Dicas para estudar língua espanhola para o Enem

A prova de espanhol do Enem consiste em 5 questões que farão parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Essas perguntas foram elaboradas para avaliar o conhecimento de todos os participantes em relação à interpretação do texto e à estrutura da linguagem.

Neste artigo, vamos abordar algumas dicas sobre como estudar para a prova de espanhol do Enem.

Vamos lá?

1. Pratique sempre a interpretação de textos

O principal foco que envolve as provas de língua estrangeira do Enem é a interpretação de textos.

Não tente se preocupar na compreensão do significado de cada palavra que é utilizada no texto, e sim de compreender sobre a mensagem central do texto.

Todas as perguntas serão feitas com base no texto, as perguntas sempre serão centradas na interpretação do texto. Os textos poderão ir desde notícias de jornais, revistas, quadrinhos, poesias até a anúncios.

Lembre-se disso: quanto mais você praticar a sua leitura, melhor será a sua interpretação!

Com a finalidade de lhe ajudar com essa situação, separamos alguns sites que o INEP utiliza como fontes de texto para criar as questões de provas do Enem.

Confira:

  • Jornais: El País, Diário Jaén, La Nación, Página 12.
  • Blog: Azaral.
  • Cartun: Todo de Carton.
  • Ciências: National Geographic (em espanhol), Sinc.
  • Literatura: Cervantes Virtual.
  • Ação social: X solidaria.

2. Aplique as técnicas de leitura que você aprendeu

Não é necessário ser um estudante fluente em espanhol para fazer uma ótima prova. Com bastante dedicação, estudo e técnicas de leitura que são aprender em Cursos Online, será possível ter um ótimo desempenho nas provas

Confira:

  • Leia sempre o título e o subtítulo: Leia todas as partes das informações com atenção, pois isso o ajudará a entender o contexto do tema apresentado.
  • Verifique sempre a fonte do texto: com as informações você poderá conseguir identificar qual é o tipo de texto da questão. Em provas anteriores, foram utilizados alguns artigos de jornais, tirinhas, cartuns, poemas e anúncios.
  • Busque sempre observar as imagens com bastante atenção: tenha atenção com todos os elementos da imagens, que poderão ser objetos, plano de fundo e expressões faciais. Pois, nas imagens poderá estar as respostas que você procura.
  • Sempre confira as perguntas e as alternativas da resposta sempre antes de começar a ler o texto, pois quando você começar a ler o texto você irá compreender as devidas perguntas. A resolução do exercício será facilitada com esse auxílio, pois você já terá uma ideia do tipo de informação que você deverá procurar.

3. Enriqueça seu vocabulário

Mesmo que ainda não seja necessário compreender o significado das palavras ao ler um texto, porém é fundamental você estudar mais sobre os vocabulários, com o objetivo de enriquecer ele.

Porém, você sabe como fazer para conhecer mais palavras? Simples, faça o seu próprio glossário.

Compre um caderno exclusivamente para essa finalidade e a partir disso, começa a anotar as palavras do espanhol que você não conhece e a respectiva tradução do português ao lado.

Além de palavras traduzidas, também podem ser registradas algumas expressões idiomáticas, como, por exemplo.

O Toda Matéria sugere que você ordene todas as informações alfabeticamente. Porém, para isso, basta separar um número determinado de folhas para cada letra do alfabeto. E assim conseguir procurar a palavra quando for necessário.

O glossário pode ser lido de tempos em tempos para que você consiga memorizar todas as palavras.

4. Sempre faça uma revisão da gramática

A base da prova do ENEM é de interpretação de textos, é fundamental que os participantes apresentem os conhecimentos básicos da gramática espanhola.

Veja a seguir alguns pontos que merecem ganhar destaque:

O uso do artigo neutro : Como não há artigo correspondente em português, é comum que os participantes tenham algumas dificuldades em compreender o uso deste artigo.

O lo será utilizado para substantivar os adjetivos, advérbios e particípios, para se referir totalmente sobre as realidades abstratas (lo bueno, lo grande).

Tempos verbais: é muito importante que o participante compreenda sobre quando determinado tempo verbal será utilizado, e também que saiba reconhecer as suas respectivas flexões.

Portanto, é possível situar os tempos verbais no discurso do texto, do enunciado e das alternativas de resposta.

Quando você for fazer alguns exercícios, será preciso ter algum conhecimento sobre os tempos verbais em espanhol com o objetivo de compreender sobre as frases que são diferentes em diferentes momentos, como no Pretérito Perfecto Simple e no Futuro Simple.

5. Estude sobre os falsos amigos

O que parece facilitar a compreensão dentro do idioma espanhol, poderá se tornar um vilão dentro da interpretação, e isso será a função das palavras das línguas.

Os alunos que não têm muito conhecimento sobre o idioma inglês ou o espanhol tendem sempre a escolher o espanhol como uma opção de língua estrangeira para fazer o teste.

Porém, muitas vezes, eles são levados pela falsa ideia de que é muito mais fácil de entender o espanhol pois é igual ao português.

Um bom Curso de Espanhol vai lhe dar as melhores dicas sobre como estudar os falsos amigos.

6. Leia sobre as atualidades

Alguns dos textos que são bases para as questões da prova são artigos de jornais e revistas.

Você deve estar familiarizado com este modelo de texto porque ele pode ajudá-lo a expandir seu vocabulário sobre o assunto.

Se você está acostumado em ler artigos de jornais e de revistas espanhóis, certamente assim você terá mais facilidade durante a sua leitura e uma maior capacidade de compreensão de textos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: