos frente a Rússia de Putin que, em 2014, anexou a península ucraniana da Crimeia e tem conflito latente em Donbás.



Graduado em Administração na UFRRJ, Apaixonado por Futebol, Flamenguista por Opção, Geek por Natureza, Carioca de Nascimento, Amante de Livros, Cinéfilo, Curte Contar/Apreciar Boas Histórias e Experiências de Vida, Autor do livro "Veredas da Vida: Poéticos Conselhos" (Chiado Books), Sempre em Busca de Novos Objetivos.

Diga-nos o que achou do post: