engajamento

Engajamento: por que engajar os seguidores de uma marca?

No marketing tradicional, o público era apenas o comprador e o receptor de informações e de propostas de valor, já nos tempos atuais o público das estratégias de marketing digital é muito mais ativo, essa atividade é conhecida e estudada através do termo engajamento. 

O consumidor atual está presente na internet e em grande parte dos aplicativos para smartphones, diferentemente da televisão, as estratégias atuais de marketing permitem a participação ativa da audiência e até uma rejeição mais direta. 

 

De forma geral, o engajamento está relacionado à forma de interação entre uma empresa e seu público-alvo ou até internamente com a rotina dos trabalhadores em relação aos objetivos da empresa. 

 

Em ambos os casos a interação entre a marca de cobertor microfibra preço e o seu respectivo interlocutor deve acontecer sempre a partir de um contato natural e voluntário e o objetivo é construir uma experiência positiva em relação a marca.

 

No atual cenário do marketing digital, a palavra engajamento ganha cada vez mais valor. Isso porque ela é o termômetro mais sensível para ser levado em consideração e medir o sucesso de uma comunicação digital. 

 

O engajamento não é feito apenas da porta para fora de uma empresa, se para manter os clientes ativos o marketing desenvolve soluções, internamente é o setor de recursos humanos que busca dar mais engajamento para os trabalhadores. 

 

No mundo atual, tanto do trabalho como do marketing e da comunicação, o engajamento é cada vez mais fundamental. Para alcançar mais resultados focando nessa finalidade é preciso compreender o conceito e explorar toda sua potencialidade. 

 

O engajamento vai ser um dos vetores anteriores à popularidade da marca, ao se posicionar de forma assertiva no ambiente digital a marca vai se tornar tanto a referência em bom conteúdo quanto um espaço para conversas e interações. 

O que é engajamento?

Especialistas no setor de marketing e de administração afirmam que o relacionamento é o valor mais importante de ser reforçado por uma marca. Essa categorização é dada desta forma porque é a partir do relacionamento que toda a comunicação se estabelece. 

 

Nos meios digitais, além de os consumidores terem mais meios de interagir com as marcas, essas ações são facilmente rastreadas e medidas, é a partir dessas métricas que o gestor de marketing consegue mensurar o comportamento do público, ou o engajamento. 

 

O engajamento ativo faz com que o comprador não realize apenas uma transação financeira em troca de um produto, mas estabeleça uma relação com a marca, suas características e todo o universo agregado na comunicação.

 

Um exemplo disso são as marcas de bebidas como kit gin especiarias, a comunicação desses produtos engaja seu público a partir de um estilo de vida relacionado a ele, seja elegante, divertido ou jovem. 

 

Ou seja, o engajamento depende da criação de uma cultura de marca, uma identidade bem definida.

 

De uma forma mais direta, pode-se dizer que para se comunicar com a finalidade de gerar engajamento é preciso ter algo relevante a dizer e com a linguagem certa. 

 

Geralmente, o engajamento se constrói como a relação do cliente com uma empresa, apesar de depender e partir do cliente, essa ação ou destinação de atenção pode e deve ser incentivada pela empresa.

 

Atualmente a lógica das estratégias de marketing mais rentáveis dependem do engajamento para gerar o crescimento pretendido da marca. A melhor forma de gerar essa conexão é a partir de boas experiências para o consumidor. 

 

Olhando para dentro da empresa, o engajamento corporativo também é um assunto em alta desde indústrias de desinfetante concentrado até as menores empresas, das quais têm voltado sua atenção para o nível de conexão dos trabalhadores com a cultura institucional.

 

Uma equipe engajada é fundamental para o crescimento de uma empresa, essa características vai muito além de níveis de felicidade, contentamento ou satisfação das pessoas durante o trabalho.

 

Um profissional para se sentir engajado deve ter seu bem estar respeitado, se sentir valorizado e ter apresentado bem claramente o resultado de seu trabalho. Com todo o processo feito de forma clara e sincera, o trabalhador tende a render mais. 

Por que o engajamento é importante?

Engajar um público deixou de ser um detalhe e uma consequência dos processos de marketing para se tornar a força motriz de diversos empreendimentos. O fluxo de interações das empresas e o nível de proximidade com o público devem ser levados em consideração. 

 

Um olhar raso sobre a comunicação atual das empresas e de quais conteúdos dão mais engajamento nos meios digitais, vai pensar em cobrir a empresa com uma lona de circo grande e produzir conteúdos humorísticos sem considerar se isso é apropriado. 

 

No entanto, não é só de humor e entretenimento que se constitui o engajamento. Para uma empresa atrair o interesse ativo do seu público ela deve seguir alguns princípios de posicionamento e interação. 

 

Quando a marca apresenta um assunto de interesse do público, com uma proposta de valor clara, um conteúdo rico e com a linguagem adequada, o retorno de feedbacks, interações, compartilhamentos e novos seguidores se torna uma consequência natural. 

 

Com isso o engajamento se torna a resposta de todo o trabalho prévio da empresa, esse retorno se torna cada vez mais potente e frequente conforme essa interação se transforma em uma relação duradoura. 

 

A partir do desenvolvimento desse processo, esse consumidor pode ou não comprar o produto oferecido, mas o conteúdo correto pode transformar ele em um embaixador da marca e divulgar a empresa para novos clientes. 

 

Para uma empresa que realiza o conserto de tela iphone 7, o engajamento é importante porque é a forma mais prática e eficiente de reforçar para o seu público-alvo qual é a relevância de seu trabalho e os diferenciais que destacam a empresa. 

 

O engajamento também é uma métrica muito relevante para discernir qual é o meio de marketing mais eficiente, isso significa que onde o público está mais disposto a interagir também é onde o discurso de venda alcançará mais pessoas e com maior conversão. 

 

Às vezes as métricas de engajamento vão estar relacionadas à métricas de vaidade, ou seja, avaliam a produção, mas não afetam diretamente o faturamento. Contudo, o engajamento tem seu impacto uma vez que traz mais consumidores para dentro da marca. 

 

 

Como gerar mais engajamento para a sua marca

De forma geral, o engajamento é o resultado de uma ação de marketing com a linguagem certa, no meio adequado e com uma proposta de valor atraente. Porém são muitos os fatores que vão definir se uma campanha vai alcançar seus resultados ou não. 

 

As características que geram mais engajamento para ações de marketing digital são: 

 

  • A presença de uma persona de marca bem definida; 
  • Uso da criatividade e inovação para fugir do cotidiano; 
  • Avaliação dos melhores meios de veiculação do conteúdo;
  • Capacidade de monitoramento, gestão e respostas ao engajamento; 
  • Criação de uma comunidade inserida no universo da marca; 
  • Chamadas para que o público colabore com a comunicação; 
  • Humanização e identificação com o seu público. 

 

Uma caixa de açaí pronto pode não gerar muito interesse, dependendo da forma com que ele é apresentado pode até soar apenas como uma divulgação e sem grande atratividade, uma melhor abordagem seria mostrar o processo de produção, receitas e outros conteúdos. 

 

Com isso, é preciso compreender que o conteúdo é uma peça chave para gerar engajamento para uma marca. Atualmente o marketing digital possui uma gama de formatos coerentes com influenciadoras jovens até empresas de carpete para apartamento. 

 

A melhor forma de uma empresa ampliar seu engajamento é a partir da movimentação, mensuração de resultados e testagem de diferentes interações. É a partir desse processo que os gestores poderão aferir qual estratégia atrai mais a atenção do público. 

 

Considerações finais

Por muito tempo as empresas fazem ações na televisão, revistas e outdoors nos pontos mais frequentados da cidade, esse investimento era feito sem se ter muita noção do seu real impacto além do resultado geral de vendas. 

 

O marketing digital gerou mudanças profundas nesse entendimento, o consumidor deixou de ser um receptor de mensagens e um comprado, passando a fazer parte da construção do marketing de uma empresa, esse processo de interação é medido pelo engajamento. 

 

O engajamento é uma das características mais relevantes no cenário atual do marketing, independentemente do porte da empresa. 

 

Para obter o engajamento como resultado de suas ações de marketing é preciso desenvolver uma comunicação assertiva, útil e identificada com o seu público. 

 

Uma empresa que vende perfume fantasy rosa depende de uma rotina de criação de conteúdo, para que o público se aproxime dos seus canais e vejam nessa marca um valor suficiente para que a interação seja criada.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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