ENCONTRE COM VOCÊ

Autoconhecimento é tudo, se você não consegue nem se conhecer a fundo então a coisa está muito complicada na sua vida, porque a primeira pessoa que precisamos conhecer de verdade somos nós mesmos. E isso é importante para tudo, desde as pequenas até as grandes decisões de nossa vida.

Saber quem é você facilita muito a sua tomada de decisão, escolher seu trabalho e até decidir sobre sua vida afetiva, pois quando você sabe quem exatamente é você comete menos erros nas suas escolhas e consegue viver uma vida mais equilibrada. Mas não pense que é fácil fazer essa descoberta de seu eu mais profundo, pois não é, para isso é necessário que você esteja disposto a ir fundo na sua personalidade, se fazer algumas perguntas e perguntar também a pessoas próximas sobre o que pensam de você, mas tenha o cuidado de fazer essas perguntas às pessoas certas, aquelas que vão te dizer o que realmente você precisa escutar, ou seja dar atenção. Saia fora daqueles puxa-sacos de plantão, esses vão te falar tudo errado. Saiba o processo do autoconhecimento é muito sério e em alguns momentos dolorido também.

Algumas pessoas dizem assim: “eu me conheço muito bem, sou assim, sou assado e gosto disso e daquilo…”, acham que isso é autoconhecimento e não é, isso pode ser hábitos confundidos com personalidade, achismo mesmo, a pessoa fez algo uma vez e deu certo, então ela acredita que sua personalidade é essa, mas não é simples assim não. Autoconhecimento tem a ver com seus planos de vida, com seus sonhos e aptidões, é muito mais profundo do que acreditar que ser nervosinho é um traço de sua personalidade quando apenas quer dizer que foi mimado a vida toda e não sabe ser confrontado.

Quando você se conhece a fundo entende algumas coisas que acontecem no decorrer da vida e parecem que foram ao acaso, quando não são, e então consegue direcionar melhor seus estudos e seus esforços na vida profissional para o que realmente vai lhe completar. É aquela história do barco desgovernado e que qualquer vento serve, e do barco que tem um rumo a seguir e busca o vento certo para chegar ao seu destino, essa é a essência do autoconhecimento, saber de você e te entender para poder atingir seus objetivos de vida com menos tormentos.

A pessoa que se conhece bem larga na frente de todas as outras, pois sabe de onde veio e para onde pretende ir na vida e, o melhor, ela tem um plano a seguir, mesmo que esse plano não esteja no papel mas só em sua cabeça. Ela não sai dando tiro para tudo que é lado, sabe muito bem fazer a mira e tenta até acertar o alvo. Para saber isso você pode fazer um exercício muito bom, comece a se olhar no espelho, não precisa ser um espelho de verdade, pode ser um espelho imaginário, mas esse espelho tem que te mostrar você por dentro, feche seus olhos e busque seu eu mais profundo e converse com ele, você pode fazer isso meditando, respirando e conduzindo seu pensamento bem lá para dentro de você. Veja o que você fez até ali naquele momento, erros e acertos, o que te deixou mais feliz, o que te deixou furioso e triste, tudo isso vai te mostrando quem é você, cada passagem tem um pouco de você, lembre-se que é um processo bem lento, você pode demorar um bom tempo para encontrar todas as respostas e se descobrir, não é nada rápido e é muito difícil também, afinal você vai lutar contra sua mente que está formada pelos anos de moldagem feita pela sociedade, que espera que você somente o pague os impostos, um financiamento da casa própria, que vai levar trinta anos para ser quitado, ter um filho e dois netos e fim. Segurança.

Quando você se encontra, tem certeza de quem é você, percebe que sua vida está do jeito que está porque você decidiu anos a fio não pelo que realmente queria, mas pelo que os outros esperavam que você decidisse, quando você percebe que sua vida sempre foi aquilo que desenharam para você desde pequeno, com princípio, meio e fim, e daí descobre que você quer mais e não um fim. Que sua felicidade foi toda moldada para mostrar aos outros como você foi competente em ser como eles queriam. Então você se liberta, é nesse momento que começam a te chamar de louco, burro e idiota, mas você sabe que não é nada disso, tem que saber isso, o autoconhecimento é para isso, e vai em direção ao seus verdadeiros objetivos, conquistar sua vida e ser realmente feliz, mesmo que para isso você precise baixar um pouco seu padrão de vida, mas isso não é nada diante do ganho que terá em todos os outros aspectos, e, com certeza, vai conseguir também voltar ao padrão anterior ou até melhor, pois vai estar fazendo o que sempre quis fazer, com amor.

Desde que nascemos começam a especular sobre nossas vidas, nem bem começamos a falar e começam a perguntar o que vamos ser quando crescer, cobram desde muito novos que sejamos o padrão da sociedade e nessa loucura toda vamos nos perdendo de nós mesmos, se dizemos que queremos ser artista já vem um e diz “essa profissão é muito incerta”, se dizemos que seremos médico, advogado, ou qualquer das profissões mais elitizadas todos ficam felizes. Agora diz que será professor, maquinista de trem, motorista de ônibus, todo mundo vai te dizer que essas profissões não tem futuro, que você não vai ter nada na vida, mas se a sociedade espera que tenhamos uma casa financiada, um carro financiado, dois filhos e um dinheiro para tomar uma cerveja no final de semana, enquanto esperamos a aposentadoria, esse é um bom futuro que essas profissões guardam, mas só pensam em dinheiro, no quanto ganha o profissional e no status de sua profissão e não na felicidade da pessoa, aliás, acham que o dinheiro por si só traz a felicidade. Sim você pode ser feliz sendo o melhor médico do mundo ou o melhor faxineiro da sua empresa, a felicidade é a mesma, mesmo que o salário de um seja um milhão de vezes mais alto, mas antes pobre e feliz na vida do que rico e sem nenhuma felicidade, com a vida virada do avesso, próspera de um lado e toda bagunçada de outro. Quem determina o que te faz feliz é você.

Procure saber quem é você busque seu eu mais profundo e encontre mais do que sua verdadeira personalidade, encontre sua vida, sua felicidade e seja uma pessoa completa. Sabendo que está onde está porque é o que você quer e não porque os outros definiram que você deveria estar ali. Se conhecendo melhor suas escolhas ficam mais claras, você não deixará que te subjuguem, não aceitará que tracem o seu destino e terá muito mais chances de ser feliz, pois se conhecer a fundo é motivo de muita felicidade, pois você sabe o que está fazendo e, melhor ainda, sabe porquê está fazendo determinada coisa. Saia de uma vida rasa e viva com intensidade tudo o que quiser se conhecendo a fundo.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: