Estratégias para otimizar a comunicação com clientes e parceiros

No mundo atual, ter uma boa comunicação com clientes e parceiros é essencial. Mas como otimizar essa comunicação? 

Será que existem formas de fazer com que essa comunicação fique mais suave e renda resultados mais positivos? 

É sobre isso que falaremos, confira! 

A comunicação é a base do negócio 

A comunicação é a forma pela qual tanto a empresa quanto clientes e parceiros negociam. Portanto, ela não pode ser agressiva ou truncada. Deve ser clara e de maneira objetiva. 

Afinal, a comunicação é realmente a base de qualquer negócio. Para entendermos melhor como otimizar a comunicação com clientes e parceiros, vamos descrever algumas estratégias importantes. 

1. Quem são seus clientes e parceiros? 

A primeira estratégia é saber, exatamente, quem são seus clientes e parceiros. Mas, não é só saber o nome deles. É um conhecimento mais profundo. É saber qual é o perfil, quais são suas características, suas demandas e reivindicações. 

Torna-se essencial, na atualidade, ter todas as informações possíveis, sobre seus clientes e sobre seu público-alvo, bem como sobre seus parceiros. 

Dessa forma, a empresa consegue se colocar de maneira mais próxima de clientes e parceiros, quando consegue entender perfeitamente a que nicho eles pertencem e como deve ser o approach a esses grupos. 

De fato, quando a empresa ignora as especificidades de seus clientes e parceiros, adotando uma comunicação sem qualquer conhecimento sobre seu público, os negócios tendem a serem afetados negativamente. 

2. Fidelize seus clientes com marketing de relacionamento 

O marketing de relacionamento é uma das maneiras que a empresa pode utilizar para fidelizar seus clientes. 

Dessa forma, o marketing de relacionamento funcionará muito bem, se a empresa souber ouvir o que o cliente tem a dizer e se atentar a tudo que envolve o cliente. 

Assim, desde o primeiro momento, cative seu cliente. Estabeleça uma boa relação com o cliente durante a compra/venda, mas que não fique somente restrita a isso. Estenda essa relação para o pós-venda e para outras áreas do relacionamento. 

Tenha todas suas ações direcionadas e focadas no cliente, deixando claro que o cliente é parte essencial de todo o processo. 

Com essas pequenas ações, o marketing de relacionamento é aplicado para fidelizar seus clientes. 

3. Qual é seu produto ou serviço? 

Você sabe exatamente qual é o seu produto ou o serviço que pretende vender ou atrair mais clientes? Quais são as características deste produto? E qual é o seu diferencial? 

Deixar essas informações claras, de maneira objetiva para seus clientes e parceiros pode fazer toda a diferença. 

Assim, seja claro, objetivo e direto. Não ponha qualidades ou características ainda não comprovadas ou inexistentes no seu produto. 

Em caso de e-mails, seja bastante sucinto e não enrole! Longas introduções ou e-mails gigantes tendem a não serem lidos por quem interessa. 

Outra dica: não fale mal da concorrência. Diferencie seu produto ou serviço não diminuindo a concorrência, mas sim elevando o que você tem. 

4. Seja ativo e responda aos questionamentos 

Se seus clientes têm dúvidas e questionamentos, utilizando, para isso, as redes sociais ou e-mails, responda. 

Nada pior do que uma empresa que simplesmente ignora os questionamentos de seus clientes! Isso faz com que aquele cliente não fique com uma boa impressão da empresa ou pior, fale mal da empresa. 

Portanto, esteja sempre ativo nas redes sociais e responda aos clientes que trazem dúvidas ou questionamentos. 

Tenha bastante calma, pois, sobretudo em redes sociais, alguns clientes podem ser um tanto quanto agressivos. Mas, a empresa deve sempre responder com calma e educação. 

Um dos maiores erros de qualquer empresa é não dar valor ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Atualmente, há sites que classificam as empresas, conforme a porcentagem de casos resolvidos em relação às reclamações dos clientes. 

Portanto, o SAC não deve ser ignorado e as reclamações devem ser respondidas pelas empresas. 

5. Saiba tirar proveito da tecnologia a seu favor 

A tecnologia está sempre à disposição das empresas, para otimizar não só a comunicação, como também todo o processo de negócios. 

O melhor exemplo disso é o grande acesso de possíveis e futuros clientes às redes sociais. Atualmente, toda empresa deve ter um perfil nas principais redes sociais (Instagram e Facebook, por exemplo), com publicações frequentes. 

Além disso, uma boa estratégia é ter um blog, com assuntos de interesse relacionados ao nicho daquela empresa. 

Para manter os textos bem posicionados no Google, é importante que os textos informativos no blog, por exemplo, sejam otimizados por SEO (Search Engine Optimization). 

Certamente, uma empresa de TI poderá auxiliar a empresa nisso e o suporte de TI também é importante, para que os canais de comunicação estejam sempre online e abertos para os clientes.

6. Reuniões e lives 

Estabelecer um bom relacionamento com clientes e parceiros é essencial para qualquer empresa. Em um período de pandemia, por que não optar por lives? Com uma boa divulgação, você consegue atingir vários clientes, ao mesmo tempo. 

Outra opção são reuniões virtuais, por exemplo, com parceiros. Além de serem mais econômicas, você consegue fazer apresentações e dessa forma, apresentar novos produtos ou serviços inovadores. 

Você pode, inclusive, estabelecer uma periodicidade das reuniões, buscando feedback de seus parceiros no intervalo dessas reuniões. 

Por outro lado, reuniões nas quais contratos necessitam ser assinados, podem e devem ser pessoalmente. 

7. Canais abertos e linguajar apropriado 

Tenha os canais abertos para clientes e parceiros. E utilize o linguajar apropriado. Viu como saber quem é seu cliente e seu parceiro é mesmo essencial? 

Sabendo quem é seu público, fica mais fácil saber como conversar com esse público. Cuidado deve ser tomado ao responder reclamações, para que os clientes não se sintam ofendidos. 

E obviamente, nunca utilize xingamentos ou palavras de baixo calão em qualquer tipo de comunicação com clientes ou parceiros. 

Conclusão 

A boa comunicação é essencial no relacionamento com clientes e parceiros. Otimizar a comunicação com clientes e parceiros pode resultar em melhores resultados para a empresa. 

Assim, seguindo as estratégias descritas, a sua empresa pode alcançar os objetivos com maior facilidade. 



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