Em que lugar está a democracia

Quando se esvaiu a consciência de um povo que lutava por direitos? Passou-se do sentimento revolucionário para a defesa de ideais que ferem a liberdade, totalmente paradoxal com a democracia que tanto se prega, mas, que não funciona na sua integralidade.


A República Democrática do país nasceu de um golpe dado por Deodoro da Fonseca, ao qual afirmou: “República no Brasil é coisa impossível, porque será uma verdadeira desgraça. Os brasileiros estão e estarão muito mal-educados para os republicanos. O único sustentáculo do nosso Brasil é a monarquia. Se mal com ela, pior sem ela”. Ou seja, a República foi fruto de um ato ilegal, em que aquele que a instituiu, não acreditava na sua funcionalidade no Brasil.


O povo ao longo dos séculos lutou por liberdade, por direitos que fossem igualitários, por mais que atualmente muitos ainda não são em sua totalidade. A ditadura militar foi um marco sangrento em um período turbulento da história do país, ao qual a população foi restringida de atos que antes eram garantidos pela constituição. Pessoas fizeram resistência, e após anos de repressão, finalmente recuperaram seus direitos.


Os mais jovens não vivenciaram esses fatos, porém estuda-se para compreendê-los. O que deixa-me intrigada é que, depois da perda e da ardilosa recuperação da democracia, percebe-se que ela está sendo banalizada, em um momento em que deveria ser protegida de forma veemente.



Diga-nos o que achou do post: