CONHECIMENTO É O MELHOR ATIVO

Não pare de agregar conhecimento em sua vida, esteja você em qualquer ponto da hierarquia na empresa onde trabalha, conhecimento nunca é demais e te destaca entre os colegas. Estar sempre atualizado, além de abrir sua cabeça, te coloca a frente dos colegas de trabalho menos dispostos a se sacrificar em favor de se capacitar um pouco mais, e também te abre portas.

O conhecimento é um ativo que ninguém pode te tirar, a partir do momento que você interiorizou um novo aprendizado ele é seu, você só precisa usar, caso contrário vai perder a efetividade, é como dirigir, quando não dirigimos com constância perdemos um pouco de habilidade. Procure aprender com mais ênfase aquilo que vai te fazer um profissional melhor, te tirar do lugar comum e alavancar sua carreira. O resto é cosmético.

Tudo o que você aprende deve ser posto em prática imediatamente, para não se perder e valer o investimento, o conhecimento ninguém te tira, mas se você não praticar ele fica escondido lá no fundo do cérebro e depois para reativar é quase o mesmo trabalho de aprender tudo novamente. Veja os cursos de extensão, palestras, seminários que você frequenta como investimento na sua carreira e em você, afinal quanto mais preparado você estiver melhores são suas chances de avançar na carreira.

Tenha em mente que não é só pegar o certificado e tudo bem, não é isso. Você precisa aprender de verdade, certificados apenas dizem que você cumpriu as regras de presença e de notas necessárias e devidas para obtê-lo, mas não que você realmente aprendeu. Portanto aprenda, é isso que vai valer quando você apresentar o certificado em qualquer processo de seleção, o que você sabe sobre o que você aprendeu, nada mais, foi-se muito longe o tempo em que só o certificado ou o diploma valiam ouro em um processo seletivo, hoje valem suas habilidades adquiridas e como você as usa na prática para ajudar a empresa, ponto e passa a régua.

Ativo é tudo aquilo que gera algum rendimento, portanto tem valor, aliás muito valor nisso, e ter um bom nível de conhecimento torna esse ativo ainda mais valioso e você um profissional mais cobiçado, em consequência mais valorizado. Então vale a pena alguns sacrifícios em prol de conseguir agregar mais conhecimento, eles serão recompensados mais a frente em sua vida profissional. Esse aprendizado deve ser constante em sua vida, tudo hoje está mudando muito rápido e sua capacitação tem que estar acompanhando todos esses movimentos.

Eu sempre aconselho às pessoas que separem uma porcentagem dos seus rendimentos para se capacitar, que vejam isso como um investimento promissor, para mim o melhor investimento que existe, sem sombra de dúvida, com todo o respeito ao mercado financeiro, que também necessita de pessoas altamente preparadas para entenderem os movimentos das ações na bolsa. Então o conhecimento se torna um dos melhores investimentos porque primeiro faz bem oxigenar a cabeça, e segundo porque traz retorno financeiro quando bem aplicado, simples e objetivo.

Vivemos a era do conhecimento, ele está espalhado por toda parte, por isso é bom você acompanhar de tudo um pouco, livros, vídeos, artigos especializados na internet, tudo que possa te trazer mais luz sobre a sua profissão e as melhores práticas. Tem muita coisa boa de graça por aí é só procurar, e quando estamos a fim mesmo encontramos sem desculpas.

Dedique um tempo, que também tem valor financeiro, para buscar um pouco mais de conhecimento, faça disso uma rotina, estipule um horário durante o dia, nas suas horas vagas e aproveite para alimentar seu cérebro, se for preciso sacrifique uma parte do sábado ou do domingo, vai valer a pena, eu te garanto. Um profissional deve estar sempre alinhado com as mais modernas técnicas para desenvolver seu trabalho, esse tipo de profissional tem lugar garantido em qualquer empresa, em qualquer tempo, principalmente nos piores momentos como agora, pois ele é que tem a chance de salvar a empresa com seus conhecimentos e habilidades. Ouço muito as pessoas dizendo que precisam viver, se divertir e que se forem fazer cursos todo final de semana não lhes sobrará tempo para a “vida”, mas eu retruco dizendo que aprender é viver e não é todo final de semana que você precisará dedicar o tempo todo ao conhecimento, isso em casos especiais, mas que sim, todo final de semana você tem que dedicar pelo menos uma hora para ler um livro, um artigo especializado ou assistir a um vídeo, isso sim deve ser feito e estar colocado na sua agenda para te forçar a fazer, assim, com o tempo, vira hábito e você fará sem esforço algum, é só começar.

Se você não tem o hábito de ler comece a construir devagar, ponha na sua agenda todo dia um horário da leitura, e tenha disciplina para cumprir esse horário, se esforce para ler pelo menos duas páginas, no princípio vai ser um esforço hercúleo, mas depois que se tornar um hábito, pois é isso que a disciplina se torna com o tempo, você vai perceber que no tempo determinado para esse fim, em que você lia duas páginas, já estará lendo cinco e assim por diante até que vai se perder na leitura e esquecer que existe um tempo determinado, além de não precisar mais da agenda para esse compromisso, é isso que acontece quando interiorizamos um hábito, leva um tempo, mas depois a gente nem sente mais e faz.

Você não precisa ser uma máquina de aprender ter que aprender tudo, mas você deve selecionar o que vai te trazer mais benefícios, assim você evita adquirir conhecimento inútil e não vai perder tempo, que volto a te dizer tem valor sim, apesar de poucos o valorizarem, e vai poder “curtir” sua vida. Quanto mais seletivo na sua busca de conhecimento melhor para você, não é para bitolar, é só selecionar o que é mais importante dentro de sua profissão, todas as funções têm várias abordagens diferentes e dá para abrir bem o leque de opções e se tornar um profissional mais bem, digamos, equipado intelectualmente para o serviço.

Eu foco muito em conhecimento quando aconselho meus clientes, pois é isso, além de suas habilidades, que uma empresa paga quando ela te contrata, o que importa para ela é o quanto você sabe e consegue fazer com esse conhecimento e habilidades para contribuir com os resultados que ela precisa e ponto. Uma empresa não quer de você mais nada além disso e de seu comprometimento com o trabalho, o resto é historinha, as vantagens que te oferece servem para que você se sinta seguro e feliz ali e não tenha pretensão de sair. Em resumo, a empresa valoriza o que você entrega para ela e por isso ela te proporciona bem-estar no trabalho e até capacitação eventual ou constantemente, dependendo da filosofia de trabalho.

Faça sua parte, esteja sempre preparado para entregar o seu melhor, dedique um tempo para você se atualizar sempre, faça uma reserva financeira para poder fazer cursos, participar de palestras e seminários. Veja tudo isso como um investimento constante em você, afinal, se você não estiver afinado e preparado, o único prejudicado vai ser você.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: