Business Intelligence

Descubra como desenvolver uma estratégia eficaz de Business Intelligence (BI)

Quem pesquisa as novidades do empreendedorismo e as inovações do mercado volta e meia é apresentado a siglas novas o tempo todo, uma das mais populares atualmente é o BI, sigla para Business Intelligence. 

Esse termo em inglês pode ser traduzido como inteligência de negócios ou inteligência empresarial, conhecer esse conceito e aplicar seus métodos afetam o dia a dia e a produtividade de todos os setores de uma empresa. 

 

Essa metodologia de gestão afeta desde a área jurídica da empresa, até a financeira, operacional, produtiva e o marketing. De forma objetiva, o business intelligence reúne uma série de teorias e processos que aliam a tecnologia, a gestão de dados e a produtividade. 

 

O grande efeito produtivo desse conceito está nessa união de elementos de baixo impacto sozinhos, mas que juntos geram impactos consistentes na gestão de grandes indústrias e até de pequenas empresas de toalha de mesa para festa casamento.

 

As soluções focadas em Business Intelligence atuam hoje em dia como uma das condições para que as empresas cresçam com a manutenção da sua qualidade de produto, serviço e gestão. 

O fornecimento, a análise e a higienização dos dados faz com que as empresas possam tomar decisões não só assertivas como proativas, ou seja, se adiantando a tendências do mercado e dando mais potencialidades para suas ações. 

 

A principal função de um planejamento baseado em inteligência de negócios é garantir que os investimentos realizados alcancem um objetivo estipulado, neste contexto o BI se conversa muito com a sigla ROI, essa representa o retorno gerado por ação da marca. 

 

Empresas em geral, mais especificamente negócios de venda de balança de açougue com gancho online podem colher informações sobre seus negócios com muita facilidade, mas a real dificuldade solucionada pelo BI está na gestão dessas informações. 

 

Por mais que esses dados sejam gerados e acumulados, nem sempre eles estão devidamente tratados para gerar um diagnóstico preciso ou estão ao acesso dos funcionários e das lideranças da gestão. 

 

Quando esses dados são organizados e estão sob controle dos setores da empresa, todas as ações passam a ser calculadas de forma mais precisa e pode sofrer mudanças a fim de otimizar a produtividade e a eficiência desse setor. 

Entenda o que é Business Intelligence

Em mais detalhes, o Business Intelligence ou a inteligência de negócios é um processo que parte de uma orientação baseada na tecnologia para colher dados e apresentar informações que dão sustentação para decisões administrativas de todos os setores. 

 

Quando os gestores de cada área de uma empresa de bloquete sextavado intertravado recebem relatórios precisos e diretos sobre as métricas mais sensíveis para sua funcionalidade, se torna mais prático sugerir e aplicar reformulações. 

 

Encontrar problemas, fraquezas, potenciais e oportunidades com antecedência permite uma análise mais direta e estabelecer um plano de ação mais assertivo, por consequência obtendo melhores resultados a dado investimento, valorizando o ROI da empresa. 

 

Na lógica básica do empreendedorismo, a partir do momento que a empresa cresce garantindo um maior retorno a cada investimento, todo o processo se valoriza e tende a garantir mais lucro. 

 

Dentro de uma estratégia de BI está a implementação de uma série de ferramentas e aplicativos capazes de coletar dados do sistema interno e externo e promover uma análise ativa dessas informações. 

 

Essa integração de diversos sistemas dentro de um âmbito de visualização técnico permite uma visão completa do empreendimento e de seu posicionamento dentro do mercado. O BI facilita o processo de junção desses dados e apresentação das métricas mais utilizadas. 

O business intelligence permite que empresas articulem melhor os seus setores, a análise integrada dos resultados do dia a dia é capaz de mensurar não só o desempenho individual em cada setor, mas também o impacto entre setores para aumentar a produtividade. 

 

Saber com base em dados quais ações podem ser tomadas para todos os setores crescerem em harmonia é fundamental para otimizar os resultados de forma consistente, além de evitar perdas ao longo desse processo. 

 

O setor financeiro de uma empresa de pneus de carro baratos sabe quanto precisa comprar para que a produção atenda a demanda que será capturada pelas áreas de vendas e marketing. Essa rede informacional é possível por conta de algum grau de inteligência e BI. 

Por que a área de BI é relevante hoje em dia?

Qualquer empresa tem em seu horizonte um conjunto de objetivos e metas a serem alcançados, sejam elas traçados objetivamente ou não. Acompanhar não só o resultado final como o desempenho do processo é essencial para garantir a eficiência da operação. 

 

Toda atividade da empresa produz não só seu foco principal mas também um conjunto de informações para medir o desempenho da equipe, esses dados brutos podem ser gerados e absorvidos em relatórios que forneçam informações relevantes para a gestão. 

 

Os dados do ponto de vista técnico podem muitas vezes ser perdidos ou estar dispersos diante do mar de operações de uma empresa de recuperação parabrisa. Parte do valor do Business Intelligence está na organização desses dados. 

 

Essa metodologia busca aplicar a técnica de análise de dados e de análise empresarial para gerar informações em conjunto. Essa é a origem da importância do BI dentro do âmbito empresarial, mas é apenas uma fração da sua aplicação nos dias atuais. 

 

O Business Intelligence dá aos gestores e empreendedores uma base sólida e assertiva de informações para eles por sua vez tomarem melhores decisões a curto e longo prazo. A partir da análise dos dados, os conhecimentos técnicos garantem a capacidade de prever movimentos. 

 

Assim, uma empresa de monitoramento de frotas pode não só gerir sua marca e todos seus setores a partir da realidade atual e passada como se posicionar de acordo com as estatísticas e os padrões para o futuro. 

 

O business intelligence atua em analisar e preparar esses dados para a análise mas também em rastrear tendências, inovações e processos que geram resultados para outras empresas de um ou mais mercados e podem ser aplicados ao dia a dia da empresa. 

 

Tanto grandes empresas quanto pequenos produtores de conduíte para fio podem colher resultados através do BI, ou seja, Business Intelligence. Esse termo é um setor utilizado para captar dados e fornecer informações mais assertivas para basear decisões. 

Essas informações são captadas em tempo real e absorvidas por um banco de dados que além de armazenar, também realiza o tratamento e refino desses dados para fornecer relatórios mais eficientes. 

 

Os dados ganham ainda mais importância quando se trata de uma empresa com um grande volume de ações e processos ou que está ligada diretamente ao meio digital, seja na sua produção ou no marketing e gestão. 

Como desenvolver uma estratégia eficiente de Bi 

É importante compreender que a implantação de uma lógica baseada em Business Intelligence não é apenas a instalação de aplicativos e ferramentas, mas sim a criação de processos bem estabelecidos que vão gerar os benefícios citados até aqui. 

 

Para isso, o gestor de uma empresa de cozinha modulada azul precisa delimitar com clareza algumas questões sensíveis para que essa estratégia seja aplicada corretamente: 

 

  • Compreender o valor dos dados para a estratégia da empresa;
  • Utilizar esses dados para oferecer melhorias na eficiência operacional;
  • Gerar novos produtos; 
  • Aprimorar a qualidade da experiência do cliente; 
  • Colher dados sobre o desempenho da sua concorrência;
  • Garantir a autonomia e o acesso às informações; 
  • Gerar modelos otimizados de gestão; 
  • Garantindo proatividade na gestão. 

 

O business intelligence é uma metodologia que permite uma empresa oferecer base para as ações de forma mais inteligente, esse sistema funciona a partir da captação, higienização e organização de dados e métricas importantes para os negócios. 

 

Também é o BI o responsável por reunir um banco de dados unificador de todas as informações geradas pela empresa em seus mais diversos setores. Junto com a obtenção desses resultados está a análise preditiva, aplicada e utilização prática de estatística. 

Considerações finais

Em resumo, a partir da inteligência empresarial as empresas podem rever seus processos e otimizar a gestão de cada atividade para que toda a empresa cresça de forma organizada e o mais eficiente possível de acordo com a conjuntura. 

 

Esse processo pode não ser direto, a partir dos dados e informações coletadas, todos os setores sofrem mudanças e um questionamento leva a outros até a absorção de outras melhorias. Cada ciclo se valoriza em si e gera retornos em seu tempo determinado. 

O business Intelligence tem o grande mérito de garantir o acesso coordenado dessas informações que antes estavam dispersas ou fora do alcance dos setores de gestão das áreas da empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: