CRM: O que é e por que implementar um?

sSe você está no mundo dos negócios, e deseja que seu negócio continue a crescer, melhorar o relacionamento com o cliente, usar ferramentas, como o CRM é de suma importância, pois trará diversos benefícios para sua empresa, além de fazer com que você tenha um destaque maior no mercado competitivo.

Uma coisa que você deve ter em mente desde sempre, antes mesmo de começar um novo negócio, é que a tecnologia e a internet são as principais ferramentas para crescer em qualquer empresa, a parte boa é que elas são suas aliadas em qualquer ocasião. 

Portanto, utilizar um sistema crm, por exemplo, é pertinente.

Além disso, pouco se fala, mas uma das coisas essenciais em uma empresa de sucesso, é justamente como ela trata o cliente.

Manter um bom relacionamento com o cliente é algo que te trará diversos benefícios, e o principal deles é uma melhora nas vendas. Por isso, diversas empresas usam um software crm gratuito.

O que é CRM?

Antes de falar dos benefícios do CRM, é muito importante que você tenha em mente do que se trata essa ferramenta e, posteriormente, entender o porquê deve utilizá-la em sua empresa.

A sigla CRM, em inglês, significa Customer Relationship Management (gestão de relacionamento com o cliente), e é um conjunto de práticas que tem como objetivo tornar o cliente o foco principal de uma venda.

Ou seja, o que vai estar em destaque não é o produto ou o serviço prestado, mas sim o cliente que deseja realizar a compra.

Dessa forma, é muito fácil de entender que ter crm operacional, por exemplo, é algo muito pertinente para qualquer empresa, principalmente se você estiver tendo algumas complicações na hora de se relacionar com o cliente, e deseja aumentar essa proximidade, já que suas vendas dependem muito disso.

Entretanto, não basta apenas você utilizar uma ferramenta de CRM em sua empresa, mas sim criar estratégias ao redor dessa ferramenta, pois fará com que sua empresa melhore no quesito de vendas.

Por isso, procure o mais rápido possível por um comercial crm, para aderir à sua empresa, alavancando suas vendas.

As etapas para adotar um CRM em sua empresa podem ser definidas em quatro:

  • Planejamento;
  • Execução;
  • Monitoramento;
  • Avaliação.

Dessa maneira, o que pode ser percebido, é que não basta apenas você querer ter um CRM em sua empresa, pois não é algo que é simples de utilizar.

Por mais que seja uma coisa disponível para qualquer negócio, você deve fazer bom uso dela, utilizando o potencial máximo que ela possui.

Por isso, caso você esteja passando por alguma situação financeira que pode ser adversa, não deixe de utilizar um crm gratuito e, posteriormente, procurar por um software que seja mais condizente com o que você necessita.

Por que implementar um CRM?

Agora que ficou mais fácil de entender do que se trata o CRM, é fundamental você também entender o motivo de utilizar essas estratégias em sua empresa, já que serão muitos benefícios que irá receber, como:

Melhoria no relacionamento com o cliente

O principal objetivo de aderir uma dessas ferramentas em sua empresa, é justamente obter uma maior proximidade com o cliente, o que é algo que não era muito comentado antigamente.

Por mais que as empresas se preocupassem com o cliente, muita das vezes o foco da venda era o produto em si, e não o consumidor.

Aumento na produtividade

Embora o objetivo do CRM seja aumentar a proximidade com o cliente, isso não quer dizer que ele não é benéfico em diversos outros setores de uma empresa.

A equipe que é responsável pelo comercial da empresa, consegue, através do uso dessa ferramenta, automatizar o procedimento, já que tem um contato maior com os clientes.

Além disso, através dessas estratégias adotadas, é facilmente notável um aumento na agilidade dos procedimentos, sem influenciar diretamente no maior objetivo, que é justamente uma melhora no relacionamento com a clientela.

Maior facilidade de fechar uma venda

Com todos os procedimentos mais automatizados e agilizados, o processo para realizar um fechamento de uma venda é muito mais dinâmico e preciso.

Você conhece melhor seu cliente, fazendo com que você não tenha que passar por todo aquele processo de conhecimento do cliente em cada venda, mas sim através de um relacionamento.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.



Diga-nos o que achou do post: