Dicas para cortar gastos e fazer seu salário render

Não faltam exemplos de pessoas que ganham pouco mas possuem a vida financeira organizada, assim como não faltam exemplos de pessoas que possuem uma boa renda e ainda assim possuem uma péssima saúde financeira.

 

Em qualquer um dos casos, mudanças de comportamento e saber o que é emprestimo consignado pode ajudar a reduzir gastos e fazer o salário render. Veja mais dicas de como fazer isso neste artigo.

 

Dicas para cortar gastos e fazer o dinheiro render

Pequenas mudanças e um pouco de conhecimento sobre o que é emprestimo consignado e como usar o cartão de crédito, por exemplo, podem fazer a diferença.

  1. Orçamento familiar fixo e equilibrado

Para fazer o salário render, você deve organizar o orçamento familiar. É através dele que vai estabelecer as despesas fixas. 

 

Ao analisar o seu orçamento, você identifica como está gastando o dinheiro e pode identificar o que pode ser cortado para cortar gastos e fazer o salário render.

 

Além disso, ao receber seu salário ou benefício, a prioridade é pagar as despesas fixas, como água, luz, internet, gás.

 

Se já possui uma reserva de emergência, ela deve estar no seu orçamento. Saiba mais sobre a reserva de emergência abaixo.

 

  1. Ter prioridades e objetivos

Quando se fala em dinheiro, e, principalmente, em guardar dinheiro, todos nós precisamos de motivação para manter o planejamento.

 

Assim, defina metas e objetivos, como comprar uma casa, ou viajar. Fuja de compras que não estão no seu planejamento familiar, pois são elas que minam seu orçamento e fazem seu salário render menos.

 

  1. Uso consciente do cartão de crédito

Muitas pessoas usam o cartão de crédito como se fosse parte da renda. Isto é um erro que suga todo o seu salário.

 

Use o cartão para parcelar compras altas e evitar pagar juros através do crediário, por exemplo, ou quando não tem o dinheiro total para comprar um determinado bem. Assim você adia o pagamento deste bem usando o cartão.

 

O cartão  de crédito pode ser um aliado ou um inimigo, isso depende de como você o utiliza.

 

  1. Crédito consignado

Mesmo com a vida financeira organizada, às vezes a renda mensal não é suficiente para comprar um carro, por exemplo.

 

Neste caso, pode ser interessante recorrer ao crédito consignado ou empréstimo consignado. 

 

No entanto, entenda o que é emprestimo consignado e como utilizá-lo a seu favor.

 

O empréstimo consignado, normalmente, oferece menores taxas de juros pois tem o seu salário ou benefício como garantia. Por isso é uma boa opção  para quem está em busca de empréstimo. Mas, independente da taxa, as parcelas devem caber no seu orçamento.

 

Lembre-se o que é credito consignado e que seu objetivo é ajudá-lo a conquistar algo ou realizar um sonho e não prejudicar a sua vida financeira. Por isso, planeje-se.

 

  1. Compras e gastos que podem trazer retorno financeiro

Nem toda compra é apenas gasto. Assim, você pode investir em um segundo imóvel, como forma de investimento, já que eles tendem a valorizar.

 

Desta forma, pode alugar o imóvel ou vendê-lo por uma valor superior ao que pagou desde que o mercado esteja favorável.

 

Outra opção é comprar produtos que podem ser revendidos por um valor superior ao que pagou e assim obter lucro com a venda. Fazer uma grana extra.

 

Mas sempre dentro do seu planejamento.

 

  1. Mudança de hábitos

Outra forma de cortar gastos é analisar os hábitos da família e encontrar padrões de consumo que podem gerar redução de gastos. Por exemplo: banhos demorados, muitas luzes acesas desnecessariamente, verificar se não há vazamentos de água, vedação da borracha da geladeira.

 

Ou seja, criar o hábito de sempre analisar as contas, verificar se houve aumento e tentar encontrar a fonte do problema para resolver.

 

  1. Controlar as emoções

Grande parte das compras desnecessárias que fazemos se deve ao impulso emocional. 

 

Por isso, é importante aprender a controlar o impulso e sempre se questionar se de fato precisa daquele item ou se é apenas um desejo.

 

Uma boa dica é ter uma lista de desejos e se planejar para adquirir os itens da lista. Assim evita comprar o que não está planejado.

 

  1. Pequenos prazeres

Reduzir gastos, guardar dinheiro não são coisas fáceis e por isso é importante, de vez em quando, se dar pequenos prazeres. Mas eles também devem ser planejados, devem estar no seu orçamento.

 

Se dar pequenos prazeres é uma forma de recompensá-lo pelo esforço em manter o orçamento, em reduzir os gastos e ajuda a manter o incentivo.

Conclusão

O valor da renda de uma pessoa não define a sua saúde financeira. No geral, pequenas mudanças de hábito ajudam a reduzir gastos e fazer o salário render mais.

 

Entre eles, saber o que é emprestimo consignado ou como funciona o cartão de crédito são importantes para fazer uso consciente dessas opções de crédito.

 

Usar o crédito nem sempre é negativo e pode até trazer benefícios para além da compra de um item ou pagamento de um débito.

Por isso, o importante é saber o que é credito consignado, ter um orçamento familiar fixo, usar o cartão de crédito de forma inteligente, entre outros comportamentos, podem ajudar reduzir gastos e fazer o salário render mais.



Diga-nos o que achou do post: