Conheça o potencial do mercado de moda plus size

Diversos estudos já comprovaram que o mercado de moda plus size não para de crescer. Além do aumento do número de vendas, ele já está presente em vários desfiles de moda exclusivos, como o New York Fashion Week (NYFW).

Por isso, os empreendedores estão olhando com mais carinho para esse segmento. Mas, qual é o potencial do mercado de moda plus size? É isso que vamos discutir no artigo de hoje. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Crescimento do setor

Não é mais tendência. A moda plus size já está presente em grande parte do mercado brasileiro. Para se ter uma ideia, até os estabelecimentos tradicionais têm investimento nesse tipo de moda. Algumas marcas, inclusive, já fizeram campanhas e ações publicitárias direcionadas para esse público. É uma ótima forma de aproximar do cliente.

Segundo dados do IBGE, o número de pessoas que fazem parte desse nicho só aumenta. Metade dos adultos estão acima do peso, sendo 51% dos homens e 48% das mulheres. O excesso de trabalho e a má alimentação são fatores que contribuem para esse cenário no país.

Baixa concorrência

Mesmo com a evolução deste mercado, nem todos os municípios contém estabelecimentos direcionados para a moda plus size. O setor é mais presente em metrópoles e médias cidades. Já no interior dos estados é mais complicado encontrar lojas. Por isso, é um bom segmento para adquirir um diferencial competitivo no mercado.

Segmento internacional

Foi-se o tempo em que somente as mulheres e homens magros eram valorizados pelo mercado. Agora, o padrão de beleza também se rendeu ao plus size. Algumas modelos encantam o mundo com beleza e charme. Os nomes mais conhecidos são: Justine LeGault, Ashley Graham, Candice Huffine e a brasileira Fluvia Lacerda.

Além disso, existem semanas de moda específicas para esse público, como o desfile conceitual Mulheres Reais, a Fashion Weekend Plus Size, New York Fashion Week (NYFW) e a Semana de Moda de Londres.

Flexibilidade de peças

Ao contrário do que muita gente imagina, esse segmento é bastante flexível. É possível investir em numerações acima de 44 ou etiquetas GG para várias finalidades.

  • Fitness;
  • Casual;
  • Festa;
  • Moda praia.

É possível ainda comercializar camisa grande masculina ou feminina e acessórios, entre os quais: cintos, colares, pulseiras e bolsas. Não faltam alternativas para o público. Basta escolher o segmento que mais combina com o seu perfil.

Possibilidade de abrir lojas online

Não importa qual é o tipo de produto que será comercializado em sua loja. Você pode escolher entre lojas online e loja física.

A diferença da primeira opção para a segunda é que ela tem um investimento inicial mais baixo, funciona 24 horas por dia, têm menor custo para manutenção, alcance mais amplo de clientes, monitoramento, análise de resultados em tempo real, além de busca rápida e eficiente.

No entanto, você não deve somente colocar a sua loja no mundo virtual. É necessário estudar estratégias de marketing para atrair o consumidor certo e de forma constante.

Marketing boca a boca com blogueiras

Uma das principais vantagens da moda plus size é que as blogueiras também resolveram entrar nesse tipo de segmento. Dentre os exemplos mais comuns, encontram-se: blog Mulherão, MaGGníficas, Relaxa aí, Fofa e Sapatinho de Cristal.

Elas compartilham as melhores informações do mercado e postam editoriais de moda com resenhas completas para qualquer cliente, independente se estão abaixo ou acima do peso.

Nunca é demais lembrar que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Em um passado não muito distante, eles avaliavam somente o preço dos produtos ao adquirir uma peça de roupa. Agora, verificam a qualidade, as principais tendências e o valor agregado.

Por isso, a sua empresa deve descobrir o que o público deseja naquele determinado momento e entender o que elas pensam sobre a vida, mercado, desafios, entre outras informações. Quanto mais dados sobre a sua audiência, mais fácil será construir estratégias de marketing assertivas.

Após descobrir como está o mercado de moda plus size, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam no sucesso do empreendedor.



Diga-nos o que achou do post: