Disseminação de fake News

 

 

O efeito causado pela disseminação de notícias falsas é visto não somente aqui no Brasil como vimos o caso de Fabiane que foi confundida com uma raptora de crianças, que nem sequer existia. Mas em muitas cidades pelo mundo. Exemplo disso é algo ocorrido no Chile: A Convenção Constitucional (CC) emitiu um comunicado negando uma notícia falsa divulgada na semana de dezembro 2021 pelas redes sociais que alegava que havia sido apresentada uma moção para limitar a exportação de frutas. O constituinte Jaime Bessa declarou em seu twitte : Desde a Convenção, decidimos enfrentar de forma decisiva e firme a disseminação de notícias falsas e mentiras que afetam nosso trabalho.

Na Espanha, o governo anunciou a criação de uma unidade da desinformação, órgão encarregado de prevenir as chamadas fake news ou “notícias falsas”. A Espanha responde assim ao apelo da União Europeia sobre este fenômeno que se espalha rapidamente pelas redes sociais

O governo espanhol quer que esta situação não afete os resultados das eleições gerais de 28 de abril, nem as eleições europeias no final de maio.

No Brasil tivemos um caso muito sério, envolvendo também eleições que na verdade não aconteceram justamente por fake news. Em 1937 todos estavam de olho e com expectativa nas eleições de janeiro de 38. Mas nos bastidores presidenciais já se maquinava um plano. o Plano Cohen foi divulgado publicamente, teve uma enorme repercussão na imprensa e na sociedade ao mesmo tempo em que era desencadeada uma forte campanha anticomunista. Foi feita a mobilização dos trabalhadores para a realização de uma greve geral, o incêndio de prédios públicos, a promoção de manifestações populares que terminariam em saques e depredações e até a eliminação física das autoridades civis e militares que se opusessem à insurreição. Vargas aproveitou-se em seguida para fazer com que o Congresso decretasse mais uma vez o estado de guerra e. No dia 10 de novembro, a ditadura do Estado Novo foi implantada, e Vargas ficou no poder até 1945.Ano este em que tudo veio á tona, e ficou comprovado que o documento foi forjado com a intenção de justificar a instauração da ditadura do Estado Novo.

Rumores e boatos sempre existiram no mundo, porém, os impactos e a disseminação de notícias falsas nos dias de hoje são bastante distintos. As fake News se tornaram um problema de magnitude maior e muito mais grave em nosso tempo.

A maioria das fake news chega em nossas redes sociais e serviços de mensagem em forma de áudios, vídeos, fotos, memes e textos simples. Esses formatos oferecem um entendimento simples e superficial sobre determinado tema, por vezes complexos e isso consegue atingir mais pessoas a uma velocidade muito maior do que uma notícia verdadeira. …

“A mentira se espalhou significativamente mais longe, mais rápido, mais profundamente e mais amplamente do que a verdade em todas as categorias de informação, e os efeitos foram mais pronunciados para notícias políticas falsas do que para notícias sobre terrorismo, desastres naturais, ciência, lendas urbanas ou informações financeiras… ” Disse Soroush Vosoughi, Deb Roy e Sinan Aral, pesquisadores do MIT em artigo científico.

Quando se fala em fake news, me lembro do que meu avô sempre dizia: ” Pessoas que aumentam um ponto em cada conto”. Aconteceu comigo! Quando eu estudava ainda no ensino médio. Eu estava indo para a aula e encontrei uma amiga da família que tinha muitas posses, era rica e ela me deu uma carona. Meus colegas ao me verem chegar naquele imenso carro, concluíram que eu era muito rica e se espalhou isso pela escola ao ponto de muitos terem receio de se aproximar ou falar comigo! Só no último ano que fiquei sabendo das histórias! Alguns afirmaram até que tínhamos helicóptero. Fiz questão de informa-los: Quem me dar fosse verdade! Mas eu não era rica. Era uma estudante comum que, como eles, também ia de ônibus para a escola.

Devemos estar atentos e sempre se lembrar de casos como Fabiane, eleições e muitos outros temas que podem ser fatais. Os passos á se seguir para evitar propagar uma notícia falsa é considere a fonte; Leia além do título; questione essas informações, vá a sites confiáveis, e consulte especialistas.

Os passos á se seguir ao se deparar com informações e notícias é considere a fonte, Leia além do título, questione essas informações e consulte especialistas.



Priscilla Rubio de Novaes é compositora e bacharelanda em Letras pela UnisterSp. Aos 6 anos iniciou as primeiras aulas de música e arte no Liceo de Santiago do Chile. Lá ele morou com sua família no Chile por 4 anos. Aos 9 anos retornou ao Brasil com sua familia e apartir dessa época o se envolveu na música aprofundando seus estudos . Começou a compor suas próprias canções aos 16 anos, chegando a ganhar um concurso de composição musical. Atualmente trabalha com sua musica autoral e estuda Letras e história da arte.

Diga-nos o que achou do post: