gestão de marketing

Gestão de marketing: o que é, benefícios e como fazer?

Muitos empreendedores se perguntam o que é gestão de marketing, e nesta dúvida, podem se agarrar a conceitos muito simplificados. Isso acontece porque as pessoas acreditam que o marketing é apenas uma maneira de divulgar produtos e serviços.

Embora esta seja sua finalidade e isso aconteça por meio de ações de publicidade, criação de conteúdos nas redes sociais, dentre outras práticas, os resultados não chegam quando as estratégias atuam de maneira isolada.

É fundamental que exista um planejamento para que a estratégia justifique a escolha e permita que a organização alcance seu propósito. Isso é parte da gestão de marketing, que ajuda a conectar a marca com o público, por meio de propostas personalizadas.

Se você quiser que seu negócio tenha sucesso ao utilizar determinado canal, optar por uma linguagem e na maneira como aborda os clientes e potenciais clientes, precisa compreender o conceito dessa gestão.

No entanto, quem está começando agora pode ter muitas dificuldades em relação a isso, e neste artigo nós vamos te ajudar.

Você vai entender o que é e para que serve a gestão de marketing, quais são os benefícios trazidos por ela e como colocá-la em prática.

Entenda o que é gestão de marketing

Gestão de marketing é um trabalho que ajuda a identificar as necessidades dos consumidores e do público-alvo de uma marca. Isso ajuda a compreender seus aspectos e entregar valor para os stakeholders, que são:

  • Clientes;
  • Consumidores em geral;
  • Colaboradores;
  • Parceiros;
  • Fornecedores.

Ou seja, muito mais do que divulgar os produtos e serviços, as estratégias de marketing de uma empresa de cadastro antt pessoa jurídica não se resumem apenas a este departamento.

Já faz um tempo que o marketing trabalha muito além dos clientes, mantendo o foco também nos investidores, colaboradores, fornecedores e na sociedade como um todo.

Seu propósito é gerir todos esses públicos, saber quais são as necessidades das pessoas e promover ações segmentadas. Sua gestão está presente desde a concepção de uma estratégia até os resultados oferecidos pelos produtos e serviços.

Resumidamente, trata-se de uma atividade que busca maneiras inteligentes de servir as pessoas, compreendendo suas necessidades e encontrando maneiras de atrair e encantar o público, além, claro, de conquistar clientes para o negócio.

A gestão de marketing se responsabiliza pelos cuidados com os stakeholders, de modo que todos tenham uma percepção positiva em relação à empresa.

É assim que o seu negócio vai conseguir melhorar o relacionamento com o público, conhecer o comportamento deles, saber quem é a concorrência, monitorar a percepção de marca e otimizar as conversões.

Uma empresa de carga de gás ar condicionado de janela também vai saber como pesquisar tendências de mercado e investir em ações mais assertivas.

Benefícios da gestão de marketing

Agora que você já sabe o que é e para que serve a gestão de marketing, vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios trazidos por ela. São eles:

Fortalecimento da marca

Ter uma marca forte no mercado, sem dúvidas, é uma grande vantagem para as empresas que investem em estratégias de marketing. Quanto mais o cliente puder ver a marca, maiores serão as chances de se identificar com suas soluções.

O valor de marca é algo intangível, mas muito importante, e fortalecê-lo ajuda a criar valor para os produtos e serviços que ela desenvolve.

O consumidor moderno nem sempre compra o produto mais barato, pois muitos preferem comprar de empresas confiáveis, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais caro.

Isso acontece com clientes que já perceberam o valor agregado e não enxergam apenas o preço cobrado pelo produto.

Redução de custos

Uma boa gestão de marketing também ajuda a companhia a reduzir os custos de seus processos. Para conquistar clientes, um escritório de arquitetura especializado em projeto de sala comercial precisa fazer um investimento.

Esse investimento é conhecido como Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e está relacionado a diversos fatores, como propaganda, atendimento ao cliente, estratégias de divulgação, pós-vendas, entre outros.

Essa métrica mostra o valor que a organização está investindo para conquistar os consumidores e estudos comprovam que manter o cliente custa menos do que conquistar um consumidor que nunca comprou com você.

Por meio de uma boa gestão de marketing, o negócio consegue estabelecer uma comunicação ativa e contínua com sua cartela de clientes, aumentando o engajamento entre eles e a marca.

Por meio de uma comunicação contínua, fica muito mais fácil fidelizar as pessoas e convencê-las a comprar novamente. Clientes fidelizados por meio de ações de marketing empresarial são muito mais propensos a comprar outras vezes.

Melhora as tomadas de decisão

Se um fabricante de bomba centrífuga 1hp quiser ter sucesso em suas estratégias de marketing, primeiro precisa conhecer a si próprio e o mercado em que atua.

A gestão de marketing ajuda a conhecer o futuro do mercado, seus desejos, dores e necessidades e tomar decisões mais consistentes e compatíveis com essa realidade.

Para isso, é fundamental fazer pesquisas de mercado e pedir o feedback de cada cliente que compra com você. Se o negócio está bem informado sobre o que envolve os consumidores e os produtos e serviços que oferecem, suas decisões serão melhores.

Elas serão capazes de direcionar os esforços da equipe e os recursos financeiros, trazendo mais eficiência e reduzindo os custos das estratégias de marketing.

Fideliza os clientes

O mercado está cada vez mais competitivo e oferece inúmeras opções para os consumidores, o que ressalta ainda mais a importância de fidelizá-los.

É assim que uma pessoa sempre vai preferir comprar copo twister personalizado casamento com um fabricante ao invés de outro. Só que esse processo é muito desafiador e depende de uma boa gestão de marketing.

Procure conhecer o seu cliente para estabelecer uma boa comunicação com ele e escolher uma linguagem adequada, com base em suas preferências. Isso vai fidelizá-los e transformá-los em verdadeiros fãs.

Como fazer uma boa gestão de marketing

Para fazer uma boa gestão de marketing, primeiro é necessário definir as metodologias, e uma das mais utilizadas é o Agile Marketing. Por meio dela, a equipe trabalha com ciclos curtos, planos flexíveis e uma abordagem não linear.

Se preferir, o gestor pode adotar outras metodologias de sua preferência, o importante é que a equipe compreenda o que está sendo feito e concorde com o método.

Outro ponto muito importante é a gestão de equipe, tendo em vista que os times de marketing são compostos por perfis diferentes e habilidades distintas.

Dentro de uma empresa de aluguel de cama elástica, é necessário que eles sejam completos, para garantir que a estratégia de marketing seja suficientemente robusta.

Só que, na realidade, as equipes de marketing não são tão enxutas, visto que as empresas possuem tamanhos diferentes e objetivos variados.

Mas independentemente de qual seja o tamanho da sua equipe de marketing, é fundamental que os membros tenham habilidades que se complementam e sejam capazes de coordenar as atividades.

O gestor responsável precisa garantir um ambiente de colaboração e comunicação transparente e que garanta a sinergia da equipe.

A metodologia escolhida por um fabricante de cabo de energia do notebook acer também vai influenciar na maneira de organizar o processo.

Tomando como exemplo o Agile Marketing, se a equipe é pequena, terá bastante autonomia e ainda terá a possibilidade de fazer reuniões todos os dias e seus membros poderão se envolver em todo o projeto.

Por fim, mas não menos importante, é fundamental que a gestão de marketing promova um ambiente de trabalho positivo para o time.

Não basta apenas oferecer autonomia para todos, pois é necessário que exista confiança entre os colaboradores, além de bons equipamentos e ferramentas adequadas para o trabalho.

Em linhas gerais, é fundamental providenciar computadores e softwares variados, como os de analytics, automação de e-mail, gestão de redes sociais, entre outros.

O ambiente de trabalho precisa garantir ganhos de agilidade, motivação e produtividade para a equipe. Em outras palavras, um fabricante de cadeira empilhável colorida deve garantir o bem-estar dos funcionários.

É assim que a corporação terá bons resultados, independentemente das estratégias que utiliza e dos objetivos que pretende alcançar.

Considerações finais

Uma boa gestão de marketing é fundamental para qualquer empresa que queira fazer seus investimentos valerem a pena.

Não basta apenas ter dinheiro para pagar os profissionais e as ações, é necessário saber planejá-las e guiá-las, portanto, estamos falando de um trabalho contínuo e que não funciona de maneira pontual.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o assunto e de que maneira pode trabalhar a gestão de marketing dentro do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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