Governadores do Cosud visitam o Centro de Operações da PM

Encontro aconteceu na tarde deste sábado (27), após reunião dos líderes estaduais no Palácio dos Bandeirantes. Segurança Pública é uma das pautas do Cosud

O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) recebeu, neste sábado (27), a visita dos Governadores que integram o Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste).  O Governador de São Paulo, Joao Doria, ao lado do secretário da segurança pública, general João Camilo Pires de Campos, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Salles, apresentou aos demais líderes estaduais as instalações da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Participaram do encontro os Governadores Romeu Zema (MG), Renato Casagrande (ES), Carlos Moisés (SC) e Eduardo Leite (RS), além dos vice-governadores do Rio de Janeiro e Paraná, Cláudio Castro e Darci Piana, respectivamente.

Os índices de violência encontram-se em declínio no Estado de São Paulo, com redução nos casos de homicídios, latrocínios, estupros, roubos em geral, roubos a banco e de carga, ao longo do primeiro trimestre do ano.

O Copom é de extrema importância para que a Polícia Militar atue para aumentar a sensação de segurança da população e contribua para a continuidade da redução destes indicadores de violência.  Durante o encontro, o governador João Doria anunciou que os estados que tiverem interesse poderão ter acesso às tecnologias utilizadas no Copom, bem como ao aplicativo SOS Mulher, que ajuda a denunciar o descumprimento de medidas protetivas e prioriza o atendimento às vítimas.

“O Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo é a alma de um sistema de segurança criado para orientar e atender as equipes de policiais militares que estão nas ruas. São mais de 70 mil ligações diárias e diferentes tecnologias, abrigadas pelo sistema Detecta, para otimizar o trabalho policial. Este sistema que já nos ajuda, agora poderá também auxiliar as polícias de outros Estados”, afirmou o general Campos.

Somente o Copom da capital recebe cerca de 32 mil ligações por dia, por intermédio do telefone de emergência 190. Deste total de ligações, 52% resultam no despacho de viaturas. Os outros 48% não são relacionadas a ocorrências policiais ou podem ser solucionadas sem o despacho de viaturas.
O efetivo do Copom é de 1.256 funcionários, sendo 841 policiais militares, 150 bombeiros e 265 colaboradores civis.

O Cobom (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros) passou a operar no mesmo local em março de 2015 e recebe cerca de 5,5 mil ligações por dia, das quais cerca de 1,1 mil resultam em despacho de viaturas.

Cosud

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) integra sete estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Juntos, estes estados representam 70% da economia do país e buscam melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

Entre as pautas prioritárias do Cosud estão segurança pública, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.

Fonte: Assessoria de Imprensa SSP-SP



Diga-nos o que achou do post: