Dicas diárias para ajudar seu corpo a ser saudável

Cada vez mais as pessoas se preocupam com a sua saúde, desde a realização de  cotação online de plano de saúde, até mudanças diárias de hábitos. 

 

A cada dia que passa, mais pesquisas mostram que a chave para uma boa saúde é fazer alterações simples no que diz respeito à alimentação, exercícios físicos e controle do estresse. 

 

Apenas alguns hábitos diários podem mudar totalmente o seu corpo e te ajudar a ser mais saudável. 

 

Para ajudá-lo a fazer essas mudanças, criamos uma lista com dicas diárias para que melhore a sua saúde e o seu bem-estar.

 

Vale dizer que falar com profissionais da área de saúde e bem-estar é muito importante para que você possa mudar a sua rotina. 

 

Porém, com as nossas dicas, você conseguirá perceber que basta apenas fazer algumas mudanças no seu dia a dia para que possa ajudar o seu corpo a ser mais saudável.

 

Continue a leitura e confira! 

 

Como ser mais saudável

A pandemia de coronavírus e o isolamento provocaram muitas mudanças nos hábitos alimentares e diários do brasileiro. 

 

Com as pessoas passando mais tempo em casa, algumas conseguiram se alimentar melhor – consumindo comida caseira – e ter mais tempo para cuidar da saúde mental e fazer a prática de exercícios físicos. 

 

Porém, não foi isso que aconteceu com todas pessoas. Muitas também passaram a pedir mais delivery, ficar estressadas e não fazer a prática de nenhuma atividade física. 

 

Consequentemente, esses hábitos podem provocar muitos problemas à saúde, sendo necessário modificá-los para ser mais saudável. 

 

Para ajudar a sua saúde e o seu bem-estar, aqui está a nossa lista com algumas dicas diárias. 

 

1. Coma uma variedade de alimentos 

Para uma boa saúde, precisamos de mais de 40 nutrientes diferentes e nenhum alimento pode supri-los todos. 

 

Não se trata de uma única refeição, trata-se de uma escolha alimentar equilibrada ao longo do tempo que fará a diferença!

 

  • Um almoço com alto teor de gordura pode ser seguido por um jantar com baixo teor de gordura.

 

  • Depois de uma grande porção de carne no jantar, talvez o peixe possa ser a escolha do dia seguinte.

 

2. Coma muitas frutas e vegetais

Frutas e vegetais estão entre os alimentos mais importantes para nos fornecer vitaminas, minerais e fibras suficientes. 

 

Portanto, devemos tentar comer pelo menos 5 porções por dia. Por exemplo, um copo de suco de fruta fresco no café da manhã, talvez uma maçã e um pedaço de melancia como lanche, e uma boa porção de vegetais diferentes em cada refeição.

 

3. Reduza a ingestão de sal e açúcar

Uma alta ingestão de sal pode resultar em hipertensão e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Existem diferentes maneiras de reduzir o sal na dieta:

 

  • Ao fazer compras, podemos escolher produtos com menor teor de sódio.

 

  • Na hora do cozimento, o sal pode ser substituído por temperos, aumentando a variedade de sabores e sabores.

 

  • Na hora de comer, ajuda não ter sal na mesa, ou pelo menos não adicionar sal antes de degustar.

 

O açúcar fornece doçura e um sabor agradável, mas os alimentos e bebidas açucarados são ricos em energia e devem ser apreciados com moderação, como uma guloseima ocasional. Em vez disso, poderíamos usar frutas, até mesmo para adoçar nossos alimentos e bebidas.

 

4. Beba muitos líquidos

Os adultos precisam beber pelo menos 1,5 litros de líquido por dia! Ou mais, se estiver muito calor ou se eles forem fisicamente ativos. 

 

A água é a melhor fonte, com ou sem gás, simples ou com sabor. Sucos de frutas, chá, leite e outras bebidas podem cair bem – de vez em quando.

 

5. Entre em movimento

A atividade física é importante para pessoas de todas as faixas de peso e condições de saúde. 

 

Ajuda-nos a queimar as calorias extras, é bom para o coração e para o sistema circulatório, mantém ou aumenta a nossa massa muscular, ajuda-nos a concentrar-nos e melhora a saúde geral e o bem-estar. 

 

Não precisamos ser atletas para entrar em ação! Recomenda-se 150 minutos por semana de atividade física moderada, que pode facilmente se tornar parte de nossa rotina diária. Todos nós poderíamos:

 

  • Usar as escadas em vez do elevador;
  • Dar um passeio durante os intervalos de almoço (e alongar-se em nossos escritórios entre os intervalos);
  • Arrumar tempo para uma atividade de fim de semana em família.

 

Últimas considerações

Fazer mudanças em nossa rotina diária pode trazer grandes benefícios para a nossa saúde e bem-estar. 

 

Porém, também é importante dizer que mudanças graduais em nosso estilo de vida são mais fáceis de manter do que grandes mudanças introduzidas de uma só vez. 

 

Então, para finalizar, aqui vai mais uma dica: por três dias, anote os alimentos e bebidas que consome ao longo do dia e a quantidade de movimento que fizer. 

 

Não será difícil identificar onde você pode melhorar: 

 

  • Pulando o café da manhã? Uma pequena tigela com frutas ou um pedaço de pão pode ajudar a introduzi-lo lentamente em sua rotina.

 

  • Poucas frutas e vegetais? Para começar, você pode introduzir uma opção extra por dia.

 

  • Alimentos favoritos ricos em gordura? Eliminá-los abruptamente pode revidar e fazer com que você retorne aos velhos hábitos. Em vez disso, escolha opções com baixo teor de gordura, coma-os com menos frequência e em porções menores.

 

  • Pouca atividade? Usar as escadas diariamente pode ser um ótimo primeiro passo.

 

Ao seguir as dicas que citamos nesse artigo, esperamos que você consiga dar os primeiros passos necessários para ter uma vida muito mais saudável! 



Diga-nos o que achou do post: