Ergonomia no escritório: como criar um ambiente de trabalho agradável e saudável

A maioria das pessoas que trabalham em escritórios é capaz de avaliar como o local de trabalho afeta sua saúde e bem-estar. Profissionalmente, o campo que lida com essas questões é chamado de ergonomia.

A ergonomia é uma harmonia entre as pessoas e seu ambiente. No contexto do trabalho de escritório, ergonomia significa adaptar o espaço do escritório às capacidades psicofísicas do ser humano.

Pesquisas repetidas mostram que ficar sentado por muito tempo encurta a vida. Um estilo de vida sedentário aumenta o risco de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, obesidade, câncer e doenças mentais – incluindo depressão. Longo prazo sentado em uma posição sentada também pode afetar o trabalho do coração e levar à deficiência de vitamina D e desequilíbrios do sistema endócrino.

O principal desafio é, portanto, organizar o local de trabalho de forma que corresponda às capacidades físicas do funcionário e, ao mesmo tempo, ajude a protegê-lo contra os riscos à saúde acima mencionados. Continue lendo para saber como criar um ambiente de trabalho saudável.

Mesas para trabalho em pé

Embora conhecidas desde o século 18, as mesas de pé ganharam popularidade novamente na última década. Mesas em pé ajudam a proteger os trabalhadores de escritório de seu pior inimigo: ficar sentado por muito tempo.

Mesas em pé permitem que você trabalhe sentado e em pé, portanto, se você começar a se sentir cansado após uma ou duas horas de trabalho no turno da noite – uma mesa de pé pode ser exatamente o que você precisa para obter o foco adequado.

As mesas de pé não devem, no entanto, ser vistas como uma cura para todos os males. Embora instituições credenciadas como a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendem oficialmente o uso de mesas ajustáveis ​​ou de pé, alguns estudos sugerem que há pouca diferença na energia que usamos quando estamos em pé e sentados.

Escolha uma poltrona confortável

Em relação aos efeitos positivos para a saúde dos trabalhadores de escritório, há mais pesquisas para apoiar os benefícios para a saúde das cadeiras ergonômicas. Se você escolher uma poltrona bem projetada – ou seja, que forneça suporte adequado para a coluna, permita que seus pés descansem confortavelmente no chão e descansem os cotovelos confortavelmente sobre a mesa – o peso do seu corpo será transferido para a cadeira. 

Cuide da postura correta

Móveis de escritório com design ergonômico melhoram o conforto do trabalho, mas nenhuma poltrona ou sala de escritório será perfeitamente adequada para você. Portanto, a melhor maneira de manter sua saúde a longo prazo é estar atento à sua postura .

Descanse as mãos em uma superfície plana e verifique a posição da cabeça e do pescoço: muitos trabalhadores de computador olham para a tela com a cabeça inclinada, o que pode esticar os tendões. Exercícios como balé e ioga também são úteis para manter a postura correta.

Traga mais luz natural para o ambiente

Os escritórios são iluminados com luz artificial, por isso é necessário obter o máximo de luz solar possível durante o dia. Se, por exemplo, você puder olhar pela janela do local onde trabalha, isso é muito bom. No entanto, se você não tiver essa opção, tente fazer o máximo de pausas possível e sair – por exemplo, para um parque ou uma praça próxima.

Mantenha o ambiente limpo

Manter o ambiente limpo e livre de cheiros desagradáveis também é importante. Mantenha sempre os cuidados com a higiene da sua empresa, chamando uma empresa de limpa fossa sp, uma empresa que limpa filtros de ar condicionado, empresas que fazem limpeza pesada, enfim. Um ambiente limpo faz toda a diferença!

Adote uma abordagem holística

Se o local onde trabalha não tem um efeito positivo no seu bem-estar ou dos seus colegas, peça ao seu empregador que reorganize o espaço do escritório de forma a que seja propício à saúde e à atividade física das pessoas que nele se hospedam. Para isso, por exemplo, podem ser criados locais especiais para integração ou cooperação.

Pense no que mais aumenta sua produtividade e beneficia sua saúde. Seja em silêncio com fones de ouvido com cancelamento de ruído, uma rápida rodada de exercícios no local ou sair por alguns minutos a cada uma ou duas horas, você tem o direito de fazer o que o deixa confortável no trabalho.



Diga-nos o que achou do post: