Entenda a importância de tirar ferrugens das ferramentas

Com o passar do tempo, é normal que algumas ferramentas como chaves de fenda, alicates e outras peças fiquem com marcas de uso. Um deles é a oxidação, ou comumente conhecida, as ferrugens.

Essa reação é proveniente do contato do metal com o oxigênio do ar e da água. Então, caso você tenha visto que suas ferramentas estão com esse problema, fique tranquilo.

Hoje iremos mostrar algumas dicas de como tirar ferrugem das ferramentas, para que você possa recuperar seus materiais e minimizar os dados de uso do conforto da sua casa. Veja a seguir algumas dicas sobre a importância de tirar ferrugens das ferramentas e confira:

Faça uma solução usando sal e limão

Aplicar uma solução ácida sobre as ferramentas que estão com ferrugens é uma ótima opção para removê-las. A primeira dica é utilizar o limão sozinho. Pegue a fruta e corte ao meio.

Feito isso, pegue uma das partes e esfregue sobre os pontos de ferrugem. Deixe por alguns minutos e em seguida lave em água corrente. Finalize secando a ferramenta.

Para ferrugens mais intensas, coloque o objeto danificado dentro de um recipiente e cubra com sal. Feito isso, acrescente o suco de limão suficiente para cobrir toda a ferramenta. Deixe por pelo menos 24 horas. Depois disso, lave em água corrente e finalize secando bem a peça.

Coloque as ferramentas no vinagre

O vinagre é mais uma opção ácida que reage bem com as ferrugens, fazendo com que sejam eliminadas da peça. Para que a limpeza seja feita, basta colocar a ferramenta enferrujada dentro de uma vasilha e cobrir com vinagre branco.

Caso você não tenha muito vinagre em casa, você pode aplicá-lo sobre uma toalha e enrolar a ferramenta nela. Deixe por algumas horas para que haja efeito.

Feito isso, remova a ferramenta da toalha e lave em água corrente normalmente. Se precisar, esfregue a peça enquanto lava com a ajuda de suas mãos. Seque a ferramenta bem em seguida.

Use bicarbonato de sódio em pasta

Esse produto é muito comum nas casas brasileiras e vale a pena tentar tirar as ferrugens das ferramentas com ele. De começo, pegue o bicarbonato de sódio e vá adicionando aos poucos uma quantidade de água dentro de um recipiente, até que forme uma pasta bem consistente.

Feito isso, pegue um pincel e aplique uma camada da pasta sobre as áreas da ferramenta afetadas pela ferrugem e deixe por alguns minutos.

Quando a pasta estiver seca, pegue uma escova de dentes velha e esfregue a peça com movimentos leves. Em seguida, lave as ferramentas e seque todas com muito cuidado.

Passe produtos lubrificantes sobre as peças

Alguns produtos com essas funções são utilizados para diversas finalidades. Uma delas é tirar ferrugem das ferramentas. Elas criam uma espécie de película protetora sobre as peças, e podem ser úteis até para evitar o contato do metal ou ferro com o ar.

Essa dica é para peças que tenham poucos pontos de ferrugem. Para fazê-la, você precisa aplicar um pouco do produto lubrificante sobre as partes afetadas e com a ajuda de uma lixa d’água de 300, passe sobre as áreas com ferrugem. Feito isso, lave a peça normalmente e seque muito bem com um papel toalha.

Deixe a peça de molho no refrigerante

Essa solução, mesmo que seja curiosa, pode funcionar muito bem. Use refrigerante de cola ou limão, até porque, em sua composição, encontramos componentes ácidos.

Assim como funciona com o vinagre, coloque as ferramentas sobre um recipiente cheio da bebida e deixe por algumas horas. Feito isso, lave bem a peça em água corrente e seque com cuidado.

Além de colocar em prática essas dicas, você também pode utilizar produtos específicos como o fosfórico e o clorídrico. Em casos de uso desses produtos, tenha muito cuidado, pois são substâncias fortes.

É preciso entender a importância de tirar ferrugens das ferramentas. Leia as recomendações de uso dos fabricantes e siga o passo a passo descrito no rótulo para que seu uso seja feito da maneira correta.

Tirar as ferrugens das ferramentas não é uma tarefa difícil. Existem várias soluções que podem auxiliar na melhora da peça. Lembre-se sempre de cuidar das suas ferramentas para que os danos sejam minimizados.

Guarde as ferramentas em locais adequados e longes de poeira e umidade. Sempre que entrarem em contato com a água, certifiquem-se de que estão bem secas após o uso e não deeixe de lado a importância de tirar ferrugens das ferramentas.



Diga-nos o que achou do post: