“Guerreiras Grenás” conquistaram diversos títulos nacionais e até título continental;
Fundada em 2001, o plantel feminino da Ferroviária foi construído a partir da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara) e a prefeitura de Araraquara. Através da gestão do prefeito na época, Edinho Silva, o projeto tomou forma e se concretizou com a parceria citada anteriormente.
Tendo como força motriz o desenvolvimento do futebol feminino na cidade paulista, a causa foi apoiada pelo grupo “Pão de Açúcar”, através dos hipermercados “Extra”, e incluía a organização de um trabalho social que trabalhava com esporte em diversos bairros.
Em 2010, o projeto sofreu um revés e quase entrou em extinção. Mas, o presidente da Ferroviária na época, Welson Alves Ferreira, tomou as rédeas da situação e propôs a união dos dois times, aceita prontamente. Assim criava-se a Liga Araraquarense de Futebol Feminino, que passou a contar com o apoio da “Caixa Econômica Federal”.
Com essa nova injeção financeira, a equipe conseguiu maior destaque no cenário nacional e passou a contar com outros parceiros de sucesso, tais como: “Natura”, “Viação Paraty” e “Unimed”.
Algumas jogadoras de sucesso já atuaram pela equipe paulista, tais como Raquel e Bia. Dentre os títulos da equipe, podem se notabilizar: Campeonato Paulista (2002, 2004, 2005 e 2013), Copa do Brasil (2014), Campeonato Brasileiro (2014) e Copa Libertadores da América (2015).
A equipe da Ferroviária ocupa, atualmente, o 7º lugar no Campeonato Brasileiro Feminino, com 16 pontos. As paulistas encaram as atletas do Corinthians pela 12ª rodada, na data de 18/07, às 18:30.
Veja mais: