Marketing de Guerrilha

Como unir o Marketing de Guerrilha ao Marketing Digital?

Marketing de Guerrilha é mais uma das diversas estratégias do marketing, cujo principal foco é a criatividade, criando publicidades fora do padrão.

Essa ramificação, criada por um publicitário e levada ao mundo em 1984 por meio de um livro, está relacionada com um lado mais agressivo da divulgação de um produto.

Fugindo das técnicas habituais, o conceito do Marketing de Guerrilha se faz presente em diversas estratégias de quem deseja anunciar um produto ou serviço de uma forma diferente, longe do convencional, gerando um maior impacto nos consumidores.

Assim, quem pretende realizar uma ação totalmente fora da caixa, geralmente busca nesse método um caminho para tal realização, pois ele é composto de diversas ferramentas que irão guiar o empresário até o ponto exato para provocar a reação do seu consumidor.

Entendendo o Marketing de Guerrilha

Guerrilha é um termo relacionado com guerra, que é o confronto entre grupos com o objetivo de conquistar ou defender algo. Foi exatamente por isso que o norte-americano Jay Conrad Levinson nomeou a sua descoberta no marketing com esse termo.

Inspirado pela guerra que estava acontecendo no Vietnã durante os anos 1970, o pesquisador observou que as tropas vietnamitas estavam se destacando durante o confronto, mesmo tendo poucos recursos.

Assim, a partir dessa visão, desenvolveu o Marketing de Guerrilha, que nada mais é que um método ligado a uma publicidade fora do comum, ou seja, criativa e com poucos recursos, e que mesmo assim tem um grande impacto sobre o público.

Assim, se uma empresa de estofados quer divulgar um novo modelo de sofá cama 1 lugar utilizando a estratégia agressiva, uma opção é fazer essa propaganda disponibilizando o móvel em alguns pontos da cidade, como em metrôs.

A ideia acima até pode parecer muito estranha ou fora da curva até demais, porém, de fato aconteceu em um país europeu e rendeu, além elogios pela criatividade, uma grande venda dos produtos que foram anunciados.

Dessa forma, pensar nesse tipo de marketing é ter em mente que aquela ideia diferente e incomum pode ser uma grande ação de sucesso, caso seja colocada em prática.

Afinal, se desprender do senso comum e até mesmo de grandes orçamentos rendem muita criatividade, que, consequentemente, atrai a atenção do grande público.

Mas não é apenas pensar fora da caixa que faz uma ação ser considerada Marketing de Guerrilha. Há também outras características que formam essa metodologia, e algumas delas são:

  • Baixo custo;
  • Ideias que provoquem reações impactantes;
  • Maior investimento intelectual;
  • Investimento de tempo;
  • Riscos.

Podendo ser utilizado em todas as esferas para divulgar qualquer produto, seja ele tangível, como uma cerca elétrica inteligente, ou sentimental, como mais autoestima, a estratégia proporciona diversos benefícios para a empresa que decide usá-la em seus projetos.

Benefícios dessa ferramenta

Sabe aquele negócio que está parado, não tem grande retorno do público e as vendas estão acontecendo, mas não é nada grandioso? Então, ele terá várias vantagens utilizando o Marketing de Guerrilha para promover o seu serviço.

Isso porque ele proporciona aquilo que todas as empresas desejam, que é ocupar um espaço na mente dos consumidores.

Como é algo provocativo e que atrai o foco do público, esse subcampo do marketing atrai muita atenção tanto para o produto quanto para a marca, gerando comentários e debates que, de certa forma, é publicidade orgânica.

Outro ponto positivo é o baixo investimento que a empresa terá para colocá-lo em ação. Demandando mais criatividade e tempo, não é preciso ter um orçamento extraordinário para transformar aquele planejamento em algo impactante.

Pode ser usado, por exemplo, um outdoor com frases divertidas, flash mob, posts e vídeos nas redes sociais, e assim por diante.

Se a intenção é divulgar um negócio de micropigmentação sobrancelha ruiva, a equipe estratégica pode investir um desenho chamativo para expor no shopping e utilizar como suporte vídeos que façam o uso de memes atuais, relacionando com o serviço.

A integração do Marketing de Guerrilha com o Marketing Digital

É possível trabalhar os benefícios do Marketing de Guerrilha juntamente com os do Marketing Digital, já que ambos os campos possuem uma ponte que conectam as suas ações, deixando-as ainda mais relevantes para o público.

Por ter como essência o uso de meios digitais para atingir o público, o Marketing Digital irá conduzir as ações fora da curva para um novo aspecto, como as redes sociais e demais plataformas online.

Por possuir um baixo custo, as estratégias voltadas para o ambiente virtual comunicam amplamente e levam para outros consumidores o produto que está sendo divulgado.

Dessa forma, é indicado desenvolver uma ação física do Marketing de Guerrilha e também criar a sua versão digital, trabalhando todas as esferas sociais possíveis.

Assim, se a ideia é vender um avental garçom personalizado, é possível tanto criar um enorme avental para ser colorido por pessoas que passeiam em uma praça, quanto publicar dicas de cozinheiros profissionais vestindo o próprio avental nas mídias sociais.

Colocando em prática

Antes de sentar com uma equipe ou até mesmo sozinho para desenvolver qual será a estratégia inovadora a ser praticada, é preciso levar em conta alguns elementos cruciais para um Marketing de Guerrilha de sucesso.

A primeira delas é pesquisar por ações de outras marcas que fizeram uso da metodologia. A inspiração sempre será um processo muito importante para a criação de novos conteúdos ou produtos, pois ela abre um caminho para um universo de ideias.

Após consumir esses trabalhos, chegou a hora de utilizar as seguintes táticas, que serão uma espécie de bússola para o desenvolvimento do projeto:

  1. Compreensão do público-alvo;
  2. Buscar parcerias;
  3. Fazer o uso das mídias sociais;
  4. Pensar em recursos baratos;
  5. Utilizar o humor.

Seguindo esses pontos, o próximo passo é pensar em maneiras que possam colocar em prática o que foi pensado. Para isso, muitos optam por criar competições, ou seja, os famosos concursos.

Essa disputa pode ocorrer por meio das mídias digitais e o produto anunciado pode ser inserido em provas e, claro, ser o prêmio final também. Um ponto positivo sobre essa tática é que todos podem utilizá-la, como um vendedor de rastreador veicular portatil.

Outra opção é criar imagens engraçadas que também estejam relacionadas com a peça principal. Aqui, o humor pode surgir até mesmo das características negativas da mercadoria, que irá gerar um sentimento de sinceridade no cliente.

Os vídeos também podem entrar nessa lista, principalmente se mostrarem uma situação inusitada, uma opinião divertida, uma dança ou qualquer outro elemento que estimule o seu compartilhamento nas redes.

Assim, há diversas maneiras de colocar em prática estratégias mais agressivas para divulgar uma persiana painel sala, e elas podem ser classificadas de acordo com as suas qualidades, que são as misteriosas, engraçadas e sofisticadas.

As misteriosas são aquelas que deixam o cliente ansioso para saber o que vem depois, para entender o que aquela publicidade está querendo comunicar, levando ele a pesquisar sobre a marca.

As engraçadas são as ações que arrancam gargalhadas de todos e, quando postadas na internet, geram engajamento, compartilhamento e muitos comentários.

Já as sofisticadas vem com o intuito de fazer o consumidor se sentir exclusivo, único por viver uma experiência como aquela.

Para escolher qual será a “cara” da ação, é necessário colocar em prática as cinco táticas, principalmente a que fala sobre conhecer o público, pois quando uma empresa sabe quem são os seus clientes e o que eles esperam, é mais fácil elaborar estratégias que impactam.

Recursos físicos também fazem parto Marketing de Guerrilha e, apesar de ter como característica um baixo orçamento, não quer dizer que eles serão escassos.

Aqui vai mais um exemplo: para divulgar a nova coleção de batom, que tem nome, cheiro e gosto de algumas comidas, a empresa pode personalizar as bolsas de entrega de encomendas motoboy, que circularam na cidade chamando a atenção das pessoas.

As desvantagens do Marketing de Guerrilha

É claro que grandes benefícios existem, mas há algumas desvantagens, como manter a postura de uma empresa inovadora, isto é, estar sempre criando ações diferenciadas, inovadoras e que chamem atenção.

Também existe o fato que nem sempre é possível medir o grau de sucesso da campanha que foi criada e nem ter a métrica de quantas pessoas foram atingidas pelo feito. Isso pode gerar conflitos, em alguns casos.

Uma empresa de banho e tosa gato é um empreendimento comum e que, para sair da mesmice, pode investir em uma ação muito divertida e emocionante com a gravação de animais de rua recebendo um dia de muitos cuidados.

Apesar do número de visualizações, compartilhamento e comentários, que servem como métrica, a empresa pode não ter de fato um número concreto.

Considerações finais

Impactar o cliente e conquistá-lo sempre vai ser o grande objetivo dos empreendimentos e também do marketing, que está em constante evolução para acompanhar o desenvolvimento social.

Assim, o Marketing de Guerrilha possibilita um novo meio de trabalho e uma forma mais criativa de atingir esse objetivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: