No Brasil, é bem comum que os times sejam conhecidos por seus apelidos, como o “Galo”, que é mascote do Atlético-MG, mas virou seu apelido.
Em muitas situações, o nome do time é deixado de lado para o uso desses apelidos, que deixam um maior sentimento de intimidade dos torcedores com os clubes.
O Santos, apelidado de “Peixe”, também vem da origem de seu mascote, uma Orca. Carinhosamente o clube criou a dupla Baleinha e Baleião, e que carregam também um apelido.
Um apelido criado nas redes sociais por torcedores virou motivo de polêmica no São Paulo: “Trikas“.
A expressão passou a ser usada nos últimos dias por são-paulinos e páginas ligadas ao clube no lugar de Tricolor, e o perfil oficial do clube adotou o nome em um post da apresentação de Nikão, novo camisa 10.
Apelido dado pelos argentinos ao Cruzeiro durante as décadas de 1970 e 80, o termo original ‘La Bestia Negra’, foi dado em função das atuações de sucesso da Raposa nos gramados locais.
A passagem foi reduzida para ‘La Bestia’ com o intuito de se aproximar de uma famosa música que o torcedor celeste canta nas arquibancadas.
O Botafogo é muito lembrado pelo apelido “estrela solitária”, ela representa a aparição de Vênus no céu, chamada de “Estrela D’Alva” e era o símbolo máximo do clube de regatas.
Quando as instituições se fundiram, surgiu o escudo que tinha o formato do símbolo do time de futebol com a estrela solitária branca diante de um fundo preto.
O Vasco era um clube jovem, no auge de seus 30 anos, e havia acabado de erguer São Januário, então o maior estádio da América do Sul. O apelido de Gigante da Colina existia porque a sede cruz-maltina ficava num terreno elevado em relação à Baía de Guanabara.
Apelidos dos times brasileiros:
Internacional: Inter, Colorado e Clube do Povo
Grêmio: Tricolor e Imortal
Atlético-MG: Galo, Galão da Massa
Santos: Peixe
São Paulo: Tricolor e Trikas
Palmeiras: Porco e Verdão
Corinthians: Timão
Cruzeiro: Cabuloso e La Bestia Negra
Flamengo: Mengo, Mengão e Fla
Fluminense: Tricolor, Flu, Fluzão
Vasco: Gigante da Colina e Cruzmaltino
Botafogo: Fogão, Time da Estrela Solitária
Athletico-PR: Furacão
Coritiba: Coxa
Ceará: Vozão
Bahia: Tricolor de Acho
Juventude: Papo