Dirigir na chuva não é nada fácil além de ser bem mais perigoso para o motorista que deve redobrar os cuidados no volante. Veja aqui cuidados que os motoristas devem ter na chuva para garantir a sua segurança e a de todos ao seu redor.
Durante período de chuvas é necessário que os motoristas tenham mais atenção ao pilotar o veículo, seja nas ruas ou estradas. Afinal, dirigir na chuva é mesmo um desafio até para aqueles motoristas já experientes. Felizmente com algumas dicas e cuidados adicionais é possível aumentar o nível de segurança ao dirigir com o tempo chuvoso, reduzindo as chances de acidentes.
Vai dirigir na chuva? Mantenha distância do carro a sua frente
Manter uma boa distância do carro da frente é uma dica que deve ser colocada em prática toda às vezes em que se pilota um automóvel, mas em dias de chuva é essencial e indispensável.
Isso acontece porque com a chuva e consequentemente a pista molhada a distância de frenagem do veículo aumenta consideravelmente, o que acaba aumentando os riscos de colisões, especialmente no caso de freadas bruscas. Em períodos ou dias chuvosos, uma boa distância é de cerca de dez metros, mas esses valor varia a depender da velocidade de circulação.
Atenção a aquaplanagem
A aquaplanagem consiste em um fenômeno em que o pneu especialmente perde o contato com o asfalto e derrapa ao passar sobre uma lâmina de água. Para evitar que esse tipo de situação ocorra, é fundamental que os freios do veículo estejam em plenas condições de uso e sobretudo que os pneus estejam dentro do seu tempo de vida útil.
Pneus carecas assim como freios ruins podem aumentar significativamente as chances da aquaplanagem ocorrer.
Caso perceba que o veículo que está conduzindo perdeu contato com o solo, o motorista não deve se apavorar. Não deve nem pisar no freio, nem mesmo no acelerador. Apenas segure firme o volante e espere o veículo parar.
Pare em caso de chuva forte
Muitos motoristas decidem continuar dirigindo mesmo quando a chuva está forte, mas esse é um erro. Assim que perceber que a chuva está começando a ficar mais densa é indicado que o condutor do veículo simplesmente pare em um local seguro e aguarde que as condições climáticas se tornem mais favoráveis.
O condutor pode parar o seu veículo no acostamento ou outro local igualmente seguro para aguardar a chuva diminuir.
Ligue o farol baixo
O farol baixo torna a visualização de outros veículos substancialmente melhor em dias chuvosos e pode, juntamente as dicas mencionadas acima ser um bom aliado. Em chuva com neblina o resultado obtido com o farol pode tornar a condução do veículo mais segura para o motorista.
Vale destacar que para efetivamente ajudar o motorista em dias chuvosos, o farol que deve ser ligado é o farol baixo, o farol alto reflete diretamente nas gotas de água e turva ainda mais o campo de visão, o que pode tornar a condução ainda mais perigosa.