ED RIBEIRO, O MESTRE DAS ARTES PLÁSTICAS E DO DERRAMAMENTO DE TINTAS

Que o Brasil é rico em cultura e arte, todo mundo já sabe. Mas não podemos deixar de falar de um artista plástico e escultor nordestino que vem fazendo história ao longo dos anos com sua técnica tão inovadora.

Este artista é o Ed Ribeiro. Um dos mais conceituados artistas do século XXI, e que teve a ousadia de quebrar os conceitos e barreiras da mesmice que vinha sendo expostas nas telas até então.

Ed Ribeiro inovou e nos apresentou a técnica de DERRAMAMENTO DE TINTAS. Uma técnica que traz vida as suas obras. Obras essas que falam com o público e se conectam de uma forma que somente os grandes mestres das tintas tem a capacidade de transpor. As obras de artes criadas por este artista já ganharam os quatro cantos do planeta, levando consigo um pouco do nosso Brasil, divulgando a nossa arte, e mostrando para o mundo que este artista tem sangue latino, este artista tem sangue nordestino e que nos orgulha a cada gota de tinta que é derramada sobre aquelas telas.

Uma de suas obras que foi considerada pelo público americano como sendo a mais expressiva de Ed Ribeiro, foi A BORBOLETA. A obra ganhou destaque na Philadelphia International Art Expo em 2008. E entre tantas outras criações e dança de cores, o grande mestre tem marcado seu nome eternamente mundo afora.

A cultura africana é um dos pontos altos das pinturas de Ed Ribeiro. Ele consegue como ninguém passar sua essência e espiritualidade para as telas e ao mesmo tempo quebrar o preconceito de um mundo tão alheio para a cultura e religião do outro.

Além das pinturas, este artista também é um escultor. Ele consegue ver vida e formas em troncos e raízes que até então havia passado despercebido a todos. Uma de suas obras que particularmente é a minha preferida, é O DINOSSAURO. Uma colossal raiz de jaqueira de mais de 10 metros, e que o artista conseguiu transformar em um animal pré-histórico tão perfeito que te faz ultrapassar um portal do tempo entre o passado e o presente.

Sua vida será contada por mim em uma biografia que assim como suas técnicas, também fugirá as regras das biografias tradicionais. Este livro será um presente para a humanidade, onde o conceito das telas se entrelaçará com o conceito da escrita.

Sem dúvida nenhuma Ed Ribeiro, é um nome importante no cenário nacional e internacional no mundo das artes plásticas. E como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego, Carybé e tantos outros nomes que se destacaram e fizeram a diferença nas telas, Ed Ribeiro eternizou seu nome na cultura e na arte do mundo. E só temos a agradecer a este artista por nos presentear com tamanha beleza visual e espiritual.



Escritor, jornalista, apresentador, roteirista e cineasta Membro da (AILB) Academia Internacional de Literatura Brasileira e Membro da (AIL) Academia Independente de Letras

Diga-nos o que achou do post: