12 dicas para conseguir um novo emprego mais rápido

Dicas para conseguir um novo emprego

Sair a procura de uma nova oportunidade de trabalho é cansativo e muito estressante. O importante que, antes de ir em busca de conseguir um novo emprego, se preparar muito bem para tirar proveito de qualquer oportunidade no mercado de trabalho.

Além das dificuldades e desafios da crise, milhões de brasileiros precisam desenvolver a sua resiliência e capacidade de persistir, tempo, dedicação, foco, a habilidade para lidar com a ansiedade, o medo e os problemas financeiros que podem aparecer no futuro.

Ter um currículo bem elaborado e possuir capacitação não garantem a vaga. Mas, há ações e estratégias que podem ajudar na recolocação rápida no mercado de trabalho. Durante essa jornada é importante se capacitar, desenvolver as habilidades e fazer um planejamento.

12 dicas para conseguir um novo emprego mais rápido

Ficar desempregado por um longo período, é algo que nos vai deixando desanimados. Muitos brasileiros acabam simplesmente desistindo de procurar emprego, mesmo estando em idade para trabalhar.

Mas existem algumas dicas para mudar essa situação e encontrar o emprego que necessita, acompanhe abaixo super dicas que separamos para você.

Networking

Conhecer pessoas é um bom jeito de conseguir um emprego, mas procure focar nas pessoas com que pode construir um relacionamento que podem ajudar e que tenha uma oportunidade para você, sempre trabalhando o seu marketing pessoal da maneira correta.

Fazer um networking, por exemplo, ajuda a trocar conhecimentos, e participar de colaborações. Conheça novas pessoas que trabalham dentro da sua área e que poderão ajudar com recomendação na empresa onde trabalham.

Redes sociais

As redes sociais também são muito úteis para encontrar um emprego. Há recrutadores que vão para internet todos os dias em busca de profissionais para preencher vagas. Assim, é importante fazer um perfil nas redes sociais. Sempre coloque uma imagem para seu perfil e mostrando profissionalismo, as habilidades, nível de formação e experiência.

Comunidades de profissionais

Há redes sociais que são específicas para quem está nessa situação e faça perguntas sobre informações no mercado de trabalho de forma mais discreta. A rede que mais recomendável é o Linkedin.

Sites de busca de empregos

Na internet, podem ser encontradas centenas de páginas para buscar trabalho que podem ajudar a achar vagas conforme o perfil profissional, localização e emprego que deseja ter, como a Catho, Infojobs e Sine.

Faixa salarial

Para descobrir qual é o salário condizente com sua profissão, realize uma pesquisa pela internet e em revistas especializadas em carreira. Lembre-se que ter em conta a sua experiência profissional.

Lista de empresas

Há pessoas que sonham em trabalhar em uma certa empresa, mas acham que não são boas o suficiente para estar nela. Mas é bom se arriscar às vezes, afinal, não é possível conseguir o que deseja. Crie uma lista com as empresas que gosta dentro de sua área de atuação ou para qual pretende migrar. Coloque valores, projetos profissionais, e procure pelas vagas que são oferecidas no momento.

Cadastro do currículo

Crie cadastros de currículo mesmo que não haja uma vaga na área imediatamente. O fato de o currículo já estar no banco de dados pode facilitar o contato quando aparecer uma oportunidade.

Eventos

Existem eventos para as diferentes áreas de atuação em que empresas que são de seu interesse estarão presentes. Além disso, é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas que podem ajudar. Use cartões de visita, com dados pessoais, como telefone, e-mail. Mas antes pense no que vai dizer ao encontrar um profissional importante de uma empresa

Naturalidade

Tenha em sua mente as suas maiores qualidades, tudo que conseguiu com seu esforço, e esteja certo que tem muito a oferecer em um novo emprego. Com a convicção honesta do seu potencial e dos seus limites ajuda na credibilidade na hora de falar um bom contato.

Foco

O foco é algo muito importante na sua procura por um emprego. Pense em seu objetivo e o visualize. Não estar trabalhando é algo que causa um grande estresse e sentimento de desespero. Mas não se esqueça de se manter calmo. Não se candidate a centenas de ofertas de trabalho, que em muitas vezes não tenha nada a ver com as suas habilidades, não perca o objetivo.

Pense no trabalho que deseja ter, e que corresponda com o seu perfil acadêmico ou que precisa de alguém com as suas habilidades. Dessa forma, poderá começar a procurar um emprego e fazer uma lista das empresas para as quais você gostaria de trabalhar. Entre em contato com elas nas redes sociais ou portais da internet e solicite a lista de vagas.

Inscrever-se para ofertas de emprego que estão de acordo com o seu perfil torna a busca bem mais fácil.

Bom currículo

O currículo é vital na hora de encontrar um bom emprego. Muitas vezes, um profissional que possui todas as habilidades para ocupar uma vaga, acabam sendo perdendo a chance emprego por causa de um currículo mal feito.

Ele deve ser capaz de provar para empresa de que é o candidato ideal para realizar a função. Coloque tudo que estiver relacionado as suas melhores características para que, assim que ele for analisado, o recrutador saiba que é a pessoa que estava procurando.

O currículo deve possuir só os dados que são realmente importantes e destaque-as. Não se esqueça de pôr os dados de contato, como e-mail e telefone. Formate bem o seu currículo e deixe-o organizado, fazendo uma revisão gramatical e ortográfica.

Veja também: Como lidar com a demissão

Entrevistas

A entrevista de emprego é a melhor oportunidade de convencer que merece ser contratado. Por isso é importante se preparar bem para não improvisar demais. Faça uma pesquisa sobre a empresa e qual tipo de roupa deve usar. Com isso irá como se apresentar na hora de encarar o seu entrevistador.

Coloque roupas com as quais se sinta confortável e que mostre a sua personalidade.

Gostou das dicas? Tem algo para acrescentar? Deixe um comentário abaixo!



Diga-nos o que achou do post: