CONSTÂNCIA É A CHAVE DO SUCESSO

No dicionário constância quer dizer: qualidade daquele que não falta a uma tarefa, dever, … assiduidade, frequência. Persistência, obstinação, insistência. Como podemos ver quem mantém constância naquilo que faz, não perde seu tempo com coisas sem sentido, que não levam a lugar algum, é cumpridor de suas tarefas, não importam as circunstâncias, sempre visando os objetivos a serem alcançados e cumpre com rigor os compromissos assumidos.

Ser constante no que você faz te coloca no caminho do sucesso sem desvios e com a segurança de quem sabe onde quer chegar. Manter-se fiel a seus propósitos te torna mais constante, sem um propósito muito bem definido não há como ter constância no que você faz, uma vez que há vários desvios, recomeços e paradas abruptas, coisa de quem não tem um objetivo. Nós só conseguimos persistir se tivermos realmente um objetivo muito claro, por isso é importante um propósito forte, pois dessa forma traçar o objetivo torna-se mais fácil porque este vai estar ligado a seu propósito de vida.

No caminho do sucesso você vai ter que realizar várias tarefas importantes, porém chatas, mas são elas que podem te levar ao seu objetivo final, mesmo sendo complicadas de fazer, fugir delas ou acreditar que fazer apenas o que dá prazer vai te levar ao objetivo é um erro que eu recomendo você não cometer, pois esse é evitável, depende totalmente de você não cair nessa. Existem coisas que são tão importantes que devem ser feitas apenas por você, essas coisas não podem e não devem nunca ser delegadas a terceiros, porque precisam de sua atenção total e de seu toque pessoal. Há um monte de outras tarefas que podem ser realizadas por outros e mais outro tanto que se não forem realizadas nem serão notadas. Portanto, nesse caso, priorize as coisas importantes e mantenha a regularidade na sua realização.

Sucesso não pode ser medido por quantidade de dinheiro, apesar de trazer dinheiro. Sucesso é a primeira parte da conquista, depois se ganha dinheiro que é consequência do sucesso obtido, ou seja, é preciso primeiro que você prove que é bom naquilo que faz, que entregue o seu melhor, que isso seja percebido e aceito por quem compra seu serviço e pague o preço para ter seu trabalho. Complicado, mas é assim que funciona, é preciso constante aprendizado, busca pelo crescimento e, importante, obtenção de bons resultados, pois apenas um resultado isolado não faz muita diferença para chegar ao sucesso, salvo casos excepcionais, que aqui não vêm ao caso.

Para ser constante é preciso muita disciplina, para ter disciplina é preciso um objetivo e para ter um objetivo é bom ter um propósito, um puxa e depende do outro para fortalecer essa corrente. É preciso enxergar mais longe, ter uma visão clara do futuro desejado e se colocar lá de vez em quando, isso permite que você faça alguns ajustes que podem ser necessários para melhorar sua trajetória, e um objetivo bem definido permite essa visão.

É importante também não confundir constância com teimosia, repetindo coisas que não estão dando certo, pensando que se insistir “uma hora vai”, porque vai sim, mas não para onde você deseja. A constância também pede que você realize avaliações periódicas das ações realizadas e seus resultados, é preciso ter um acompanhamento minucioso para corrigir erros logo no início e não deixar que eles cresçam e atrapalhem o desenvolvimento de seu projeto, pois em algum momento eles ficam insuportáveis e podem colocar tudo a perder, tenha cuidado com isso.

Disciplina traz constância, então mantenha-se disciplinado sempre, cumpra com suas tarefas regularmente e não se preocupe se te chamarem de chato, antes um chato de sucesso do que um ser agradável que não sabe onde vai chegar. Tenha em mente que as coisas demoram a acontecer, portanto seja muito disciplinado e transforme isso em bons hábitos, assim fica tudo mais fácil e seu serviço menos complicado e você direciona sua capacidade de ser disciplinado para novas tarefas.

Ser constante pode te fazer muito bem porque agindo assim os erros cometidos tendem a diminuir muito, portanto, elimina o fato de ter que fazer tudo outra vez, o que toma tempo e atrapalha o próximo trabalho a ser entregue. E quanto menos erros, melhor para você, mais você será solicitado, mais trabalhos vão surgir, mais pontuais suas entregas e mais confiança terão em você, forma-se um círculo virtuoso com soma de resultado positivo para você e suas pretensões profissionais e também financeiras.

Pense em você e que o tempo pode ser seu amigo ou inimigo, mas o lado onde ele vai estar quem define é você. Fazendo as coisas certas, com rigor e mantendo a frequência de acertos, agindo de forma correta, o tempo sempre estará a seu favor. Tenha em mente que você não tem como administrá-lo, mas pode administrar as tarefas que põe dentro dele, então planeje seu dia, faça com que ele seja produtivo colocando em primeiro lugar tudo o que é importante para que seu trabalho seja bem feito, deixe de lado tudo o que não acrescenta nada, pode ser repetitivo e chato ficar martelando isso, mas é bom sempre reforçar que o tempo é limitado, então as tarefas, que são muitas, é que tem que ser bem encaixadas dentro dele, assim você ganha liberdade e constância no trabalho. Quando tudo está bem planejado a tendência a ter algum problema é reduzida por muito.

Então, seja disciplinado e constante em suas ações profissionais, não pegue desvios e nem atalhos, pois eles te fazem se perder e, ao invés de te colocarem à frente podem te colocar para trás, pois atalhos e desvios te tiram do caminho correto e fazem com que você não adquira algumas experiências que serão importantes em um outro momento. Tenha em mente que um objetivo alcançado é apenas o recomeço, pois a partir daí novos e mais ousados objetivos vão surgir e se você não se habituar a trabalhar com disciplina e constância desde o início pode ter uma curta jornada. Talvez seja até fácil atingir o sucesso, depende, mas permanecer no topo não é tão fácil assim, ainda mais que se você ficar parado lá em cima vai ficar ultrapassado e pode até cair, tendo que refazer todo o trajeto até lá novamente. Habitue-se a fazer sempre o que deve ser feito, mesmo que seja o mais complicado, pois é isso que te leva ao seu sucesso.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: