O forro é um elemento responsável por oferecer um acabamento impecável ao seu projeto residencial. Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, surgem dúvidas sobre qual a melhor alternativa: forro de PVC, gesso ou madeira.
Independentemente da sua escolha, é sempre importante avaliar os materiais de construção antes de tomar a decisão de compra.
Neste artigo, você conhecerá as vantagens e desvantagens de cada material. Acompanhe!
Forro de PVC
Se você quer uma solução prática e rápida, com bom custo-benefício, o forro de PVC é uma boa pedida.
Além de ter um custo semelhante ao gesso, você pode optar por diferentes estilos e acabamentos. Há opções, por exemplo, que imitam o ripado de madeira, mas que saem bem mais em conta.
A instalação é feita por encaixes, já que o material é constituído por placas. Por essa razão, é tão prática. O PVC também é durável e impermeável, portanto, pode ser aplicado em ambientes úmidos.
Contudo, o material não oferece bom isolamento acústico e térmico. Se você reside em locais frios, é aconselhável aplicar uma camada de lã mineral entre o forro e o telhado para ter mais conforto térmico dentro de casa.
Outro cuidado importante é em relação a instalação em espaços expostos a altas temperaturas. O material não é resistente ao fogo, portanto, não deve ser instalado em churrasqueiras e cozinhas.
Vantagens
- baixo custo;
- praticidade de instalação;
- durabilidade;
- impermeabilidade.
Desvantagens
- baixa resistência ao fogo;
- não oferece isolamento térmico e acústico;
- possibilidade das placas soltarem se não forem aplicadas por mão de obra especializada.
Forro de Gesso
O preferido entre os brasileiros na hora de construir ou reformar devido seu custo-benefício, o forro de gesso possui dois tipos de acabamentos disponíveis no mercado: tradicional e drywall.
O tradicional utiliza placas moldadas que são encaixadas lado a lado e presas com arames. Costumam fazer bastante sujeira.
Já o drywall — também conhecido como gesso acartonado — possui placas de gesso acartonadas, que são fixadas com estrutura de metal, o que gera mais praticidade e menos sujeira!
Independentemente da sua escolha, ambos são versáteis, fáceis de combinar e ainda são ideais para projetos que possuem iluminação embutida, como spot de lâmpada, ou rebaixamento de gesso.
O forro de gesso se destaca por suas propriedades térmicas e acústicas, pois isola barulhos e ajuda a manter a temperatura agradável. Além disso, também é fácil de realizar manutenções.
Por outro lado, o material tende a reter umidade, não sendo a melhor das opções disponíveis para ambientes úmidos, como banheiros.
Vantagens
- conforto térmico e acústico;
- facilidade de realizar manutenções;
- versatilidade;
- custo-benefício.
Desvantagens
- baixa resistência à umidade;
- sujeira, caso opte pela instalação tradicional.
Leia também: Tendências de decoração para 2021
Forro de Madeira
O forro de madeira exige um investimento mais alto, afinal, trata-se de um material nobre. Porém, você irá ganhar em durabilidade, pois ela é altamente resistente e pode conservar-se bonita por longos anos, quando bem cuidada.
Essa é a aposta certeira para quem quer adicionar um toque sofisticado aos ambientes e valorizar seu projeto residencial.
Outras características interessantes são o conforto térmico, isolamento acústico e a sensação de aconchego que o material transmite. Também é uma escolha atemporal, que combina com todos os estilos decorativos.
Por outro lado, o forro de madeira não é recomendado para banheiros e áreas abertas, por conta da umidade e exposição solar, o que compromete sua durabilidade. Além disso, ainda exige cuidados especiais quanto à possibilidade de infestação de cupins.
Vantagens
- durabilidade;
- conforto térmico e acústico;
- valorização do projeto;
- maior sofisticação por ser um material nobre.
Desvantagens
- baixa resistência a umidade e exposição solar;
- alto custo;
- necessidade de cuidados especiais para evitar cupins.
Conclusão
Seja para moradia ou para colocar a casa ou apartamento para investimento, avalie as melhores opções no mercado antes de decidir qual o forro ideal para seu projeto.
Cada material possui vantagens e desvantagens, ainda mais em relação ao cômodo onde será instalado. A madeira, por exemplo, não é recomendada para espaços úmidos, enquanto o forro de PVC ou o gesso podem ser instalados nesses ambientes.
Portanto, vale considerar utilizar mais de um tipo de forro para atender melhor suas necessidades e deixar a casa ainda mais completa. Só se atente para não afetar a estética final do seu projeto!