Grêmio Barueri – Passos de Gigante

    Este artigo visa relembrar a trajetória do clube paulista Grêmio Barueri, no ano de 2009, onde atingiu o ápice nacional, ao disputar a Série A do Campeonato Brasileiro e jogar inclusive a Copa Sul-Americana no ano seguinte.

    Fundado em 1989, o clube passou a atuar profissionalmente apenas no ano de 2001. Porém, teve ascensões meteóricas em pouco tempo e postulou seu lugar ao sol tanto no campeonato regional quanto nacional, em menos de uma década. Com peças de atuações regulares e presentes constantemente no clube, tais como o goleiro René e o artilheiro da equipe Pedrão, a “abelha” fez bom papel em 2008 na Série B e conseguiu o acesso para a 1ª Divisão brasileira.

    Já em 2009, postulou lugar entre os quatro primeiros no começo da Série A. Entretanto, terminou a competição em 11º e conseguiu vaga na competição continental Copa Sul-Americana. Após má gestão de recursos, a equipe foi eliminada da competição e foi rebaixada tanto no Campeonato Brasileiro como no Campeonato Paulista.

    Outros atletas chegaram a ter destaque no clube, tais como o atacante Thiago Humberto, os volantes Ralf e Marcos Assunção, o atacante Val Baiano e o zagueiro Leandro Castán.

    Após divergências, o clube mudou seu nome e sua sede para a cidade de Presidente Prudente e passou a se intitular Grêmio Prudente. Tal mudança não renovou os índices anímicos da equipe, que decretou falência em 2017, ainda que tenha ostentado esse lampejo de sucesso num passado não muito distante.

Veja mais:

São Caetano – Grande Outrora, Pequeno Agora?

Novas Regras no Futebol Brasileiro em 2019

Carille Conquista Tricampeonato Paulista

 



Graduado em Administração na UFRRJ, Apaixonado por Futebol, Flamenguista por Opção, Geek por Natureza, Carioca de Nascimento, Amante de Livros, Cinéfilo, Curte Contar/Apreciar Boas Histórias e Experiências de Vida, Autor do livro "Veredas da Vida: Poéticos Conselhos" (Chiado Books), Sempre em Busca de Novos Objetivos.

Diga-nos o que achou do post: