Cursos na carreira militar: saiba qual escolher

Fazer o concurso EsFCEx ou uma formação de engenharia espacial que colocará você em contato com a equipe da Aeronáutica? Essas são algumas das dúvidas para quem quer ter uma carreira bem sucedida na área militar. Para isso, é vital saber quais cursos na carreira militar fazem mais sentido para você e quais os tipos de trabalho você gostaria de fazer ao servir nas Forças Armadas do seu país.

Hoje em dia, existem muitos cursos na carreira militar e muitos pontos de entrada. Você pode, por exemplo, entrar pelas Academias Militares ou entrar direto pela formação superior em escolas de engenharia militares (exemplos são o ITA e o IME). Além disso, há muitos trabalhos diferentes a fazer no Exército, Marinha e Aeronáutica, desde ações de campo até trabalhos administrativos. Por isso, há muito o que considerar em tudo isso.

Quer saber quais cursos na carreira militar escolher? Então siga as dicas abaixo!

5 dicas para escolher os melhores cursos na carreira militar

1. Conheça a hierarquia militar e as oportunidades abertas

O primeiro ponto a ter em mente na hora de escolher qual curso militar fazer é entender como funciona a hierarquia militar e quais são as oportunidades abertas para você.

Por exemplo, temos os três principais ramos das Forças Armadas que são o Exército, Aeronáutica e Marinha. Cada um atua em um terreno de combate e tem necessidades diferentes.

Dentro dessas organizações, existem distintas organizações com variados graus de exigências e de oportunidades. Por exemplo, há muitas oportunidades para engenheiros aeroespaciais na Aeronáutica. Já no Exército, há mais oportunidades para quem é da área de Logística e por aí vai.

Estude bem a hierarquia das Forças Armadas, veja o tipo de profissional em cada área e o que mais combina com você.

2. Conheça a si mesmo e o que você quer fazer

Não adianta tentar se encaixar em uma oportunidade que não faz sentido para quem você é. Por exemplo, se você não gosta de ver sangue ou passa mal nessas situações, não faz nenhum sentido fazer uma faculdade de Medicina. Você simplesmente não conseguirá trabalhar adequadamente no futuro, não é mesmo?

É a mesma coisa na sua carreira militar. É vital ser honesto consigo mesmo e fazer uma reflexão sobre quais são seus pontos positivos e negativos, o que você gosta ou não de fazer. Isso ajudará a entender quais são as oportunidades dentro da carreira militar que fazem mais sentido para você.

3. Explore as opções próximas de onde você vive

Existem instituições e bases das Forças Armadas espalhadas por todo o Brasil. Normalmente, pessoas que moram em uma região podem ser chamadas a servir em outra sem nenhuma cerimônia, dependendo das necessidades específicas de cada momento.

Por exemplo, alguém que faça uma formação de medicina de emergência no Exército em São Paulo pode ser chamado a servir no Amazonas a qualquer momento, caso surja essa necessidade.

No entanto, isso não significa que obrigatoriamente você passará a trabalhar em uma região longínqua. Especialmente se houver necessidade para o seu trabalho perto de onde você já mora.

Portanto, explore as oportunidades locais e veja o que faz sentido dentro do que você mais se interessa. Por exemplo, se houver uma base da Aeronáutica focada em engenharia perto de onde você mora, faz sentido seguir um curso dessa área.

4. Faça uma avaliação realista do que é alcançável para você

Antes de escolher um curso militar, é importante que você faça uma avaliação realista das suas capacidades. Afinal de contas, você provavelmente já tem uma visão específica sobre os seus talentos e o seu potencial enquanto aluno.

Por isso, deve saber mais ou menos o que pode ser alcançável para você ou não. Por exemplo, o ITA é simplesmente um dos vestibulares mais concorridos do país, se não o mais difícil de todos. Pessoas que são facilmente aprovadas em Engenharia Civil em outras faculdades não conseguem entrar no ITA.

Uma maneira fácil de entender o seu nível e o que está ao seu alcance é fazer provas simuladas de concursos antigos e então comparar a sua nota com a de corte dos anos anteriores. Isso dará uma visão do que você pode alcançar.

5. Converse com antigos estudantes do curso que você quer

Por fim, antes de escolher um curso na área militar, converse com antigos estudantes. Existem fóruns e grupos online onde antigos formandos interagem com os novatos e explicam mais ou menos o que esperar dessas formações. Assim você pode ter uma ideia melhor do que esperar e escolher aquele curso que faça mais sentido para você.

Pronto! Agora que você já viu essas dicas para escolher os melhores cursos na carreira militar, ficará mais fácil fazer a sua opção sobre qual formação procurar para ter uma longa e bem-sucedida carreira militar. Lembre-se de que existem muitas opções disponíveis e a melhor alternativa é justamente aquela que se encaixa melhor no seu perfil.

Gostou do conteúdo? Comente abaixo dizendo qual curso faz mais sentido para você!



Diga-nos o que achou do post: