CONTRIBUA COM SEU CONHECIMENTO

Se você se esforçou para buscar o conhecimento, se resolveu se especializar cada vez mais na sua profissão, parabéns, você deve ser um ótimo profissional e ser muito desejado pelo mercado! Mas todo esse seu conhecimento precisa ser espalhado, não guarde só para você, ajude a melhorar o seu ambiente de trabalho e a qualidade do serviço da empresa que você trabalha.

Conhecimento é para ser dividido e não guardado a sete chaves dentro da cabeça, porque dessa forma ele se acaba e não se torna benefício, nem para você e nem para a empresa, já dividindo o que você sabe com as pessoas, deixando que se espalhe o benefício é geral. E não tenha medo de ensinar o que você sabe por acreditar que vão te passar a perna, isso não vai acontecer porque à medida que você ensina o que sabe, mais você tem que aprender, então estará sempre à frente de todos. E isso é bom para que você não descanse, esteja sempre procurando melhorar, não entre em sua zona de conforto e fique com a carreira estagnada.

Se ao invés de espalhar o conhecimento você começar a desfazer das pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades, ou não quiseram ir além nos estudos, o seu ambiente de trabalho começa a se tornar insuportável e a rotatividade de pessoas começa a crescer, gerando custos de demissão e de admissão, pois ao admitir um novo funcionário é preciso treinar essa pessoa até que ela possa exercer sua função, tudo isso tem um custo muito alto. Em algum momento vão perceber que o problema não são os outros, mas sim você, daí, fim da linha. Então, melhor você que se aplicou começar a passar para frente tudo o que aprendeu em cursos e pela experiência adquirida.

Já conheci pessoas que sabiam muito de alguma coisa, mas que não ensinavam o que sabiam direito, ou porque não estavam nem aí para o colega de trabalho ou porque não queria dividir o que sabia de jeito nenhum. Daí quando acontecia algum problema e essa pessoa estava de férias, curtindo com a família, era obrigada a deixar o descanso de lado e voltar rapidamente ao trabalho para resolver a situação. Caso tivesse ensinado o que sabe, poderia apenas orientar alguém por telefone ou e-mail, perder alguns minutos das férias, e continuar o seu descanso tranquilamente. Essa é uma das vantagens de você passar para frente o que sabe, além de respeito dos colegas, ganha muita tranquilidade.

Seu conhecimento deve ser usado para contribuir positivamente com a empresa, claro, e com seus colegas e não para que eles se inferiorizem diante de você. Tudo o que você sabe a mais já deixa seus colegas em situação complicada, então não piore as coisas, use o que sabe para que seu local de trabalho seja o melhor possível, tenha harmonia, seja mais produtivo e com índice de erros menores, o benefício é geral e seu esforço pelo bem geral será visto pelos superiores e recompensado. Sempre que você se dispuser a fazer cursos, participar de seminários, ler um bom livro, faça com o intuito de passar esse novo conhecimento adiante, não seja egoísta e não tenha medo de perder espaço, porque na verdade você vai ganhar muito mais com essa atitude do que represando seu conhecimento com medo de perder.

A empresa que você trabalha te contratou pelo seu conhecimento e por sua experiência anterior, ou foi trabalhando nela que você conseguiu atingir o nível em que se encontra, e é esperado de você, em retorno, que contribua com ela e com seus colegas para um melhor desempenho geral. Com certeza, você não foi contratado para se esconder atrás da mesa e monopolizar todo o processo e ser o dono da verdade, o seu conhecimento deve ser dividido com todos que estão a sua volta, sem exceção, ou você aprendeu o que sabe sozinho, ninguém nunca te ajudou a crescer profissionalmente, nunca teve um mentor para te ensinar nada? Difícil que não tenha alguém que um dia fez a diferença em sua vida profissional, que te mostrou o tal do “pulo do gato”, que nada mais é do que experiência e conhecimento, meu caro.

Sempre ensine o que puder e o que for preciso para que o desempenho das pessoas seja melhor, as pessoas gostam de ser valorizadas e ensinar é uma forma nobre de valorizar o profissional que está ali do seu lado em busca de atingir uma meta, é uma forma de você dizer a ele da importância de seu trabalho e o quanto você o quer melhor e mais produtivo e isso tem reflexo no contracheque de ambos, com certeza. Se você não passa seu conhecimento adiante, como vai querer crescer na carreira? Passar conhecimento é preparar sua sucessão para o caso de ser promovido, já pensou não poder aproveitar uma bela oportunidade porque no seu departamento não tem ninguém que possa te substituir? É muito triste, mas muita gente não consegue a promoção esperada porque o departamento pode ficar desfalcado, pense no que estou te falando quando estiver sentado em cima de tudo o que sabe e outros assumindo postos que você poderia tranquilamente exercer, só porque souberam treinar seus sucessores.

O conhecimento está aí para quem quiser, se ninguém correu atrás e você correu e conseguiu, que bom, prova de que você se esforça para crescer, mas conhecimento bom é conhecimento útil e aplicado, que gera resultados e faz todo o desempenho melhorar, o resto é cosmético e só serve para você perder tempo e para ter mais um certificado para pendurar na parede. Procure aprender coisas mais complexas, que farão a diferença em seu trabalho e não fique procurando por cursos que nada têm a ver com o que você faz, que não te enriquecem como profissional, sua carreira vai agradecer.

A sua contribuição é muito maior quando tudo o que você sabe está sendo aplicado na sua empresa, pode ter certeza que ela vai te pagar por isso, mais cedo ou mais tarde sua recompensa pelo esforço chega, mas para isso acontecer você tem que falar para todo mundo que está se especializando, que está aprendendo coisa novas, e a melhor forma de fazer isso é aplicando e ensinando para os colegas seus novos conhecimentos, de outra forma ninguém vai saber e seu conhecimento não vai servir para nada.

Seja inteligente, pessoas inteligentes entendem que conhecimento é para todos e que quanto mais ele for democratizado no local de trabalho melhores serão os resultados obtidos e com menor esforço, pois sabedoria é utilizar o que sabe para gerar melhores resultados com o mínimo de esforço possível e com o máximo da qualidade. Se for você a pessoa que espalha o conhecimento, ponto para você.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

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