boa aparência

Entenda como a boa aparência influencia no sucesso profissional

O mundo corporativo mudou por completo e as relações profissionais estão se aprimorando rumo ao aperfeiçoamento total dos critérios humanos. Neste contexto, possuir uma boa aparência não só é importante, é primordial.

Não se pode investir em uma carreira de sucesso, em todos os aspectos de formação, como cursos, diplomas e treinamentos profissionais, e esperar que isso garanta as melhores vagas por si só, sem que haja melhoria na postura corporal.

Da mesma forma, as empresas que investem na profissionalização dos seus colaboradores, na formação em micropigmentação sobrancelha grossa, no caso de um salão de design, não obterão a certeza do sucesso dos funcionários com os clientes apenas por esse motivo.

Isso acontece porque é necessário investir na imagem profissional. Não é suficiente ser sério, pontual, eficaz, ágil, profissional e honesto. Todos estes atributos também precisam ser ilustrados a partir das vestimentas.

Usar uma camisa polo feminina personalizada para o primeiro dia de trabalho em uma agência de marketing moderna pode comunicar a espontaneidade do cargo, e provavelmente irá comunicar a ideia de que aquela pessoa é correta para a função.

Porém, o mesmo exemplo de vestimenta pode não ser plenamente adequado em instituições com um tom mais formal. Desta maneira, para realizar um bom ensaio corporativo feminino, é necessário saber, antes de tudo, que a aparência importa.

Por esta razão, e para compreender melhor os critérios por trás de como o visual pode mudar tudo, este artigo abordará a importância da boa aparência, as melhores formas de mantê-la no dia a dia e o conceito por trás da imagem profissional.

A importância de manter uma boa aparência

Estão corretos todos aqueles que reproduzem o famigerado ditado que diz que a primeira impressão tida a respeito de uma pessoa perdura para sempre nas relações.

Esse ditado é bastante utilizado e, geralmente, no momento em que é dito, as pessoas querem se referir à imagem de alguém. Isto é, tanto o que ela diz, quanto o que ela faz quando chega em algum local pela primeira vez.

Por mais que, no decorrer das relações, exista a tendência de acreditar no contrário, ou mesmo de corrigir uma possível má impressão proporcionada lá atrás, este primeiro contato é fundamental em qualquer ambiente pelos quais o ser humano transita.

É certo que isso tem um peso naturalmente maior quando se relaciona ao ambiente profissional, uma vez que, de início, a primeira experiência determinará a imagem que os líderes, gestores e até mesmo os colegas terão daquele novo indivíduo.

Por esta razão, é essencial compreender a importância de se ater à imagem pessoal no ambiente corporativo para que seja possível realizar resultados grandiosos, seja no individual ou no coletivo.

É extremamente válido ressaltar que ninguém faz nada sozinho no local de trabalho. Por mais isoladas que sejam as funções de uma corporação, há uma interdependência, seja para realizar um projeto de reforma residencial ou para produzir e entregar alimentos.

Dessa forma, por mais tempo que um colaborador fique isolado no seu setor, uma hora ele terá que se apresentar a alguém, sejam clientes, colegas ou o próprio chefe. E é nessa hora que o critério visual pesa.

A grande importância de manter em alta a imagem pessoal está no simples fato de que ela tem a capacidade de transmitir aos indivíduos que estão ao redor os atributos de credibilidade e confiança.

A partir disso, é possível que uma pessoa consiga a oportunidade de agir e demonstrar que pode contribuir tanto com os seus colegas de trabalho, quanto com a companhia, de uma maneira geral, para alcançar resultados realmente relevantes nas suas atribuições.

Consequentemente, falar de imagem pessoal no local de trabalho não significa referir-se apenas à aparência física ou aos cuidados com a maneira de se vestir, mas, em especial, ao jeito de agir, com determinados comportamentos, atitudes e práticas diárias.

Sejam com hábitos, posturas éticas ou ideológicas, com os conhecimentos que se demonstra ter, com as qualidades, competências e habilidades, é possível provar para uma comunidade que se pode confiar e contar consigo para o que se está exigindo.

A postura e aparência física, emocional e psicológica dentro do local de trabalho possui a capacidade de transmitir a ideia de que será dado o melhor de si para a realização das demandas e para ajudar a todos no que for preciso.

Inclusive, é possível dizer que até mesmo na hora do desligamento de uma empresa a boa aparência importa, uma vez que é muito benéfico que se mantenha a resiliência estampada no semblante até a última etapa com o exame médico demissional da instituição.

Como já foi dito anteriormente, por mais que se queira acreditar no contrário, ou que possa parecer relativo, indiferente ou superficial, quando há uma preocupação em transmitir uma boa imagem pessoal, diversas portas se abrem.

Sobretudo, no que diz respeito ao ambiente de trabalho, é assim que se torna viável mostrar o nível de engajamento e respeito para com a empresa para a qual se presta serviço e também com a própria carreira pessoal.

Não há dúvidas de que a jornada profissional ganhará muito com isso, uma vez que, a partir de todo esse cuidado, é possível ter cada vez mais oportunidades durante a trajetória, com chance de crescimento em muitas áreas e de acordo com a aspiração de cada um.

Dessa forma, trabalhando com conserto macbook air ou com atendimento de supermercado, a partir do momento em que entende-se o quanto se é observado constantemente, é necessário se tratar como uma verdadeira vitrine.

Através dos cuidados essenciais, é possível tratar bem o corpo para que seja possível vender a própria imagem para todos.

Como ter uma boa aparência no dia a dia?

Sabendo da relevância de zelar pelo visual, será de boa utilidade falar a respeito dos pontos necessários para se ater na própria aparência durante a rotina.

Do uso de cílios fio a fio volume russo ao cuidado com o cabelo, a preocupação com as formas como de se apresentar cotidianamente possui o seu nível particular de importância tanto para os homens, quanto para as mulheres.

O que mais pesa neste processo, é que a atenção à aparência no dia a dia refletirá para os momentos de oportunidades profissionais.

Neste sentido, é possível mencionar que as pessoas que querem estar em público de forma apresentável diariamente devem, antes de tudo:

  • Cuidar do próprio corpo;
  • Trabalhar a saúde mental;
  • Estar com a higiene pessoal em dia;
  • Vestir-se de maneira adequada.

No cuidado com a saúde do próprio corpo e no progresso dos exercícios de cuidado com a saúde da mente, é que alguém com grandes capacidades se forma para o mercado de trabalho.

É necessário não se esquecer nunca, e manter sempre no horizonte da consciência, a verdade de que não existe a separação entre corpo, mente e personalidade. Todos esses atributos compõem um ser humano inteiro e, por consequência, formam sua imagem.

Além de trabalhar a saúde e a forma do próprio corpo e mente, é necessário manter em dia a higiene. Por este motivo, os hábitos noturnos que empatam o sono e a falta de asseio pessoal devem ser evitados antes de se apresentar em público.

No critério da higiene, os cuidados com a mente, com o vocabulário e até mesmo com a saúde bucal estão inclusos, apesar de serem constantemente esquecidos.

Por fim, após todos esses critérios básicos, é preciso lembrar também da necessidade de se apresentar com roupas bonitas, bem escolhidas, que estejam limpas e possuam uma combinação discreta e harmoniosa.

Conceito de imagem profissional

Quando se fala sobre a imagem de alguém, quase sempre são referidos diversos aspectos. A exemplo disso, o comportamento durante as situações de interação social faz parte daquilo que observado pelas pessoas no decorrer dos momentos de convívio.

Não é sempre que a imagem equivale àquilo que a pessoa é, até porque esta é apenas a visão de um indivíduo a partir do exterior, isto é, aquilo que os outros enxergam nela.

No ambiente corporativo também é assim. A imagem profissional diz respeito à visão que os colegas, chefes e subordinados têm da personalidade de alguém. Dessa forma, pode-se compreender como a maneira como alguém é visto pela empresa.

Imagem é a mesma coisa que a aparência?

Não necessariamente a imagem de uma pessoa está relacionada apenas à sua aparência. Como já foi destacado, esse é apenas um dos aspectos envolvidos naquilo que faz a fama de um profissional.

Desde os acessórios, como a cadeira em que se senta, até a mochila corporativa personalizada que um superior ganha e passa a usar em local de trabalho, diversos são os fatores que interferem no processo.

Mas o aspecto que ganha de todos os outros certamente é a postura do indivíduo. Muito além da postura corporal, a postura da personalidade de quem atua com nobreza no cargo em que ocupa, abre portas para novas oportunidades.

Considerações finais

Através da reflexão sobre ter uma boa aparência no dia a dia e nos locais de trabalho, das orientações mais práticas para conseguir mantê-la e do conceito de imagem profissional, este artigo abordou o tema de modo a incentivar as pessoas a executarem a prática.

Todos aqueles que tiverem atenção a esses critérios irão ter, de uma forma ou de outra, grandes vantagens sobre aqueles que não se importam com o visual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: