A foto mostra um veículo sendo dirigido na chuva

Dirigir na chuva: 4 cuidados que os motoristas devem ter

Dirigir na chuva não é nada fácil além de ser bem mais perigoso para o motorista que deve redobrar os cuidados no volante. Veja aqui cuidados que os motoristas devem ter na chuva para garantir a sua segurança e a de todos ao seu redor.

Durante período de chuvas é necessário que os motoristas tenham mais atenção ao pilotar o veículo, seja nas ruas ou estradas. Afinal, dirigir na chuva é mesmo um desafio até para aqueles motoristas já experientes. Felizmente com algumas dicas e cuidados adicionais é possível aumentar o nível de segurança ao dirigir com o tempo chuvoso, reduzindo as chances de acidentes.

 

Vai dirigir na chuva? Mantenha distância do carro a sua frente

Manter uma boa distância do carro da frente é uma dica que deve ser colocada em prática toda às vezes em que se pilota um automóvel, mas em dias de chuva é essencial e indispensável.

Isso acontece porque com a chuva e consequentemente a pista molhada a distância de frenagem do veículo aumenta consideravelmente, o que acaba aumentando os riscos de colisões, especialmente no caso de freadas bruscas. Em períodos ou dias chuvosos, uma boa distância é de cerca de dez metros, mas esses valor varia a depender da velocidade de circulação.

 

Atenção a aquaplanagem

A aquaplanagem consiste em um fenômeno em que o pneu especialmente perde o contato com o asfalto e derrapa ao passar sobre uma lâmina de água. Para evitar que esse tipo de situação ocorra, é fundamental que os freios do veículo estejam em plenas condições de uso e sobretudo que os pneus estejam dentro do seu tempo de vida útil.

Pneus carecas assim como freios ruins podem aumentar significativamente as chances da aquaplanagem ocorrer.

Caso perceba que o veículo que está conduzindo perdeu contato com o solo, o motorista não deve se apavorar. Não deve nem pisar no freio, nem mesmo no acelerador. Apenas segure firme o volante e espere o veículo parar.

 

Pare em caso de chuva forte

Muitos motoristas decidem continuar dirigindo mesmo quando a chuva está forte, mas esse é um erro. Assim que perceber que a chuva está começando a ficar mais densa é indicado que o condutor do veículo simplesmente pare em um local seguro e aguarde que as condições climáticas se tornem mais favoráveis.

O condutor pode parar o seu veículo no acostamento ou outro local igualmente seguro para aguardar a chuva diminuir.

Ligue o farol baixo

O farol baixo torna a visualização de outros veículos substancialmente melhor em dias chuvosos e pode, juntamente as dicas mencionadas acima ser um bom aliado. Em chuva com neblina o resultado obtido com o farol pode tornar a condução do veículo mais segura para o motorista.

Vale destacar que para efetivamente ajudar o motorista em dias chuvosos, o farol que deve ser ligado é o farol baixo, o farol alto reflete diretamente nas gotas de água e turva ainda mais o campo de visão, o que pode tornar a condução ainda mais perigosa.



Engenheiro mecânico, especialista em gestão da manutenção, já trabalhou como engenheiro de aplicação na Scania. Fundador do Clube do Motorista, um portal de notícias do segmento do transporte, que leva notícias, curiosidades, artigos técnicos e tudo que acontece nas estradas.

Diga-nos o que achou do post: