Rubro-negro carioca consegue avançar na competição continental após penalidades máximas;
Após perder para os equatorianos por 2×0 no jogo de ida das oitavas-de-final da Libertadores, o Flamengo tentaria reverter o placar no Maracanã, na data de 31/07/2019. Contando com os retornos dos meias Éverton Ribeiro e Arrascaeta, o técnico português Jorge Jesus optou por um esquema diferente do que vinha escalando habitualmente, utilizando apenas Gabigol como referência no ataque.
E seria justamente o atacante citado que desequilibraria o jogo a favor da equipe carioca: após perder duas chances de gol, ele cobraria pênalti sofrido pelo lateral direito Rafinha e colocaria o Flamengo em vantagem aos 9 minutos da etapa inicial. Batendo rasteiro no canto direito do goleiro, Gabigol abriria o placar e diminuiria a vantagem do Emelec no duelo.
Mas ainda haveria tempo para mais, pois aos 19 minutos do primeiro tempo, novamente Gabigol apareceria. Após jogada individual de Bruno Henrique pela esquerda, o artilheiro do rubro-negro carioca marcaria novamente ao bater no canto direito sem chances de defesa. Com este placar, a vantagem da equipe equatoriana, construída em casa, tinha se esvaído.
Após o restante do jogo, marcado por chances desperdiçadas por ambos lados – além da estreia do jovem e promissor meia Reinier pela equipe do Flamengo, este seria decidido por intermédio de pênaltis.
Após Arrascaeta e Bruno Henrique converterem suas respectivas cobranças para o Flamengo, além de Angulo e Cortez para o Emelec, o lateral esquerdo Renê converteria também sua cobrança. Mas o volante Arroyo pararia nas mãos de Diego Alves e poria o Flamengo em vantagem.
Coube a Rafinha a cobrança seguinte, o que ele converteu com êxito. O próximo batedor da equipe equatoriana seria o uruguaio Queiroz, mas ele arrematou alto e forte no meio do gol, a bola bateu no travessão e voltou, decretando assim a vitória da equipe rubro-negra por 4×2 e consecutivo avanço para as quartas-de-final da competição continental.
O Flamengo encara os gaúchos do Internacional pela frente e o primeiro duelo tem data marcada para o dia 21 de agosto de 2019, no Estádio Jornalista Mério Filho (Maracanã). O jogo de volta será disputado na data de 28 de agosto de 2019, no estádio Beira –Rio.
Veja mais:
Flamengo faz 6×1 no San José-BOL e encaminha classificação na Libertadores
Em jogo eletrizante, Flamengo ganha do Botafogo pelo Campeonato Brasileiro